A importância da situação cadastral

Para liberar crédito ou financiamento para qualquer pessoa, as empresas costumam fazer uma análise de crédito e uma consulta na situação cadastral do indivíduo.

Trata-se de um procedimento muito comum e ocorre justamente para evitar que a instituição tenha algum prejuízo por questões de inadimplência.

Neste artigo, vamos explicar o que é Situação Cadastral e qual a sua importância. Confira!

Análise de crédito

A análise de crédito não é apenas para Pessoa Física, pois as empresas também precisam passar por esse processo para conseguir a liberação de um empréstimo ou financiamento.

No caso das empresas, é possível conferir a situação cadastral através do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Através dessa consulta, é possível obter inúmeras informações relevantes a respeito da empresa pesquisada.

Com as informações necessárias, o crédito pode ser ou não liberado, uma vez que a análise será feita em cima do resultado da consulta.

Mas por que exatamente a situação cadastral é importante para os bancos e instituições financeiras?

Situação Cadastral Pessoa Física

Situação cadastral pessoa física

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é o documento mais importante do Brasil, uma vez que comprova a cidadania e direitos civis de cada indivíduo.

Para o dia a dia de qualquer cidadão, estar com o seu cadastro em ordem é imprescindível, afinal de contas, trata-se de um documento único e intransferível.

Ele é muito importante para qualquer transação financeira, acesso a serviços públicos, aposentadoria, casamento, Imposto de Renda, etc.

Por isso, é importante manter todas as informações atualizadas junto à Receita Federal. Sempre que houver alguma mudança, informe o órgão para que seus dados fiquem em dia e não haja nenhum problema.

Situação Cadastral Pessoa Jurídica

A primeira coisa que é preciso entender é que no caso do CNPJ existem alguns status que podem aparecer no momento da consulta. São eles:

Ativa: essa opção aparece quando a empresa está exercendo suas atividades normalmente e sem nenhum tipo de empecilho;

Suspensa: quando aparecer essa opção na consulta, é preciso ligar o sinal de alerta, pois isso significa que há alguma pendência em uma das unidades da empresa, caso haja filiais;

Inapta: este é o caso de empresas que não emitem nenhum relatório contábil por pelo menos dois anos. Dessa forma, é considerada inapta e fica impedida de participar de qualquer processo de licitação. Além disso, a empresa pode ficar de fora de uma série de benefícios fornecidos às organizações que estejam em dia com sua situação cadastral;

Baixada: se essa opção aparecer ao consultar, significa que a empresa está baixada, porém, há possibilidade de retomar suas atividades, mas seguindo algumas condições;

Nula: quando a empresa apresenta alguma irregularidade, a opção nula aparece durante a consulta. Qualquer inconsistência de dados pode gerar uma espécie de duplicidade, e por isso é importante estar atento a todas as informações passadas ao cadastro do CNPJ. Muitas vezes, um pequeno equívoco pode ser considerado um problema maior e ser relacionado a procedimentos ilegais.

consulta cpf pelo nome

Por que as instituições financeiras verificam a situação cadastral?

Como já citamos anteriormente, essa é a forma que os bancos e instituições encontram para se precaver contra um possível prejuízo.

Ao efetuar uma análise de crédito, as organizações passam a ter uma maior visão a respeito da possibilidade de sofrer com a inadimplência de um determinado indivíduo ou empresa.

Nos últimos anos, o número de pessoas e empresas que não arcaram com as suas dívidas aumentou exponencialmente, e por isso é imprescindível estar atento à situação cadastral delas.

Detalhes a observar na análise de crédito

Para evitar prejuízos, os bancos e instituições financeiras estão atentos a alguns detalhes que fazem toda diferença na hora de solicitar um financiamento ou empréstimo.

Pessoa Física

1. Se as informações estão atualizadas, afinal, quanto mais transparente o cliente é com as instituições, mais credibilidade ele passa;
2. Frequência de pagamentos em dia;
3. Número de solicitações de crédito: quanto mais vezes o consumidor pede crédito, menor fica a sua reputação;
4. Quantidade de cartões de crédito: as instituições verificam se o cliente possui muitos cartões, pois isso pode depor contra ele. Quanto menos tiver, melhor;
5. Relacionamento com o banco: quanto mais próximo for o seu relacionamento com o seu banco, mais chances de ter uma análise de crédito mais positiva.

Pessoa Jurídica

1. Fluxo de Caixa: empresas que possuem problemas financeiros, demonstram isso em seu fluxo de caixa;
2. Solicitações de empréstimo: quanto menos solicitações, mais credibilidade a empresa passa a ter;
3. Pagamento aos fornecedores: é muito importante que as empresas paguem em dia os seus fornecedores, pois isso ajuda na análise de crédito;
4. Salários e benefícios: é imprescindível que a empresa cumpra com os seus compromissos financeiros, principalmente com seus colaboradores;
5. Cadastro atualizado: assim como no caso de Pessoa Física, as informações no cadastro do CNPJ devem estar em dia.

Conclusão

Para quem reside e ganha a vida no Brasil, ter a situação cadastral em dia é de suma importância, seja para quem possui apenas CPF ou até mesmo CNPJ. Ambos os documentos precisam estar em dia para que muitos problemas sejam evitados, tanto na esfera jurídica e civil.

Conforme informado anteriormente, informações desencontradas podem acarretar inúmeros problemas na rotina desses indivíduos. Os problemas são desde restrições bancárias, problemas com empréstimos, negativa em financiamentos, dificuldades para ter acesso a serviços públicos, etc.

O número de pessoas que tem procurado os órgãos de proteção ao crédito, solicitando financiamentos e empréstimo, só cresce. Mas quando a situação cadastral não está em dia, essas solicitações recebem negativa logo após uma análise completa de caso.

Muitos serviços para regularização podem ser feitos pela Internet, porém alguns precisam ser efetuados diretamente em uma agência da receita Federal.

É indiscutível que estar em dia com todas as informações traz inúmeros benefícios aos portadores de CPF e de CNPJ, porém é preciso estar atento e constantemente verificar se está tudo certo com o seu cadastro. Esse tipo de atitude vai evitar uma infinidade de problemas.

Gostou do nosso artigo? Acesse o nosso site www.brasilconsultas.com.br e faça uma consulta de analise de crédito completa de Pessoa Física ou Jurídica.

Sending
User Review
5 (2 votes)

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.