Quais cuidados devo ter antes de abrir uma franquia?
O que é franquia?
Franquia é um sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.
Eventualmente, diz a lei, o franqueador também cede o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.
O termo franquia é utilizado tanto para designar o sistema quanto a pessoa jurídica que participa de uma rede de franquias (a unidade franqueada).
O termo franchising é comumente utilizado para designar a estratégia de distribuição e comercialização de produtos e serviços. Para que uma rede seja criada, o Sistema de Franquias pressupõe dois participantes: o franqueador e o franqueado.
Cuidados antes de se abrir uma franquia
Investimento total para abertura do negócio: Deve ser analisado todos os custos para a abertura da franquia, desde ponto comercial, equipamentos, instalações, estoque, despesas operacionais, taxa de franquia e capital de giro.
O dinheiro a ser investido deve estar disponível, não faça dívidas com bancos e credoras para iniciar uma franquia.
Faturamento médio mensal e a margem de lucro líquido: tendo conhecimento sobre o faturamento médio mensal que a franquia oferece e qual a margem de lucro líquido do negócio, dá pra avaliar a rentabilidade da franquia, que geralmente varia de 10 a 15 % do faturamento.
Duração de contrato e renovação: o contrato firmado entre franquia e franqueado é renovado a cada cinco anos. Dentro deste prazo, o empreendedor deve recuperar o investimento e ainda ganhar dinheiro. Esteja atento à renovação de contrato, pois há redes que cobram todas as taxas de abertura novamente, outras que dão descontos e, ainda, aquelas que não cobram nada.
Recuperação de investimento inicial: o prazo de retorno é de 18 a 24 meses para microfranquias, que exigem baixo investimento, e de 36 meses para franquias que necessitam de investimento maior, porém, se houver real dedicação do franqueado, esse retorno pode vir em um prazo menor.
Ponto comercial: deve-se avaliar se na cidade ou região de interesse existem locais que cumpram os requisitos estabelecidos pelo franqueador, como fluxo de pessoas, perfil do público, renda etc.
Além disso, é preciso checar se há exclusividade de território e de quem é a preferência para abertura de uma segunda unidade na mesma região.
Consulte outros franqueados: converse com os franqueados atuais e também com aqueles que fecharam as portas do negócio. Lembre-se que a franquia é obrigada a entregar uma lista com nome, telefone e endereço desses franqueados.
Tempo de mercado: uma rede leva três anos para atingir a maturidade, com esse tempo, é possível testar o modelo de negócio, sua atuação no mercado e como enfrenta períodos de alta e de baixa no consumo.