Skip to main content

O que faz um senador?

O que faz um senador?

Senador é o único político que é eleito para um mandato de 8 anos por meio de eleições diretas, que representará um estado da federação ou unidade federativa para compor o parlamento, formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três senadores e cada senador será eleito com dois suplentes, que não recebem votos, mas são indicados em chapas junto com os nomes dos titulares.

Para poder se candidatar ao cargo de senador é preciso preencher os seguintes requisitos:

  • ser brasileiro ou brasileira (nascido ou naturalizado);
  • ter idade mínima de 35 anos;
  • estar inscrito em algum partido político;
  • possuir domicílio eleitoral no estado pelo qual está concorrendo ao cargo;
  • ter o pleno exercício dos direitos políticos.

Como o mandato de senador dura oito anos, a renovação das vagas é feita da seguinte forma: você vota em um senador em uma eleição e em dois senadores na eleição seguinte.

O que faz um Senador?

O senador será um representante de seu eleitorado e de seu estado, devendo ser fiel aos compromissos que fez durante sua campanha.

Ele também integrará as comissões do senado, que podem ser temporárias ou permanentes, onde se discutem problemas como economia, agricultura e segurança, por exemplo.

As comissões do senado fazem ainda debates em torno de projetos de lei, emendas constitucionais, dentre outros projetos.

Também tem outras funções como legislar, julgar e autorizar de acordo com suas capacidades.

Legislar – o senador irá propor novas leis, normas e alterações na Constituição, além de revisar e analisar as propostas enviadas por deputados.

Julgar – somente o senador pode processar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes considerados de responsabilidade, também só eles podem julgar os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza que sejam relativos aos seus cargos.

Também julgam Ministros do Supremo Tribunal Federal, membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, do Procurador-Geral da República e do Advogado-Geral da União.

Autorizar – somente os senadores podem autorizara indicação feita pelo Poder Executivo de nomes para ocupar cargos como o de diretor do Banco Central e os nomes de diplomatas brasileiros que representaram o Brasil no Exterior através dos consulados.

Também autorizam a autorização transações de crédito e aprovação de contas públicas.

Hoje o Senado é composto por 81 parlamentares que ganham um salário de R$ 33.763.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *