Benefícios do Cadastro Positivo para empresas.

Benefícios do Cadastro Positivo para empresas

Sabemos que existem muitos fatores que influenciam no sucesso de uma empresa, de tal modo que imputar a este ou aquele à responsabilidade pelo o êxito ou pelo fracasso dos negócios é de certa forma um equívoco.

No entanto, podemos dizer que há certas qualidades que são indispensáveis para uma empresa que deseja alcançar algum espaço no mercado. Assim, é possível até mesmo afirmar que de nada adianta uma equipe de qualidade e uma boa gestão se a empresa não tem uma condição mínima para lidar com clientes: perspicácia.

É preciso olhos atentos para os bons negócios, unindo a informação com a estratégia, de modo que não se perca ao menos uma boa oportunidade de negócio. E se existe uma iniciativa que pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça das estratégias de vendas é a do cadastro positivo.

O serviço vem ganhando ótimas avaliações no Brasil inteiro, apontando grandes avanços para as empresas e as agências. No entanto, essa poderosa ferramenta ainda resvala em um obstáculo crucial: boa parcela da população ainda não tem conhecimento acerca do assunto.

No entanto, isso não é mais problema. O artigo de hoje foi preparado especialmente para explicar para o leitor o que é e quais são os benefícios do cadastro positivo para as empresas. Sendo assim, fique com a gente e confira logo a seguir!

Afinal, o que é o cadastro positivo?

O cadastro positivo é um apanhado geral de toda a trajetória financeira de determinado indivíduo ou empresa. Ou seja, esse cadastro agrupa, de maneira totalmente responsável e segura, todos os dados referentes aos pagamentos que um consumidor já realizou ou está realizando.

Desse modo, toda a informação alusiva à vida financeira de um cidadão, como pagamento de contas, adesão a cheque especial, conta de internet e celular, empréstimos, rotativo do cartão e outras variadas transações são armazenados em um histórico disponível para a consulta.

Com esse incrível documento, é possível realizar avaliações de crédito mais criteriosas e menos arriscadas, aumentando as ações de sucesso da empresa e, consequentemente, o seu valor e credibilidade no mercado.

De maneira bem simples apenas a título de exemplo, podemos dizer que o cadastro positivo é uma espécie de SPC ao contrário, pois seu histórico é fundamentado basicamente por bons e exímios pagadores.

Além do mais, da mesma forma que esses cadastros de inadimplência, o cadastro positivo é mantido por instituições seguras e autorizadas pelo Banco Central, como a Boa Vista SPC ou SPC Brasil.

Novas regras no cadastro positivo

Em 2019 a Lei Complementar 166/2019 foi sancionada e com elas houve algumas mudanças nas regras do cadastro positivo. Dessa forma, até junho desse ano, a adesão ao cadastro era opcional.

No entanto, com o advento da lei, essa inscrição se tornou automática, salvaguardando alguns dados que o cliente tem o direito de escolher se os tornam públicos ou não.

Um dos argumentos do governo para tal mudança de atitude perante o cadastro positivo seria de que essa medida beneficiaria 130 milhões de pessoas, além de reduzir em 45% a inadimplência.

Como consultar o cadastro positivo?

Quais os benefícios do cadastro positivo para as empresas?

Além de todos os benefícios já mencionados neste artigo, há várias outras vantagens que o cadastro positivo pode trazer para a sua empresa. Acompanhe a seguir alguns deles:

1. Diminuição da taxa de inadimplência

O cadastro positivo tem alguns modelos de inspiração mundo afora. Alguns desses modelos, como os dos países do bloco Europeu e da América do Norte, já presenciaram uma queda significativa na taxa de inadimplência. Baseado nessas taxas e em projeções realizadas por especialistas, o Brasil também pode desfrutar desses mesmas consequências.

Outra coisa: o cadastro tem caráter educativo, podendo melhorar o modo com que o cidadão lida com seu próprio dinheiro. Assim, a capacidade de pagamento aumenta e a entrada de dinheiro segue esse aumento, o custo de empréstimos baixa cada vez mais e a economia ganha cada vez mais força.

2. Concessão de créditos com mais segurança

Todos nós sabemos que informação é a moeda de troca nesse mundo de gestão de dados e algoritmos. Dessa forma, imagine poder traçar uma estratégia baseada nas informações que você possui dos seus clientes. E mais: imagine personalizar essas estratégias e adotar medidas mais flexíveis para uns e mais conservadoras para outros, de acordo com o histórico de pagamento de cada um.

Essa ferramenta já existe e a diminuição radical dos riscos é possível por meio do cadastro positivo.

3. Aumento das vendas

É comum ouvir no mundo das grandes empresas a seguinte máxima: “se o caixa está em ordem, os negócios estão em ordem”. Ou seja, quando se é possível organizar cientificamente grande parte das negociações e transações com os clientes, consequentemente, se pode oferecer o acordo ideal para que cada um honre as suas dívidas.

A conversão das vendas nunca foi tão simples, e tudo isso graças a um simples documento como o cadastro positivo.

4. Redução dos custos

Se pensarmos que grande parte dos custos relacionado aos processos de crédito estão ligados ao cadastro positivo e podem, por meio dele, serem drasticamente reduzidos, é plausível afirmar que há uma diminuição considerável de gastos para a empresa.

Temos também, como consequência disso, a redução de juros e taxas cobradas para análise de crédito, além de quase abolir os gastos com manutenção de títulos bancários e de cobranças.

5. Informação e inteligência

Como afirmado anteriormente, os dados se tornaram muito valiosos nos dias de hoje e a sua correta utilização se tornou o desafio para as empresas do século XXI. Desse modo, quanto mais inteligente for à análise dos dados e a elaboração de estratégias, mais eficaz é o sistema do cadastro positivo.

Aliás, não tão somente para análises financeiras o cadastro é vantajoso; é possível traçar um perfil do seu público para aplicar melhor as estratégias de SEO e de outros tipos de ações de marketing, o que aprimora a relação da sua empresa com os seus clientes.

Por fim, é importante salientar que, para evitar possíveis problemas com a justiça, a empresa deve manipular os dados pessoais do seu público de acordo com todas as cláusulas da Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), uma importante ferramenta de defesa do consumidor.

Gostou de saber um pouco mais sobre o cadastro positivo e como ele interfere nas empresas? Acesse o nosso site e descubra muito mais.

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