Skip to main content

Quem tem direito ao Bilhete Único Especial – Sptrans?

Quem tem direito ao Bilhete Único Especial – Sptrans?

Bilhete Único é um cartão que armazena valores em reais para o pagamento de passagens no transporte público da cidade de São Paulo (ônibus, micro-ônibus, Metrô e CPTM).

Também feito fundamentado na Lei, existe o Bilhete Único Especial foi criado para dar gratuidade para pessoas que tem acesso a esse direito, que são:

  • Idosos
  • Pessoas com Deficiência
  • Gestante
  • Obesos

Todos os cartões podem ser utilizados nos ônibus municipais e também nas linhas da CPTM e do Metrô.

Se você se encaixa em um desses perfis, fique atento para saber o que é necessário para você tirar seu Bilhete Único Especial.

Bilhete Único Especial para Idosos

De acordo com o Estatuto do Idoso, se você tem 60 anos de idade ou mais, é considerado idoso. No Brasil, assim como em outros países, esse é o grupo populacional que mais cresce e, portanto, precisa de merecida atenção especial do Poder Público

Para o grupo de idosos ter acesso ao Bilhete Único Especial existem duas opções:

  1. A) Compareça com os seguintes documentos, no posto da SPTrans mais próximo de sua residência:

Originais e cópias simples:Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, CIE); CPF (caso o número não conste no documento apresentado);
– Comprovante recente de residência – máximo 06 meses (conta de telefone, luz , gás, etc. ;
– 1 foto 3×4 recente (padrão documento);
– Informação do número(s) de telefone para contato; e do e-mail (não obrigatório).

No caso de dificuldade de locomoção, também existe a opção de enviar as cópias dos documentos citado acima pelos Correios, para a Caixa Postal 77075 – CEP:01014-970.

Bilhete Único para Pessoas com Deficiência

Para tirar esse tipo de Bilhete Único é necessário antes preencher um cadastro online através do link: http://www.sptrans.com.br/Deficiente/

Depois, é necessário gerar o Relatório Médico que será preenchido pelo médico de sua escolha, que também deve estar cadastrado.

Feito esses dois procedimentos, é preciso comparecer a um dos Postos de Atendimento da SPTrans, de 2ª a 6ª, das 8h às 16h e apresentar:

– documento de identificação com foto (original e cópia);
– comprovante de endereço recente com CEP (original e cópia);
– Relatório Médico válido por 90 dias (preenchido e assinado pelo médico); e laudo de exames, quando estabelecido no Anexo I da Portaria 001/11 – alterada pela Portaria Conjunta SMT/SMS nº 004-11/04/2018.

Bilhete Único Especial para Gestante

As gestantes interessadas deverão comparecer a um dos Postos de Atendimento da SPTrans, de 2ª a 6ª, das 8h às 16h, com originais e cópias do RG, comprovante de endereço e atestado médico indicando o período de gestação.

Bilhete Único Especial para Obeso

Para ter direito à esse tipo de Bilhete, o interessado deverá ter um Índice de Massa Corporal superior a 39,9, comprovado pelos atendentes dos Postos de Atendimento.

Não há necessidade de apresentação do laudo médico.

Os interessados deverão comparecer a um dos Postos de Atendimento da SPTrans, de 2ª a 6ª, das 8h às 16h, com seu RG e comprovante de endereço com CEP(original e cópia).

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *