Faculdade pode Sujar o Nome?

Faculdade pode Sujar o Nome?

Muitos alunos de todo o Brasil tem dúvidas se a faculdade pode sujar o nome em caso de inadimplência

É muito comum durante o ano letivo, um imprevisto aparecer e o aluno acabar se complicando para efetuar o pagamento da mensalidade.

Assim acabam surgindo algumas dúvidas como: a faculdade pode sujar meu nome?

Vamos responder a essas perguntas de acordo com o que o Procon tem de informações para passar para aqueles que os procuram por esse motivo.

Consulta CPF CNPJ Online

A faculdade pode Sujar meu Nome?

Segundo o órgão de proteção ao consumidor, faculdade não é uma instituição de serviços financeiros.

Portanto o Procon entende que a negativação do nome do consumidor junto aos cadastros de proteção ao crédito pode configurar prática abusiva.

No caso do aluno ficar inadimplente e a faculdade colocar o nome do mesmo em serviços de proteção ao crédito, a orientação é de que se denuncie a faculdade.

A faculdade pode me proibir de entrar na sala?

Também é importante lembrar que o Procon não permite que se aplique sanções pedagógicas no aluno inadimplente tais como:  impedir o acesso à sala de aula, suspender provas e reter documentos escolares, entre outros.

O que a faculdade pode fazer em caso de inadimplência de alunos é efetuar uma cobrança judicial e se recusar a fazer a matrícula do aluno para o ano ou semestre seguinte (no caso de cursos semestrais).

Outra dúvida muito importante de ser esclarecida é que, se o aluno concluiu o curso e ficou com mensalidades pendentes, ele deve receber o certificado de conclusão o curso.

A instituição educacional não pode se negar a fornecer esse documento pelo motivo de inadimplência.

A faculdade também não pode impedir a transferência do aluno para outra mesmo o aluno estando devedor, pois isso configura-se sanção pedagógica e o aluno deve exigir seus direitos.

Faculdade pode Sujar o Nome?

Em caso de inadimplência, o que devo fazer?

No caso de inadimplência, o melhor a ser feito é o aluno renegociar a sua dívida junto à reitoria. Lembrando que o aluno tem o direito de verificar a planilha de cobrança para saber como a faculdade cobrou pelos valores.

É importante lembrar que  os juros máximos permitidos são de 12% ao ano e a multa máxima permitida é de 2%.

Muitas faculdades extrapolam esses valores. Não aceite e conteste em caso diferente do citado acima.

Caso seja necessário, procure ajuda junto aos órgãos de proteção ao consumidor mais próximos de sua cidade.

Sending
User Review
4.5 (2 votes)

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

21 thoughts to “Faculdade pode Sujar o Nome?”

  1. No meu caso, eu pedi transferência de uma faculdade a outra pois mudei de cidade e fiquei devendo valores na instituição que comecei. Eles mandaram cartas do SCPC me dando um prazo de 10 dias para pagar tudo e estou desempregada, não consigo. Eles podem negativar meu nome?

  2. no meu caso eu fiz a matricula na unopar ne um dia e cancelei apos tres dias isso foi em abril eles me deram um contrato para mim assinar dizendo que eu tinha que pagar o mes de janeiro,fervereiro e marco apos a conclusao do curso mas eu nao fiquei nem tres dias na faculdade isso e certo eu pagar esses 3 meses se eu cancelei a matricula e e certo uma faculdade colocar o nome da pessoa no spc ou serasa.

  3. Terminei a faculdade ano passado e sai devendo as duas últimas mensalidades, e a faculdade se nega a me entregar o diploma e colocaram meu nome no spc

    1. Tente resolver isso da melhor maneira possível, evite desgastes, tipo mover ação etc. Isso é meio demorado. Tenta negociar com a instituição e um bom dialogo pode resolver seu problema.

  4. estou com o mesmo problema com a UNINOVE.
    EM 2015 EU ME FORMEI E FIQUEI COM DEBITO DE 2MIL E POUCO COM A UNIVERSIDADE. O MESMO MÊS EM QUE EU ME FORMEI, FUI ATE A UNIDADE PARA QUITAR MINHA DIVIDA, POREM FUI INFORMADO DE QUE A FORMA PELA QUAL EU QUERIA QUITAR A DIVIDA NÃO ERA ACEITA, E A UNICA MANEIRA SERIA EM 6X NO CARTÃO DE CREDITO (MSM Q SE FOSSE PAGAR A VISTA NO DÉBITO, NÃO SERIA ACEITO). SOMENTE EM 6X NO CREDITO, QUE ERA A NORMA DO SISTEMA.
    TENTEI DIRETO NA SECRETARIA E NÃO ACEITARÃO, ATRAVÉS DO EMAIL DE RELACIONAMENTO COM ALUNO TBM NÃO FOI POSSÍVEL, (ME FORMEI E NÃO TIVE MAIS ACESSO AO CONTEÚDO DA CENTRAL), MSM ASSIM ENCAMINHEI VÁRIOS EMAIL SOLICITANDO QUE ACEITASSEM MINHA FORMA DE PAGAMENTO, TAMBÉM LIGUEI NO TELEFONE, MÁS NÃO ACEITARAM E NEM RESPONDERAM OS E-MAILS ( Q TENHO SALVO ATÉ HJ).

    RESULTADO, AGORA EM 2017 / 12 RECEBO UM COMUNICADO DQ MEU NOME ESTA NO SPC POR CONTA DESTA DIVIDA.

    OU SEJA A UNIOVE ERROU 2X.

    NÃO ACEITOU EM QUITAR MINHA DIVIDA NA ÉPOCA QUE EU TINHA O DINHEIRO.
    E EM COLOCOU MEU NOME NO SPC.
    (UMA VEZ QUE NÃO SOU MAL PAGADOR, ELES QUE NÃO ACEITARAM RECEBER).

  5. No ano de 2017 foi protesta por conta de três boletos que estavam em atraso, meu nome foi negativo e agora preciso pagar em torno de 300,00 no cartório para regularizar a minha situação, eu achei isso um absurdo. Gostaria de saber quais são os meus direitos nessa situação?
    A instituição e Fundação Santo André (FSA).

  6. Eu me mateiculei na faculdade Anhanguera em santo André só frequentei 5 dias desisti de ir..
    Passou uns meses eu fui la trancar matricula me falaram que so tinha opção de cancelar.. ai cancelaram e agora estao me cobrando mais de 4 mil reais reais e colocaram meu nome no SERASA..
    Estou desempregada a 2 anos e meio desesperada.. nao tenho dinheiro nem pra comer.. o que devo fazer ?

  7. Alguém respondeu vocês? Pq até hj ninguém me respondeu nada… e isso está me prejudicando muito… e pelo visto ñ tem o que ser feito

  8. Estava estudando Na Anhanguera combinamos o valor 398 me deram uma carta com esse valor Mais assinei um contrato com valor de 498 eles me informaram que era poderia ficar tranquila e agora vem o valor de 498 em Marco fui no atendimento eles disseram pra Eu no page is corrigir em 7 dias entao veio um bolero Mais caro 512 com jurros voltei la e eles pediram prazo de 10 dias pra arrumar ai chegou o bolteto de abril no valor 498 de março com jurros quando entro no financeiro eles entao cobrando Janeiro fevereiro 498 tb nossa esse e apenas um problems entre outros e Eu desisti e nao paguei preciso procurar meus direitos podem me ajudar? Obrigada

  9. Por motivos maiores eu parei de ir para faculdade fui só durante um mês e eles estao me cobrando fui verificar meu nome estava no SPC e um valor absurdo

  10. Boa tarde !

    Tenho uma dúvida,cursei 1 semestre na faculdade anhanguera e depois desisti por que não consegui continuar e agora depois de um ano meu nome esta negativado na Serasa e o pior no valor abusivo de quase 15.000,00 reais o que faço pois é um valor muito alto pra ser cobrado sendo que estudei 1 semestre na instituição.

    Obrigada!

  11. Boa tarde! Eu fiz uma matrícula por telefone e o rapaz falou que se eu não apresentasse nenhum documento em uma semana minha matrícula seria cancelada ,E não apresentei documentos por que mudaram meu horario de trabalho e eu nao iria conseguir estudar ,agora essa faculdade colocou meu nome no serasa e esta cobrando mais de 800 reais,Sendo que nunca fui em nenhuma aula.
    Alguém pode me ajudar?

  12. Na Estácio me matriculei e me cobram agora a dissolução de janeiro, fevereiro, março e abril e estou indignada no dia não me informaram isso!
    quase 1000.000 reais e estou desempregada!

  13. No meu caso, a dívida de 2.100,00 virou 36.000. Eles entraram com processo judicial, nunca fui notificado, só descobri quando começaram a bloquear minha conta bancária. Constantemente passo vergonha, vou pagar algo e conta bloqueada.

  14. Meu caso, eu estudei 4 anos na faculdade uniesp de Pres Epitácio cursei letras terminei em 2015 ,por conta de uma bolsa oferecida pela faculdade dizendo uniesp paga cem por cento para licenciatura, bom eu concluí a faculdade, aí vem o problema que a faculdade quer receber os 4 anos um valor absurdo que eu não posso pagar, porém eles levaram a justiça é querem judicialmente requerer meus bens ,isso seria possível.

  15. no meu caso a minha mensalidade e 400 reais deixei acumular 5 meses sem pagar, quando fui pedir pra renegociar, eles me deram um valor de 2996 reais juros muito alto. no caso eles pedem fazer isso? no caso o valor cheio da mensalidade….

Adicione um comentário