Skip to main content

Entenda como fazer para ter um PROCON em seu município

Entenda como fazer para ter um PROCON em seu município 01

Entenda como fazer para ter um PROCON em seu município 

O que é PROCON? 

A Fundação Procon foi o primeiro órgão a implementar o Programa de Municipalização da Defesa do Consumidor no Brasil, programa de extrema importância, não só pela divulgação da “PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR”, como também pelo estabelecimento de um intercâmbio de informações entre os municípios e adoção de medidas conjuntas para a valorização e respeito à cidadania em todo o Estado de São Paulo. 

O Procon possibilita:

  

• Prevenir e evitar conflitos nas relações de consumo;  

• Informar e conscientizar toda população (consumidores e fornecedores) sobre seus direitos;  

• Proteger e defender os consumidores;  

• Promover a harmonia nas relações de consumo;  

• Apresentar aos consumidores alternativas para melhorar suas escolhas no momento das compras, gerenciar seus gastos, evitar conflitos e cuidar de seu orçamento;  

• Melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo comércio e indústria, através do conhecimento e observação das leis e dos direitos do consumidor;  

• Firmar convênios com Municípios e Consórcios de Municípios, ampliando ainda mais os serviços de proteção e defesa do consumidor;  

• Manter corpo fiscalizatório próprio;  

• Aplicar integralmente os recursos arrecadados com as sanções administrativas na manutenção e no aprimoramento dos serviços de defesa do consumidor pelos entes municipais. 

Como ter um Procon em seu município? 

A Prefeitura municipal poderá firmar convênio com a Fundação Procon-SP. 

Compromissos assumidos para a implantação do Procon 

 

Prefeitura:  

• Instalação, manutenção e infraestrutura do órgão e corpo técnico;  

• Fornecimento de internet banda larga, telefone e fax.  

Procon/SP 

• Capacitação do corpo técnico;  

• Suporte técnico e operacional permanente;  

• Fornecimento de material educativo e de manuais de procedimentos;  

• Apoio na infraestrutura: a Fundação Procon poderá ceder aos municípios conveniados mobiliário e equipamentos de informática, além de custeio de despesas para viabilizar a participação dos Procons conveniados nos cursos de capacitação técnica da Fundação Procon.  

Formalização do Convênio

Para celebrar o convênio, na forma do Decreto n.º 58.963/13 e 45.059/2000, e demais normas correlatas, o Município deverá encaminhar à Fundação Procon/SP os documentos relacionados abaixo:  

A) Certificado de Regularidade do Município para celebrar Convênios – CRMC com Órgãos ou entidades do Governo do Estado de São Paulo (Decreto nº 52.479/07), que pode ser obtido através do site www.convenios.sp.gov.br;  

B) Termo do Convênio/Plano de Trabalho (solicitamos nos contatar para que possamos enviar o termo em arquivo eletrônico, para impressão com o Brasão do Estado e logo da Fundação Procon), em duas vias assinadas pelo Senhor Prefeito. 

 A respectiva documentação será encaminhada à Consultoria Jurídica da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (CJ) para emissão de parecer final.  

Uma vez autorizado, o convênio será assinado pela Diretoria Executiva da Fundação Procon/SP e publicado no Diário Oficial do Estado, com posterior encaminhamento à Prefeitura.  

Uma vez celebrado e publicado o convênio, a Prefeitura deverá instalar o Procon Municipal em 03 (três) meses, contados da assinatura do ajuste, bem como indicar os funcionários que irão trabalhar no órgão, para que estes participem e sejam aprovados no Curso Básico de Atendimento, pois só assim estarão aptos a atender a população. 

O funcionário responsável pela Coordenação do Procon Municipal deverá preferencialmente ter concluído o curso superior.  

Com o objetivo de manter a qualidade dos serviços oferecidos aos consumidores e os índices de resolução de conflitos, o órgão municipal deverá observar as orientações e procedimentos da Fundação Procon/SP. 

Lista dos municípios que já contam com Procon 

Para consultar a lista de municípios cadastrados, acesse: 

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

0 thoughts to “Entenda como fazer para ter um PROCON em seu município”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *