Skip to main content

Qual o melhor tipo de investimento?

Qual o melhor tipo de investimento?

Qual o melhor tipo de investimento?

Não existe o melhor investimento.

O que existe é o melhor investimento para você.

Isso por que cada investidor tem um perfil diferente, conforme seu apetite (ou não) pelo risco e de acordo com o prazo maior ou menor de investimento.

Vamos falar sobre os melhores investimentos de 2017 para que você verifique o que melhor se encaixa a você.

Tesouro IPCA (NTN-B)

O Tesouro IPCA+ é um título público pós-fixado do Tesouro Direto. Isso quer dizer que o investidor não sabe antecipadamente, quando irá receber de juros na data de vencimento do título.

O título tem uma parte do rendimento prefixada, ou seja, que o investidor já conhece no momento da compra e uma outra parte atrelada ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é um índice medido pelo IBGE e usado para determinar a inflação oficial do país.

Assim a rentabilidade do título se dá por um valor prefixado + o IPCA do período, de modo que o Tesouro IPCA+ irá produzir sempre um retorno garantido acima da inflação.

Existem dois tipos de Tesouro IPCA+ que variam quanto a forma de recebimento dos juros.

Tesouro IPCA+: Esse título tem um fluxo de pagamento simples, ou seja, você recebe na data de vencimento (ou de venda antecipada) o valor investido mais os juros acumulados no período.

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais: Esse título tem fluxo de pagamentos de cupons de juros, ou seja, você recebe os juros semestralmente e na data de vencimento recebe apenas o valor investido juntamente com a última parcela de juros.

Nesse caso você recebe os juros antecipadamente em parcelas, não sendo necessário esperar até a data de vencimento para recebê-los.

O Tesouro IPCA+ pode ser vendido antecipadamente a qualquer momento que o investidor quiser. Os títulos serão recomprados das 18 horas até as 5 horas do dia seguinte, no caso dos dias úteis e a qualquer hora nos fins de semana.

Debêntures

As debêntures são valores mobiliários que representam dívidas de médio e longo prazos de Sociedades Anônimas (emissoras).

CARACTERÍSTICAS:
  • A remuneração pode ser em % do CDI, CDI + spread, Índices de preços (ex: IGP-M, IPCA) ou Taxa Prefixada;
  • São negociadas no balcão e registradas na Cetip ou no BovespaFix;
  • Podem contar com a isenção de IR e IOF (para pessoa física) no rendimento e no ganho de capital, caso estejam enquadradas como debêntures de infraestrutura (Lei 12.431);
  • Liquidez restrita no mercado secundário;
  • Produto registrado na CETIP em nome do cliente (CPF/CNPJ).

Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários são ideais se você deseja entrar no mercado imobiliário e não quer desembolsar o valor total para adquirir um imóvel, nem tampouco investir seus recursos em um único ativo.

Os fundos atendem a quem quer ter a possibilidade de uma renda regular e de valorização dos imóveis.

Vantagens de investir em fundos imobiliários

Valor inicial acessível – Não é preciso muito para entrar em um fundo imobiliário, há lançamentos com investimento mínimo de R$1 mil. Mesmo depois de o fundo ser lançado, você pode adquirir cotas no mercado secundário;

Diversificação – todos os negócios ligados ao mercado imobiliário rural ou urbano podem constar da carteira do fundo, tais como: construção para venda, aluguel, títulos emitidos para financiar obras, ações de empresas do ramo, cotas de outros fundos imobiliários etc.

Além disso, qualquer tipo de imóvel pode ser negociado: shopping centers, escritórios, hospitais, apartamentos, galpões industriais, centros logísticos etc. Normalmente, os fundos imobiliários têm foco em uma atividade, como, por exemplo, aluguel de lojas comerciais;

Praticidade – as tarefas ligadas à administração de um imóvel ficam a cargo dos profissionais responsáveis pelo fundo: busca dos imóveis, trâmites de compra e venda, procura de inquilinos, manutenção, impostos etc.

Transparência – você pode verificar o valor dos seus investimentos e se existem interessados em comprar ou vender as cotas a qualquer hora.

Além disso, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) supervisiona o funcionamento do fundo e você pode participar de assembleias para acompanhar a gestão da carteira;

Ganho tributário –os rendimentos de pessoas físicas nos fundos imobiliários são isentos de imposto de renda, tais como: recebimentos de alugueis, rateio da venda de um imóvel do fundo etc.;

 

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *