Skip to main content

Quais cuidados devo ter antes de abrir uma franquia?

Quais cuidados devo ter antes de abrir uma franquia?

Quais cuidados devo ter antes de abrir uma franquia?

O que é franquia?

Franquia é um sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.

Eventualmente, diz a lei, o franqueador também cede o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.

O termo franquia é utilizado tanto para designar o sistema quanto a pessoa jurídica que participa de uma rede de franquias (a unidade franqueada).

O termo franchising é comumente utilizado para designar a estratégia de distribuição e comercialização de produtos e serviços. Para que uma rede seja criada, o Sistema de Franquias pressupõe dois participantes: o franqueador e o franqueado.

Cuidados antes de se abrir uma franquia

Investimento total para abertura do negócio: Deve ser analisado todos os custos para a abertura da franquia, desde ponto comercial, equipamentos, instalações, estoque, despesas operacionais, taxa de franquia e capital de giro.

O dinheiro a ser investido deve estar disponível, não faça dívidas com bancos e credoras para iniciar uma franquia.

Faturamento médio mensal e a margem de lucro líquido: tendo conhecimento sobre o faturamento médio mensal que a franquia oferece e qual a margem de lucro líquido do negócio, dá pra avaliar a rentabilidade da franquia, que geralmente varia de 10 a 15 % do faturamento.

Duração de contrato e renovação: o contrato firmado entre franquia e franqueado é renovado a cada cinco anos. Dentro deste prazo, o empreendedor deve recuperar o investimento e ainda ganhar dinheiro. Esteja atento à renovação de contrato, pois há redes que cobram todas as taxas de abertura novamente, outras que dão descontos e, ainda, aquelas que não cobram nada.

Recuperação de investimento inicial: o prazo de retorno é de 18 a 24 meses para microfranquias, que exigem baixo investimento, e de 36 meses para franquias que necessitam de investimento maior, porém, se houver real dedicação do franqueado, esse retorno pode vir em um prazo menor.

Ponto comercial: deve-se avaliar se na cidade ou região de interesse existem locais que cumpram os requisitos estabelecidos pelo franqueador, como fluxo de pessoas, perfil do público, renda etc.

Além disso, é preciso checar se há exclusividade de território e de quem é a preferência para abertura de uma segunda unidade na mesma região.

Consulte outros franqueados: converse com os franqueados atuais e também com aqueles que fecharam as portas do negócio. Lembre-se que a franquia é obrigada a entregar uma lista com nome, telefone e endereço desses franqueados.

Tempo de mercado: uma rede leva três anos para atingir a maturidade, com esse tempo, é possível testar o modelo de negócio, sua atuação no mercado e como enfrenta períodos de alta e de baixa no consumo.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *