Skip to main content

Posso abrir Conta Poupança com o nome sujo?

Essa é uma dúvida bem frequente. Grande parte da pessoas tem medo de que os bancos não permitam a abertura de uma Conta Poupança quando existem restrições.

NOME SUJO

A poupança é a melhor forma de guardar dinheiro, seja para planejamentos futuros, preparar-se para dificuldades que possam surgir ou até mesmo se programar para quitar á vista dívidas já existentes.
Segundo uma Resolução do Banco Central, essa restrição de abertura de contas é comum em Contas Corrente, mas não existe nada que especifique sobre Contas Poupança. Dessa forma, é possível entender de que para abrir uma Conta Poupança não existe problemas em relação ao nome estar sujo no SPC ou SERASA.

ABRIR POP
Além disso, a Conta Poupança não põe á Instituição Bancária em risco de prejuízo, já que não concederá ao cliente limites, cheques, cartões de crédito ou empréstimos em função disso.

Bem, se por um lado o Banco Central não estabelece nenhuma restrição de abertura de conta para pessoas com pendência, por outro lado eles informam que cada Banco tem direito á sua concessão própria, e sendo assim não podem ser obrigados á abrir uma conta para um cliente. Somente a Justiça poderia determinar isso á um banco.

JUSTIÇA
Sendo assim, se você está com o nome sujo e quer abrir uma Poupança, vá até a agência e apresente seus argumentos. Se ainda assim eles recusarem-se, procure a Justiça.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

54 thoughts to “Posso abrir Conta Poupança com o nome sujo?”

  1. muito bem gostei da açao eu estou com nome sujo ja tentei renegociar mas o banco recusou banco, do bradesco em 2013 e ate hoje minha conta ta em aberto eu ainda nao fui negociar mais sera que agora eles negociam comigo?

    1. Nenhuma instituição pode se recusar a renegociar uma dívida, sob qualquer circunstância que seja. Sugiro que procure novamente ao banco, e caso se recusem a realizar a negociação, vá ao tribunal de pequenas causas mais próximo do Sr e apresente a situação.

    2. Consulte um advogado ou vá você mesmo pessoalmente em um Tribunal de Pequenas Causas para abrir uma ação contra a instituição que está se recusando a renegociar sua dívida. O juiz certamente determinará que eles renegociem o débito.

    3. Basta procurar a instituição e solicitar a negociação. O único problema que pode ocorrer por ter passado tanto tempo é que com certeza a dívida estará muito maior por causa dos juros, mas isso também pode ser negociado na instituição.

    1. Sra Janete, é necessário que vá pessoalmente à agência do banco no qual deseja abrir sua Conta Poupança. Lá eles lhe darão maiores informações sobre como proceder.

    1. Somente a instituição poderá te informar se é possível ou não, pois cada banco utiliza de critérios próprios. Vá até a agência da Caixa ECONÔMICA FEDERAL mais próxima e procure um gerente.

    2. Sr. Daniel, nenhum banco tem o direito de negar a abertura de conta poupança, tendo o consumidor o nome limpo ou não. A conta poupança não traz nenhum tipo de risco de inadimplência e por isso não pode ser nagada. Leve seu RG, CPF e comprovante de endereço á qualquer agência da Caixa e peça a abertura de sua conta poupança. Caso eles se recusem a abrir, você poderá registrar sua reclamação no Banco Central, pelo site https://www3.bcb.gov.br/rdr/inicio.do?method=entrada&natureza=1&tipo=1&assunto=Atendimento%20%96%20Reclama%E7%E3o OU através do telefone 0800 979 2345. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8:00 hs às 20:00 hs.

    3. Não há problema nenhum que impeça que a Caixa faça a abertura de uma conta poupança mesmo com restrições ao crédito.Pois o banco não corre risco de perda nenhum,pois não lhe concederá nenhum crédito até que sua situação junto aos órgãos de proteção ao crédito seja regularizada.

  2. Eu tenho conta poupança e estou com o nome sujo. Corro o risco que mexam no dinheiro da minha poupança?
    Obs.: estou com nome negativo em outro banco e não no que tenho poupança.

    1. Nenhuma empresa ou instituição pode mexer em sua poupança, seja pelo motivo que for. Somente uma ação judicial permitiria ao juiz que fizesse tal movimentação, porém isso só ocorre em casos muito específicos, como empresários que devam para funcionários em ações trabalhistas, por exemplo.

    1. Para abrir uma conta poupança basta apresentar os documentos de identidade, CPF e comprovante de endereço em qualquer agência bancária e, em poucos dias, você já recebe o cartão magnético da conta em sua residência.​​

  3. Queria abrir uma conta poupança, para juntar dinheiro para pagar minhas contas e tirar meu nome do spc. Mas meu nome tá sujo pelo banco do Brasil, será que consigo abrir uma poupança em outro banco!?

  4. hoje eu fui no BRADESCO tentar abrir uma conta poupança e o rapaz disse que estou com nome negativado e o banco não abre conta poupança para pessoa com restrição no nome.O que eu faço…

  5. Bom dia a todos, estou nesta mesma situação..
    meu novo emprego me exigiu uma abertura de conta, ou no itau ou no bradesco, ou poupança ou corrente, não podendo ser conta salário..
    Fui nessas agencias e me negaram essa abertura de conta por conta do nome sujo. E agora o que faço?? Meu primeiro salário depositaram na conta de um amigo, e me deram um prazo de três dias para a abertura dessa conta, já até me ameaçaram de demissão, alguma dica alguém?

    1. Sr. Jonatas, reafirmamos que por lei nenhum banco tem o direito de negar a abertura de conta poupança, tendo o consumidor o nome limpo ou não. A conta poupança não traz nenhum tipo de risco de inadimplência e por isso não pode ser nagada. Caso eles continuem se recusando a abrir tal conta, você deve registrar sua reclamação no Banco Central OU através do telefone 0800 979 2345. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8:00 hs às 20:00 hs. Para registrar agora mesmo, acesse https://www3.bcb.gov.br/rdr/inicio.do?method=entrada&natureza=1&tipo=1&assunto=Atendimento%20%96%20Reclama%E7%E3o

  6. Boa tarde eu tenho uma conta poupança na caixa e estou com o nome sujo em outro banco corro risco que mexa no dinheiro da minha poupança?

    1. Não, de forma alguma qualquer empresa que seja poderá mexer na sua conta poupança, nem mesmo se a dívida for com o próprio banco onde tem a conta poupança. A única possibilidade de retirada de dinheiro da poupança de alguém é através de decisão judicial, mas isso geralmente ocorre apenas em causas trabalhistas onde o empresário decreta falência, possui bens e dinheiro e não paga os direitos dos funcionários que estava empregando.

  7. boa tarde , quero abrir uma conta poupança na caixa mas moro de aluguel e o comprovante de residencia nao estar no meu nome.. como faço? tem que autenticar ou levo a pessoa que estar no nome dela que no caso e meu marido

    ..

    1. Leve sua certidão de casamento junto ao comprovante. Lembrando que qualquer correspondência que a sra. tenha recebido nesse endereço servirá de comprovante, o que facilita o procedimento.

  8. Boa tarde fui no banco itau abrir uma conta poupanca.e nao consegui abrir pq contou q tenho protesto em cartorio no meu nome .estive fora do pais por 13 Anos e me apareceu esse protesto!!nao consigo mesmo abrir uma conta poupança?

    1. Sr. Maykon, por lei nenhum banco tem o direito de negar a abertura de conta poupança, tendo o consumidor o nome limpo ou não. A conta poupança não traz nenhum tipo de risco de inadimplência e por isso não pode ser nagada. Caso eles continuem se recusando a abrir tal conta, você deve registrar sua reclamação no Banco Central OU através do telefone 0800 979 2345. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8:00 hs às 20:00 hs. Para registrar agora mesmo, acesse https://www3.bcb.gov.br/rdr/inicio.do?method=entrada&natureza=1&tipo=1&assunto=Atendimento%20%96%20Reclama%E7%E3o

  9. estou querendo abrir uma poupança na caixa econômica, e estou com restrições no “CADIN” posso abrir mesmo assim? eu fiz uma revisão do meu benefício alguns anos atras, e eu tinha que declarar, e não sabia, fiquei sabendo disso alguns dias atras, estou com essa pendência na “Receita Federal” isso implica na abertura da conta poupança?
    Obrigada

  10. Na data de ontem”dia 06/05/2016″ fui na agência do Bradesco para fazer abertura de uma conta poupança,pois recebi um cheque com uma venda de um terreno,esse cheque com a importância de pouco mais de 18 mil,minha intenção era de pegar um pouco desse valor para pagar algumas pendências,e a maior parte desse valor iria ficar aplicada na conta! E dessas pendências que eu tenho,uma que está restringindo meu nome é dó Banco Santander,inclusive fiz um acordo com o Santander no começo da semana,e eles me mandaram o boleto com o vencimento 06/05/2016 conforme o que eu combinei com eles,eu já até estava com o boleto em mãos para assim que eu saísse do Bradesco ir no Santander pagar,mas o que aconteceu é que o Bradesco negou a abertura da conta poupança por causa dessa minha pendência com o Santander,e nem eu com os papéis nas mãos e explicando tudo,eles não quiseram abrir essa conta poupança para mim!
    Concluindo: Não consegui sacar o cheque,nem abrir a conta poupança,e muito menos quitar minha pendência com o Santander no dia do vencimento.
    O que devo fazer?

    1. Sr. Fernando, por lei nenhum banco tem o direito de negar a abertura de conta poupança, tendo o consumidor o nome limpo ou não. A conta poupança não traz nenhum tipo de risco de inadimplência e por isso não pode ser nagada. Caso eles continuem se recusando a abrir tal conta, você deve registrar sua reclamação no Banco Central OU através do telefone 0800 979 2345. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8:00 hs às 20:00 hs. Para registrar agora mesmo, acesse https://www3.bcb.gov.br/rdr/inicio.do?method=entrada&natureza=1&tipo=1&assunto=Atendimento%20%96%20Reclama%E7%E3o

  11. Eu estou com uma dívida com a BV financeira e estou ajuntando dinheiro na conta poupança ,eu corro o risco de perder o meu dinheiro?

  12. Eu estou com o nome sujo no Banco do brasil e gostaria de abrir uma conta nesse mesmo banco. Eles pode recusar? E caso eu consiga, e teria algum risco deles debitarem algum valor da minha conta poupança pra quitar esse debito?

  13. Olá, eu sou deputada Nelly precioso, um emprestador empréstimo privado que oferece empréstimos a uma taxa de juros de apenas 2%. oferecemos, empréstimos pessoais, empréstimos de carro, capital de empresas, empréstimos privados, etc, para os indivíduos e as empresas que estão em dificuldade financeira e sob uma clara e compreensível os termos do empréstimo. contacte-nos hoje por e-mail para que possamos dar-lhe os nossos termos e condições do empréstimo: (nellyperious@gmail.com)

  14. O banco do Brasil se recusou abrir uma conta poupança alegando que não tinham interesse em oferecer este serviço. O banco pode se negar abrir a conta poupança para negativado? O que devo fazer?

  15. Preciso de abrir uma conta poupança mas meu nome está restrito. O Banco do Brasil diz que não tem valor mínimo para abrir essa conta, mas minha restrição é com cartão de crédito do Bradesco, eles podem me estabelecer algum valor absurdo para que eu não consiga abrir a conta ou tem que manter a proposta de não ter valor mínimo?

  16. Olá,, estou com nome sujo e gostaria de saber se eu posso abri conta poupança em outro banco ??obrigado

  17. Eu recebo auxilio doença do inss , mas sempre guardo uma porcentagem do meu salário na poupança em caso de cirurgia e remédios do meu tratamento e guardei o dinheiro da minha indenização do meu DPVAT para casos de emergencia , minha duvida é o INSS pode querer pegar o dinheiro que guardo na poupança e alegar que estou usando de má fé meu beneficio ,só por estar poupando por causa de emergencias ! Tira essa duvida para mim por favor !

      1. OI , gostaria de saber se o INSS pode suspender meu beneficio de auxilio doença, eu sofri um acidente tem um tempo já, e eu tenho uma poupança , enfim guardo sempre uma porcentagem na poupança em caso de emergencia como por exemplo (Remédios e Transporte) enfim gostaria de saber se o INSS pode suspender a minha poupança e sacar meu dinheiro e cancelar meu beneficio por acharem que estou usando o beneficio para poupar , gostaria de tirar essa duvida com vcs… obrigado ! E tbm tenho poupado o meu seguro DPVAT que recebi quando sofri o acidente ! MInha duvida é segurado que recebe auxilio doença pode poupar !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *