Skip to main content

Como consultar processos online?

Como consultar processos online? 02

Como consultar processos online?

Tipos de processos 

Processo civil: é um ramo do direito público, que designa normas de atuação no caso de atos que conduzem à aplicação do direito subjetivo, com o objetivo de solucionar algum tipo de conflitos de interesses. 

No Brasil, um processo civil decorre de acordo com as normas estabelecidas pelo Código Civil Brasileiro.

Processo trabalhista: está relacionado com o incumprimento de alguma norma estabelecida pela legislação trabalhista.

Algumas das normas estabelecidas pelo Código Civil são aplicadas no âmbito do trabalho, e quando alguma dessas normas é quebrada, pode ser instaurada uma ação trabalhista. 

Processo administrativo: é regido pelas normas contidas na lei nº 9.784 de 29 de Janeiro de 1999.  

Tem como objetivo proteger os administrados e garantir um melhor desempenho das funções administrativas. 

Em muitos casos, o processo administrativo é aplicável aos servidores públicos, que no caso de infrações no cumprimento das suas funções, podem ser sujeitos a alguma pena. 

Processo penal: é uma área do direito público, em que um determinado Estado exerce o seu poder de forma a aplicar o direito penal em casos específicos.  

O processo penal é regido pelo Código do Processo Penal.  

O Direito Processual Penal tem como objeto de estudo a legitimação da autoridade do Estado de aplicar penas no decorrer de um processo penal. 

Como consultar?

Acesse o site do Tribunal de Justiça de seu Estado que lá, você poderá encontrar as seguintes opções:

Consulta por telefone: andamento processual: Permite a todos consultar o andamento processual, com informações resumidas sobre despachos, decisões, sentenças, e certidões expedidas pelo juízo. 

Para efetuar a consulta, basta ligar pata o Tribunal de Justiça de seu estado e seguir as instruções, escolher o canal de voz ou fax e digitar pausadamente o número do processo. Para informações mais detalhadas, utilize a consulta pública. 

Consulta pública online: andamento processual: Permite a todos consultar o andamento processual e visualizar as peças de natureza pública – como despachos, decisões, sentenças e certidões – expedidas pelo juízo. 

Basta acessar o site do Tribunal de Justiça de seu estado e preencher corretamente o cadastro que necessita de número de Processo, OAB, CPF/CNPJ, Nome da Parte, Procurador e Número do Inquérito. 

Consulta especial – Visualização de peças do processo: Os usuários cadastrados no site do Tribunal de Justiça de seu estado podem consultar o processo eletrônico na íntegra, ou seja, visualizar todas as peças. 

Para ter acesso à visualização de todas as peças dos processos, o usuário deve estar cadastrado para acesso ao processo eletrônico, ter feito a validação presencial em uma unidade de protocolo judicial e estar de posse de senha válida, informada no cadastramento ou alterada posteriormente, sendo obrigatório que: 

  • advogado esteja cadastrado no perfil correto; 

  • parte (autor ou réu) esteja cadastrada no perfil correto e vinculada como uma das partes do processo, ou como representante no caso dos juizados; 

  • perito esteja cadastrado no perfil correto e tenha o processo em que atua associado pela secretaria do juízo ao seu cadastro. 

Consulta de audiências gravadas: Os usuários cadastrados podem consultar os vídeos gravados das audiências realizadas nas ações em tramitação na Justiça Federal de seu estado seguindo os procedimentos do manual mediante atendimento dos requisitos técnicos. 

Requisitos técnicos para atuação no processo eletrônico: Para o ajuizamento e o peticionamento intercorrente, bem como para a visualização das peças processuais e a intimação eletrônica, o computador e os aplicativos utilizados pelo usuário devem atender a requisitos técnicos específicos. 

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *