Skip to main content

O que é desconto de duplicata?

 

O que é desconto de duplicata?

O desconto de duplicatas é uma operação financeira em que a empresa entrega determinadas duplicatas para o banco e este lhe antecipa o valor em conta corrente, cobrando juros antecipadamente.

Embora a propriedade dos títulos negociados seja transferida para a instituição, a empresa é corresponsável pelo pagamento dos mesmos em caso de não liquidação pelo devedor.

Neste caso, a instituição financeira leva a débito em conta corrente da empresa o valor de face do título não liquidado.

Como é contabilizado o desconto de duplicata?

Os valores de face das duplicatas descontados, de acordo com os preceitos contábeis, devem ser registrados numa conta do passivo circulante.

Esta conta passiva recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.

A conta “duplicatas descontadas” apresenta a seguinte função na operação de desconto:

  1. a) é creditada, pelo valor de face dos títulos, no momento em que é efetuada a operação de desconto e a instituição financeira faz o crédito em conta corrente da empresa;
  2. b) é debitada no momento da liquidação do título pelo devedor ou quando a instituição financeira leva a débito em conta corrente da empresa por falta de pagamento por parte do devedor.

Os encargos financeiros debitados pela instituição financeira devem ser contabilizados como “encargos financeiros a transcorrer”, já que se tratam de despesas antecipadas, sendo debitada por ocasião do desconto e creditadas no momento em que a despesa é incorrida.

Qual a vantagem do desconto de duplicata?

Uma grande vantagem está justamente na possibilidade de oferecer a oportunidade para empresas negativadas reorganizarem suas finanças e saírem da inadimplência.

Enquanto as instituições bancárias e factorings tradicionais exigem uma série de condições para a concessão de crédito para empresas, como uma determinada quantidade de notas fiscais, além da ausência de restrições no nome, por exemplo, uma empresa de factoring com operação 100% online caminha no sentido oposto, democratizando o acesso ao crédito empresarial.

E qual a vantagem de se usar um factoring online para fazer desconto de duplicata?

Com taxas que variam entre 4,5% ao mês, o factoring online se destaca pela rapidez e agilidade nos seus processos, tanto no recebimento das notas fiscais, feito pela sua plataforma online, quanto no momento de descontá-las, período que leva apenas alguns dias.

A segurança relativa ao envio das notas fiscais também não fica em segundo plano.

Ao adotar um sistema de criptografia avançada, a factoring evita possíveis vazamentos de dados sigilosos das notas fiscais digitalizadas, mantendo o micro e pequeno empreendedor mais tranquilo em relação às informações confidenciais da sua empresa.

O que é um título descontado?

O desconto de títulos ou duplicatas é um adiantamento de recursos, feito pelo banco, sobre os valores dos respectivos títulos (duplicatas ou notas promissórias). Neste tipo de operação, o cliente recebe antecipadamente valor correspondente às suas vendas a prazo.

Como funciona o desconto de títulos?

O desconto de Títulos é um adiantamento de recursos, feito pelo banco, sobre os valores dos respectivos títulos (duplicatas, cheques, faturas de cartão de crédito ou notas promissórias), de forma a antecipar o fluxo de caixa do cliente.

Neste tipo de operação o cliente recebe dinheiro antecipado de suas vendas a prazo

 

 

 

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *