Skip to main content

O que é uma moeda digital?

 

O que é uma moeda digital?

É um ativo digital, intangível, que possui (ou pretende possuir) as mesmas qualidades e funções de uma moeda tradicional.

Elas são baseadas em criptografia, e a sua mineração (termo utilizado para explicar o processo de produção de uma criptomoeda) consiste na resolução desta criptografia.

Não existem fisicamente, somente de forma digital.

Quais são a diferença de moedas digitais para o dinheiro normal?

A principal diferença seria que todas as moedas do nosso dinheiro físico serem emitidas por Bancos Centrais que são controladas por governos, enquanto que as principais criptomoedas são exatamente o oposto: a “emissão” está nas mãos dos indivíduos que compõe o mercado, e cabe apenas aos indivíduos a decisão de aceitá-las, valorizá-las ou não.

O investimento em moeda digital é o mesmo que investimento em dinheiro normal?

Toda moeda é um ativo em potencial para ser investido. Quando nós compramos dólar, também pode ser considerado um investimento, pois esperamos obter uma valorização no momento em que formos vender ou trocar por bens no futuro.

A moeda digital também pode ser recebida como fruto de trabalho; você pode vender produtos e ou serviços, e cobrar em moedas digitais.

Além disso, você também pode ser um intermediário, comprando moedas digitais, obtendo seu rendimento pela intermediação de moedas, como casas de câmbio.

Ainda, há a necessidade de mineração de algumas moedas, pela qual as pessoas são remuneradas em moedas digitais.

As moedas digitais são um investimento seguro?

Nenhum investimento é 100% seguro, mesmo ativos considerados livres de risco como os títulos das dívidas públicas soberanas ainda contém um grau de risco, isto é, de os governos darem um calote e não quitarem essa dívida.

As moedas digitais são investimentos arriscados, mas isso, por si só, não é nenhum indicativo de um risco maior, como uma bolha, por exemplo.

Como faço para investir em moedas digitais?

Basta abrir uma wallet (carteira) em alguma carteira disponível na internet. Cada carteira tem sua taxa própria, suas exigências próprias.

Depois disso, você pode depositar dinheiro nelas (em Real ou em dólar, ou outras moedas), e começar a comprar moedas digitais nas casas de câmbio que operam com elas.

Você não precisa comprar um valor inteiro, é possível comprar apenas uma fração, assim como em outras moedas digitais.

Qual o risco em se investir em moedas digitais?

É preciso ter consciência de que é um mercado recente e muito volátil, e que em pouco tempo, todo o seu dinheiro pode virar pó.

O dinheiro a investir em moedas digitais deve ser um dinheiro que sobra, e não tirar dinheiro das coisas básicas para investir.

Olhar alguns gráficos também é interessante, para se ter uma ideia do histórico.

E qual o benefício de uma moeda digital?

As moedas digitais são o futuro, para diminuir a sanha inflacionária dos governos, que ano após ano retiram o poder de compra, que atinge, principalmente, os mais pobres.

Além disso, isso diminui também o poder do governo, e a sua arrecadação, obrigando-o ou a diminuir suas despesas e tamanho, a alternativa seria a emissão de mais dívida, o que é freado pela possibilidade de total colapso da moeda e, até mesmo, do governo.

 

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *