Skip to main content

Que dia começa o horário de verão esse ano?

 

Que dia começa o horário de verão esse ano?

O horário de verão é bastante contraditório, amado por uns e odiado por outros, apesar de controverso já é uma realidade presente no Brasil.

Criado no ano de 1931, ele tem o intuito reduzir a concentração de consumo no horário entre 18 e 20 horas, prolongando esse período de maior consumo até às 22 horas.

Também é importante frisar que não é todo Brasil que adota o horário de verão, apenas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Nas regiões norte e nordeste não são aplicados o horário de verão porque, segundo o Ministério de Minas e Energia, “essas regiões apresentam menor intensificação da claridade nos períodos de inverno e verão, e por isso opta-se por aplicar a medida nessas regiões apenas em situações especiais”.

Adaptação ao horário de verão

Muitas pessoas reclamam que tem dificuldade de adaptação ao horário de verão alegando, inclusive, alguns distúrbios como insônia, alteração de apetite, queda de imunidade dentre outros.

Porém, especialistas esclarecem que esses sintomas são mais de ordem psicológica, pois uma hora é muito pouco para causar esse tipo de alteração, e que esses tipos de sintomas nas pessoas que a possuem no horário de verão são de fácil adaptação e tendem a se resolver no período de três dias.

Quando começa e acaba o horário de verão?

Segue o pronunciamento do Ministério de Minas e Energia sobre o horário de verão:

“De acordo com o Decreto nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, modificado pelo Decreto nº 9.242, de 15 de dezembro de 2017, a hora de verão fica instituída no Brasil da seguinte forma:

“Fica instituída a hora de verão, a partir de zero do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval, o encerramento da hora de verão dar-se-á no domingo seguinte. A hora de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal”.

Traduzindo: O horário de verão começa à meia-noite do dia 4 de novembro de 2018 e vai até às 23:59hs do dia 17 de fevereiro de 2019.

 

 

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *