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O que é um diferencial competitivo de uma empresa?

 

O que é um diferencial competitivo de uma empresa?

O diferencial competitivo é o que leva os clientes a sempre preferirem comprar de você, mesmo tendo ofertas da concorrência e quando há uma diferença de preço.

A vantagem competitiva é o que faz a sua empresa ser a preferida pelos clientes, pois só você oferece um produto com tamanha qualidade ou um atendimento diferenciado.

Esses atributos, que tornam a empresa única pela visão do cliente, são o motivo pelo qual algumas empresas mantêm as vendas mesmo durante períodos de crise.

Quando um diferencial competitivo é válido?

Um diferencial competitivo só é válido quando os consumidores percebem esse valor.

Dessa forma, além de buscar fatores diferenciadores, as empresas devem criar planos claros de comunicação para divulgar essas características e atrair mais clientes.

A teoria da vantagem competitiva explica que ela é o diferencial que as empresas têm em relação às suas concorrentes, e somente com algo único é possível fidelizar o consumidor.

Quais as características de um diferencial competitivo?

  • Não ser imitado facilmente;
  • Ser único;
  • Aplicação de Sustentabilidade;
  • Ser Superior aos concorrentes;
  • Estar Aplicável a múltiplas situações.

Por que as empresas devem procurar se diferenciar?

Empresas que se diferenciam aumentam seu marketshare e ganham prestígio no mercado.

Se todas fizessem tudo da mesma forma, entregassem um produto com a mesma qualidade, no mesmo tempo, com o mesmo preço e tivessem o mesmo prestígio dos consumidores, não haveria motivos para o cliente escolher um produto ao invés de outro.

Quais diferenciais podem auxiliar as empresas de forma prática?

  • Ter preço baixo e valor agregado;
  • Facilidade de Compra;
  • Confiança;
  • Garantia e Assistência Técnica;
  • Consciência;
  • Possuir direitos Autorais e ou Patentes;
  • Subsídios Governamentais;

Quais as melhores formas de criar vantagens competitivas?

Existem algumas formas para que sua empresa crie vantagens competitivas e se diferencie dos concorrentes.

Além dos diferenciais necessários para o produto/serviço, é essencial que o relacionamento com o cliente também tenha um algo a mais.

Uma estratégia de comunicação é diferenciada quando está completamente voltada para as necessidades do público.

Uma das maneiras de realizar essas ações é com a internet. Sua empresa pode criar conteúdo específico para captar clientes, e ele não precisa ser voltado ao seu produto ou serviço.

O conteúdo oferecido deve agregar valor e fornecer informações relevantes aos leitores.

Que erros devo evitar para buscar um diferencial competitivo?

  • Não imponha sua marca, ajude seu público-alvo a tomar boas decisões;
  • Não diminua seu preço, aumente a qualidade dos seus produtos;
  • Não pense apenas em clientes novos.

 

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