Quais aplicativos calculam o tempo que falta para aposentadoria?

Quais aplicativos calculam o tempo que falta para aposentadoria?

Aplicativos com utilidade como os que calculam o tempo restante para a aposentadoria são bem interessantes, mas encontram-se ameaçados de defasagem pois, com a troca de governo e o desejo de mudança na Reforma da Previdência, muitos critérios utilizados por esses aplicativos podem sofrer alterações e levaria um tempo até que se fizesse sua atualização.

Existem para o fim de cálculo de tempo restante para aposentadoria alguns aplicativos que oferecem esses serviços, inclusive um oficial lançado pelo próprio Dataprev e alguns não oficiais, mas que oferecem serviços bem interessantes.

Vamos falar nesse artigo sobre os aplicativos que oferecem esse tipo de serviço e começaremos com o oficial do Dataprev.

1) Aplicativo “Meu INSS” (Oficial Dataprev)

Esse aplicativo está disponível para PC e celulares Android e iPhone e para poder utilizar os seus serviços, antes é necessário fazer um cadastro no Portal do Cidadão através do link:

https://portalcidadao.dataprev.gov.br

É importante que esse cadastro seja feito porque o INSS recupera informações registradas em sua plataforma e não haverá necessidade de preenchimento manual de seus dados.

Além da utilidade de se poder fazer uma simulação manual ou automático do tempo que falta para sua aposentadoria, o aplicativo permite também acesso à importantes serviços como dar entrada em solicitação de benefícios, atualização de cadastro no INSS, emissão de extratos de histórico de contribuição e até mesmo marcação de atendimento presencial em qualquer agência do INSS.

2) PrevApp

Não é um aplicativo oficial e só está disponível para aparelhos celulares Android, efetua a simulação do tempo faltante de forma bem parecida com o aplicativo Meu INSS, permite que se faça a simulação estabelecendo cálculos através de condições específicas, como facultativo, individual, avulso, etc.

Este aplicativo também permite acesso para verificação de benefícios como auxílio doença por acidente e salário-maternidade e possui um guia de informações da Previdência muito bom.

A vantagem desse app é que ele é o que possui atualização mais recente, foi atualizado agora, no mês de fevereiro de 2019.

3) Minha Aposentadoria

Esse é um aplicativo é o mais simples entre todos, para que ele faça o cálculo é necessário que se insira idade e tempo de contribuição para que ele informe o ano em que se pode dar entrada na aposentadoria.

O que faz esse aplicativo não ser tão confiável, é que ele não faz a leitura de detalhes que interferem no tempo calculado através da natureza da inscrição do segurado, nem diferencia aposentadoria urbana de aposentadoria rural.

O próprio site informa sobre essas limitações e orienta os usuários para confirmar as informações junto a Previdência Social.

Sending
User Review
0 (0 votes)

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Adicione um comentário