como descobrir se um veículo de terceiros possui dívidas?

Como descobrir se um veículo de terceiros possui dívidas?

Como descobrir se um veículo de terceiros possui dívidas?

Antes de adquirir um veículo seminovo ou usado, é necessário realizar alguns procedimentos importantes. Um deles é verificar, por meio da placa ou do chassi, se o automóvel está em bom estado e tem dívidas.

Essa certificação pode ser feita de várias maneiras, tanto pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), quanto por empresas que disponibilizam consultas online com informações de órgãos de proteção de crédito. É o caso do Brasil Consultas.

Essas consultas referem-se à checagem da situação do próprio veículo ou do veículo de outros condutores. Até 2012, em São Paulo, apenas o proprietário podia consultar informações pela internet; agora, é possível que qualquer pessoa o faça.

Neste artigo, entenda a importância de pesquisar, previamente, um automóvel antes de negociá-lo e como realizar consultas pelo Detran e pelo Brasil Consultas. Boa leitura!

A importância de consultar informações de veículos

Quando pensamos em comprar um carro, precisamos ficar atentos a uma série de fatores: estado do veículo e ocorrência de multas e dívidas, por exemplo. Essas informações estão contidas no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e podem ser facilmente acessadas por meio do chassi e/ou da placa.

Localizado no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e no Certificado de Registro de Veículo (CRV), o Renavam armazena dados importantíssimos sobre um automóvel (carro, moto, ônibus, caminhões e vans). Entre os principais estão: o histórico do veículo, as multas, os impostos atrasados e outros débitos, o licenciamento e as eventuais mudanças de proprietário.

Emitido pelo Detran, esse registro identifica um veículo. Ele funciona como um RG ou um CPF do automóvel deve ser entregue ao novo dono no momento da compra, permitindo que aquele transite no território nacional, sem problemas e dentro das normas de segurança estabelecidas pela lei.

E por que esse código identificador é importante?

Ele é importante por uma série de razões. Um dos principais motivos é evitar que potenciais compradores sejam alvo de calotes em negociações de carros usados.

Ao fazer uma consulta prévia sobre um veículo, por meio do Renavam, você consegue verificar não apenas as suas condições de funcionamento, mas também se tem dívidas e se os impostos – como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) – estão em dia.

Esse número é utilizado também para averiguar a existência de multas associadas a um veículo e acessar os autos de infração decorrentes da aplicação de penalidades. Isso facilita (e muito!) a vida de um condutor, uma vez que ele pode consultar, periodicamente, os pontos em sua carteira de motorista e programar-se para entrar com recursos, se for o caso.

E não só isso: no caso de automóveis de terceiros, a consulta permite acessar os dados do atual proprietário. Assim, as chances de um comprador cair em fraudes ou adquirir um bem de procedência duvidosa são reduzidas.

Além da verificação de débitos e impostos acumulados por um veículo, algumas plataformas de consulta online oferecem aos usuários outra vantagem. Por meio delas, é possível realizar a emissão de taxas de pagamento e de acessar o andamento de processos administrativos (decisões, recursos e revisões) por infrações de trânsito.

Agora que você já entendeu a importância do Renavam e das ferramentas de pesquisa, é a hora de aprender a fazer consultas a automóveis de terceiros. Vamos lá!

como descobrir o renavam pela placa do veículo

Consultas a veículos de terceiros

Existem várias formas de acessar essas informações. Neste tópico, assinalaremos como é possível fazê-lo pelo site do Detran e pelo Brasil Consultas.

Pelo Detran

O Detran é uma autarquia estadual responsável por administrar e supervisionar o trânsito e a formação de condutores. A entidade disponibiliza uma plataforma para que os cidadãos verifiquem se um automóvel pode circular livremente, se há multas e outras pendências.

Confira a seguir como realizar essa pesquisa no site!

  1. 1. Antes de tudo, acesse o site do Detran referente ao estado no qual o automóvel está registrado. Se o código identificador do veículo consta do Rio de Janeiro, por exemplo, busque pelo endereço http://www.detran.rj.gov.br/.
  2. 2. Em seguida, clique em “Veículos”, na página inicial.
  3. 3. Entre na seção “Débitos, restrições e vistorias” e, depois, opte por “Seu veículo” ou “Veículos de terceiros”.
  4. 4. Escolha uma opção: débitos ou informações sobre registro de roubo ou furto.
  5. 5. Por fim, preencha os campos indicados com a placa e o Renavam do automóvel. Clique em “Avançar”.

Concluídas todas essas etapas e seguidas às demais orientações do sistema, uma página com os dados solicitados se abrirá para consulta. Muito simples, não?

Pelo Brasil Consultas

Se você não quiser consultar informações sobre veículos de terceiros pelo Detran, existe a possibilidade de fazê-lo de maneira muito mais rápida e fácil: pelo Brasil Consultas.

O Brasil Consultas permite que pessoas físicas e jurídicas utilizem a consulta de automóveis, para verificar os seguintes dados: dados cadastrais do veículo, pendências, restrições e dívidas, assim como veículo por CPF ou CNPJ.

As pessoas naturais podem realizar apenas consultas de crédito e veículos, enquanto as empresas e demais organizações podem fazer uso tanto dessa quanto da Consultas Localiza. Cabe ressaltar que os planos destinados à PF são o Pré-Pago e o Créditos | Bônus; já o Pós-Pago está disponível somente para PJ.

Diferente do Detran, os cadastrados não precisam ter em mãos a placa e o chassi dos veículos a serem consultados. No sistema, apenas um dos dados já é suficiente para impedir que você faça um péssimo negócio.

Para consultar informações confiáveis e de qualidade pelo Brasil Consultas, siga as orientações abaixo.

  1. 1. Acesse o site da Brasil Consultas e cadastre-se para criar uma conta gratuitamente.
  2. 2. Aberta a conta, analise as opções consulta e os valores.
  3. 3. Depois, escolha o plano a ser contratado: Pré-Pago, Crédito | Bônus ou Pós-Pago.

Nos dois primeiros planos, o usuário cadastrado opta pelo valor do crédito que deseja comprar, bem como a forma de pagamento. No Pós-Pago, é necessário enviar a documentação para análise e, posterior, liberação do plano.

Gostou do artigo? Então acesse o site do Brasil Consultas e conheça os nossos serviços!

Sending
User Review
5 (3 votes)

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.