Skip to main content

Como consultar MEI pelo nome ou CPF?

Algumas coisas burocráticas podem parecer bem mais difíceis do que realmente são. Consultar o MEI pelo nome ou CPF é um exemplo disso. Por meio do Brasil Consultas tudo isso se torna mais simples em apenas alguns cliques.
Mas antes de mais nada, vamos destrinchar algumas dúvidas que podem surgir ao decorrer desse processo, então vamos lá!

O que é o MEI?

MEI é a abreviação para Microempreendedor Individual. Ele é um dos modelos de figuras jurídicas brasileiras. Sendo indicada para as pessoas que trabalham por conta própria e que buscam formalizar a sua atividade.

Por meio do MEI, o microempreendedor tem acesso a diversos benefícios, como aposentadoria, facilidade na obtenção de empréstimos, simplificação dos impostos, auxílio doença e outros.

Mesmo sendo uma empresa de um homem só, o MEI também recebe um número de CNPJ. O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é um número de identificação único, ou seja, cada empresa tem o seu.

O número de CNPJ é essencial para que o MEI consiga administrar melhor o seu negócio. Por exemplo, o CNPJ é obrigatório na emissão de notas fiscais, através dele é possível conseguir melhores preços com os fornecedores, conseguir financiamentos destinados a empresas e entrar em processos licitatórios.

Apesar de ser importante, é comum que nem todos os microempreendedores tenham guardado o seu número de CNPJ. Mas isso não chega a ser um grande problema, afinal é possível consultar o número MEI pelo CPF do empreendedor.

É possível consultar MEI pelo CPF, de forma totalmente gratuita, pelo Portal do Empreendedor do Governo Federal.

Passo a passo para consultar MEI pelo CPF

O Portal do Empreendedor é uma página do site do Governo Federal destinada exclusivamente aos microempreendedores individuais. Nela é possível encontrar todas as informações necessárias para abrir um MEI, além de serviços e capacitação para esses pequenos empresários.

É nesse portal que o microempreendedor consegue emitir um Certificado de Condição de Microempreendedor Individual. Documento que traz todas as informações sobre o MEI, incluindo o seu número de CNPJ.

Sendo assim, para ter acesso a esse documento, é necessário apenas o número de CPF do titular da empresa e um cadastro para utilizar o sistema gov.br.

Caso não tenha o cadastro, o próprio sistema vai indicar como fazer. Não demora, é gratuito e o seu cadastro permite o acesso a vários serviços do governo, como o aplicativo do SUS ou a Carteira de Trabalho digital.

A primeira coisa para consultar MEI pelo CPF é entrar no site do Portal do Empreendedor.

Na página inicial você vai encontrar diversos quadros com imagens diferentes que oferecem diferentes opções. Procure pelo quadro que diz “Já sou MEI” e clique nele.

Você será direcionado para outra página com várias opções de serviços e informações para o microempreendedor. A primeira opção é “Emissão de Comprovante (CCMEI)”. Clique nesse quadro.

Novamente, você será redirecionado a outra página. Dessa vez ela é exclusiva sobre o CCMEI e traz uma explicação sobre o documento e sua utilidade.

No final do texto, existem três opções para o usuário: “Emissão de Comprovante (CCMEI)”, “Perguntas Frequentes” e “Ajuda”. Mais uma vez clique em “Emissão de Comprovante (CCMEI)”.

Agora, você será levado a uma página de login. Escolha a opção “Entrar com gov.com” e digite o seu login e senha. Em seguida abrirá uma página referente ao tipo de consulta. Marque a opção CPF, preencha o campo indicado e clique em continuar.

Em seguida, o CCMEI será exibido na tela com diversas informações sobre o microempreendedor individual. Por exemplo:

  • Nome Fantasia
  • Endereço Comercial
  • Forma de atuação
  • Data de abertura
  • Número do CNPJ
  • Situação Cadastral
  • Capital Social
  • Período de atuação como MEI
  • Atividade principal
  • Ocupação principal conforme CNAE

Consultar MEI pelo nome ou CPF no Brasil Consultas

O procedimento para consultar os dados do MEI por CPF do titular é bastante simples. Uma das grandes vantagens do Microempreendedor Individual (MEI), é poder realizar a maior parte dos procedimentos para manutenção das formalidades do seu negócio pela internet.

Consultar dados de clientes

Por meio da Brasil Consultas, você consegue ter acesso a esses dados com apenas alguns cliques, pois a plataforma possui um acervo online completo para análise de crédito, prevenção de fraudes, cobrança e localização.
A plataforma apresenta informações de todos os órgãos de proteção ao crédito, sempre atualizadas e disponíveis 24 horas.
E é sempre importante atentar-se a questões que envolvem os dados dos clientes, pois informações como endereços e números de telefone podem mudar sem um prévio por parte da empresa e depois fica difícil de serem localizados.

No nosso site fornecemos consulta de CPF e CNPJ para avaliar a situação de crédito do seu cliente e evitar inadimplência. Atualmente, é possível consultar uma pessoa através dos seguintes dados:

  •  Nome Completo – a forma mais comum de conhecermos uma pessoa e o primeiro dado ao qual, geralmente, temos acesso. Por isso, a Brasil Consultas disponibiliza essa ferramenta, que permite consultar o CPF pelo nome.
  • CPF – Disponibilizamos uma pesquisa completa de dados utilizando apenas o CPF, sem a necessidade de outras informações.
  • CNPJ – Uma busca por CNPJ é ideal para quem precisa consultar sócios ou informações de uma empresa.
  • Endereço – Também é possível ter acesso a informações de uma pessoa ou empresa apenas com seu endereço fixo ou CEP.
  • Placa do veículo – Descubra a procedência de um veículo através de sua placa ou CPF do dono.

Quem pode fazer uma consulta de CPF ou CNPJ pelo nome?

Por questões de segurança da informação, apenas empresas cadastradas e autorizadas podem consultar essas informações, como empresas de cobrança e negociação, financeiras, marketing e prospecção de clientes e no Plano Pós Pago.
Em qualquer caso, é importante salientar que as informações adquiridas são sigilosas e confidenciais, e quem realiza a consulta tem a responsabilidade de manter toda e qualquer informação protegida.
Lembre-se de que vazar dados pessoais de terceiros é crime e que essas informações podem ser utilizadas em golpes e fraudes.

Através do Brasil Consultas, você pode fazer consulta do CPF e CNPJ do Empreendedor. Nós disponibilizamos consultas de crédito, veículos e também de localização de pessoas e empresas, caso seja necessário para você.
O cadastro no site Brasil Consultas é gratuito e as consultas são comercializadas nos planos Pré-Pago e Pós-Pago, que funcionam da seguinte forma:
Pessoa Física (Pré-Pago)

  • Você cria uma conta Pessoa Física e preenche seus dados.
  • Após confirmação da conta clique em (Comprar Crédito), escolha o valor da recarga, efetue o pagamento e escolha a consulta que deseja realizar no menu lateral.
  • Nesse plano você tem disponível: consultas de CPF e CNPJ para análise de crédito e Consultas veiculares.
    Pessoa Jurídica (Pré-Pago e Pós-Pago):
  • Você cria uma conta da mesma forma que na Pessoa Física, porém você escolhe entre as opções plano Pré-Pago e plano Pós-Pago.
  • No plano Pré-Pago você tem disponível: Consultas de CPF e CNPJ para análise de crédito, consultas veiculares.
  • No plano Pós-Pago você tem consultas disponíveis para contas de Pessoa Jurídica: Consultas de CPF e CNPJ para análise de Crédito, consultas, Localiza pessoas e empresas para ações de marketing, prevenção a fraude e cobrança, consultas de veículos por meio da Placa e Chassi ou RENAVAM.

Este artigo sobre como consultar o MEI pelo Nome ou CPF esclareceu suas dúvidas? Deixe um comentário com sua opinião ou entre em contato com a gente.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.