Skip to main content

Como escolher a melhor aplicação financeira para minha empresa?

Como escolher a melhor aplicação financeira para minha empresa? Brasil consultas 02

Como escolher a melhor aplicação financeira para minha empresa?

É comum ao empresariado em geral, sempre que precisam fazer uma aplicação financeira, recorrer de pronto às sugestões do gerente de seu banco. No entanto, é preciso ficar atento nas sugestões recebidas.

Os gerentes estão sempre interessados no que é melhor para a instituição bancária e, muitas vezes, até em seu próprio benefício.

Geralmente, são oferecidos aplicações na qual a empresa pague juros ao banco, porém, existem aplicações nas quais é possível a empresa receber juros dos bancos.

As três aplicações mais utilizadas pelas empresas são:CDB, Compromissadas e Fundos de Investimentos.

Como escolher a melhor aplicação financeira para minha empresa? Brasil Consultas

CDB

É a sigla para Certificado de Depósito Bancário.

Esses certificados são títulos que os bancos emitem para captar dinheiro das pessoas. Dessa forma, o banco remunera com juros, que varia de acordo com o valor emprestado, a quem emprestou.

Existem basicamente 2 tipos de CDB. Os pré-fixados e os pós-fixados.

A diferença entre o CDB prefixado e o CDB pós-fixado é que no primeiro caso, você sabe exatamente qual será o seu lucro ao final da aplicação.

Já no segundo, pode até ter uma ideia de acordo com as perspectivas de mercado, mas não tem certeza de qual será o rendimento.

A vantagem de investir no CDB, é que, pelo fato da economia brasileira ter juros altíssimos, esse investimento eleva os rendimentos.

Compromissadas

Operação compromissada é aquela em que o vendedor assume o compromisso de recomprar os títulos que “emprestou” em uma data futura pré definida e com o pagamento de remuneração pré estabelecida.

As operações compromissadas ocorrem quando há o compromisso de realizar uma operação contrária àquela que realizou, ou seja, se o banco vendeu, ele se compromete a comprar de volta, ou, se comprou, se compromete a vender.

Assim como o CDB, as compromissadas também são consideradas um título de renda fixa e, para o cliente, as operações são muito semelhantes.

Fundos de investimentos

Um fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas) com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aquisição de uma carteira formada por vários tipos de investimentos conhecidos como ativos.

Uma das grandes vantagens dos fundos de investimentos é o ganho de escala.

Caso o investidor decida investir sozinho, sua rentabilidade seria de 12%. Agora, caso fosse possível reunir 10 investidores com os mesmos investimentos, o investimento poderia ser feito no título B e todos os investidores obteriam uma rentabilidade maior do que se tivessem investido separadamente.

Ao avaliar custos de diferentes fundos para tomada de decisão, procure comparar fundos de uma mesma categoria. Isso porque a gestão de um fundo multimercado é mais complexa do que um fundo de Renda Fixa.

Antes de selecionar o tipo de fundo a se investir, é fundamental analisar o risco do produto, a gestora que distribui o fundo e verificar se está de acordo com o seu perfil de investidor.

Dica

Portanto, antes de investir em sua empresa, lembre-se: se você sempre aceitar a primeira sugestão do gerente, é pouco provável que essa seja a melhor opção.

Sendo assim, pergunte diretamente ao gerente quais as opções para aplicações em CDB, Compromissada e Fundos de Investimentos.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *