Skip to main content

Saiba as vantagens e desvantagens da Conta Poupança

donation fund

A maior parte das pessoas, mesmo pelas suas próprias condições econômicas, vivem no limite de suas possibilidades, ou seja, gastando de imediato tudo o que ganham. Na maioria das vezes, inclusive, quando a pessoa recebe seu ordenada, ele já está quase que totalmente comprometido com contas e dívidas.
Alguns casos ainda são mais agravantes: a pessoa até gasta mais do que ganha, comprometendo não só o seu orçamento como o seu crédito. O que torna tudo isso um círculo vicioso, do qual já demos algumas dicas que podem te ajudar a sair desse sufoco. 
Fato é que, sair desse sufoco, exige certos sacrifícios. Passar para a etapa seguinte pode ser mais difícil ainda. É uma mudança de hábito que deve partir de uma consciência formada, para adotar uma nova postura:
– Você pode estabelecer um foco central, algo que te estimule a se conter nos gastos em prol de um benefício futuro muito maior: segurança para o futuro, guardar fundos para o caso de desemprego, se prevenir para uma urgência médica, adquirir um imóvel próprio, comprar um carro, pagar algum curso, sua própria faculdade ou a dos filhos- sem precisar recorrer á empréstimos, se possível.

Hände schützen Haus
-Pensando também em bem-estar e lazer, você pode programar uma viagem com a família- será muito mais satisfatório do que gastar com coisas supérfluas.
– Na poupança, mesmo que pouco, seu dinheiro irá render juros, melhor do que se estivesse em casa guardado, além de que guardar em casa a tentação de gasto é maior (em caso de poupança, escondam o cartão de débito e esqueça que ele existe).
– Um dos maiores benefícios de ter seu capital guardado, é que traz bem estar, paz de espírito e segurança. Além de que é muito satisfatório ver sua conta poupança crescer mês a mês.
– Se já tem alguma dívida, como financiamento de carro ou imóvel, poderá quitá-lo, com certeza por um valor abaixo do que gastaria pagando á prazo e com juros.

Bem, deixamos claro muitas das vantagens, mas tudo tem também seus contrapontos. Segue o exemplo de algumas delas:
– Para guardamos dinheiro para o futuro é preciso poupar no presente. Até onde isso é vantajoso para suas necessidades atuais básicas e que precisam ser supridas?
– Os juros pagos na conta poupança é baixo, se comparado à outros investimentos.
– Poupanças tipo previdências privadas, fundos de investimentos e títulos de capitalização são um compromisso que você não pode falhar, pois no caso de rescisão você poderá pagar multas que atrapalham no intuito principal que é acumular.

Caso queira saber maiores informações do que é uma Conta Poupança, clique aqui e saiba mais.

poupa

Agora que já foram apresentadas vantagens e desvantagens da poupança, você já pode tirar suas próprias conclusões sobre o que acha melhor pra si.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

10 thoughts to “Saiba as vantagens e desvantagens da Conta Poupança”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *