Skip to main content

Como fazer uma cobrança eficiente de clientes inadimplentes?

Como fazer uma cobrança eficiente de clientes inadimplentes? 02

Como fazer uma cobrança eficiente de clientes inadimplentes?

Devo, não nego, pago quando puder! Geralmente é assim que pensam os clientes inadimplentes. 

É preciso ter muita paciência para efetuar a cobrança pois clientes devedores, se cobrados de uma forma agressiva, pode fazer disso um jogo onde ninguém tem a ganhar. 

Sem contar que os clientes são protegidos por lei contra as chamadas cobranças abusivas. Segundo o Código de Defesa do Consumidor Art. 42 ” Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”. 

Sabendo-se disso, começamos a primeira dica para se efetuar uma cobrança eficiente é: Siga à risca o que orienta o CDC – Código de Defesa do Consumidor quanto as formas corretas de se cobrar dívidas. 

Ouça o cliente inadimplente 

Independente da credibilidade do que ele fala, dar a ele a chance de salvar a reputação dele é uma forma de abrir caminhos para uma negociação.

Apresente o valor da dívida já pronta 

Se há um acordo de multa e juros pelo atraso, deixe bem claro que é tudo em função do prazo a mais dado ao cliente. E, lembre ao seu cliente inadimplente o que foi entregue, o que foi vendido. É preciso deixar claro que ele se beneficiou de algo que você o proporcionou. 

Ofereça opções de parcelamento 

Se, após os contatos com o cliente, este ainda não der uma resposta positiva quanto à possibilidade de pagamento da dívida, ofereça opções de negociação e parcelamento. 

Invista em tecnologia 

Mesmo que você não tenha um departamento próprio de cobrança, investir em tecnologia é fundamental para ter uma base de informações confiável para se organizar e definir ações assertivas para cada tipo de devedor.  

Um programa para cadastro, por exemplo, é fundamental para organizar dados pessoais e o histórico de compras de cada cliente. 

Lembre o cliente que a data de quitação está chegando 

Outra boa estratégia é fazer a cobrança por SMS, WhatsApp ou e-mail, enviando uma mensagem para lembrar o cliente da data do pagamento que se aproxima. 

Isso ajuda os esquecidos e lembra aos demais que você está atento em relação aos prazos. 

Conversas telefônicas 

Não existe um modelo para esse tipo de atendimento, visto que tudo depende de como a conversa com o cliente flui. No entanto, existem algumas orientações e dicas que aumentam as chances de sucesso: 

A) esteja preparado para todas as situações, imaginando as possíveis desculpas que o cliente pode dar e sabendo como rebatê-las rapidamente, com compreensão e educação; 

B) tenha todas as informações referentes à cobrança em mãos. Assim, é mais fácil manter a conversa sob controle; 

C) faça perguntas em aberto, tentando extrair o máximo de informações para que se chegue a um acordo; 

D) seja amigável e estabeleça uma conexão de empatia com o cliente, mas sem desviar o foco do objetivo; 

E) evite o confronto, mas mantenha-se no controle da situação; 

F) esteja munido de novas opções de pagamento, como um desconto, aumento do número de parcelas etc, para chegar mais facilmente a um acordo. 

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *