O que é um diferencial competitivo de uma empresa?
O diferencial competitivo é o que leva os clientes a sempre preferirem comprar de você, mesmo tendo ofertas da concorrência e quando há uma diferença de preço.
A vantagem competitiva é o que faz a sua empresa ser a preferida pelos clientes, pois só você oferece um produto com tamanha qualidade ou um atendimento diferenciado.
Esses atributos, que tornam a empresa única pela visão do cliente, são o motivo pelo qual algumas empresas mantêm as vendas mesmo durante períodos de crise.
Quando um diferencial competitivo é válido?
Um diferencial competitivo só é válido quando os consumidores percebem esse valor.
Dessa forma, além de buscar fatores diferenciadores, as empresas devem criar planos claros de comunicação para divulgar essas características e atrair mais clientes.
A teoria da vantagem competitiva explica que ela é o diferencial que as empresas têm em relação às suas concorrentes, e somente com algo único é possível fidelizar o consumidor.
Quais as características de um diferencial competitivo?
- Não ser imitado facilmente;
- Ser único;
- Aplicação de Sustentabilidade;
- Ser Superior aos concorrentes;
- Estar Aplicável a múltiplas situações.
Por que as empresas devem procurar se diferenciar?
Empresas que se diferenciam aumentam seu marketshare e ganham prestígio no mercado.
Se todas fizessem tudo da mesma forma, entregassem um produto com a mesma qualidade, no mesmo tempo, com o mesmo preço e tivessem o mesmo prestígio dos consumidores, não haveria motivos para o cliente escolher um produto ao invés de outro.
Quais diferenciais podem auxiliar as empresas de forma prática?
- Ter preço baixo e valor agregado;
- Facilidade de Compra;
- Confiança;
- Garantia e Assistência Técnica;
- Consciência;
- Possuir direitos Autorais e ou Patentes;
- Subsídios Governamentais;
Quais as melhores formas de criar vantagens competitivas?
Existem algumas formas para que sua empresa crie vantagens competitivas e se diferencie dos concorrentes.
Além dos diferenciais necessários para o produto/serviço, é essencial que o relacionamento com o cliente também tenha um algo a mais.
Uma estratégia de comunicação é diferenciada quando está completamente voltada para as necessidades do público.
Uma das maneiras de realizar essas ações é com a internet. Sua empresa pode criar conteúdo específico para captar clientes, e ele não precisa ser voltado ao seu produto ou serviço.
O conteúdo oferecido deve agregar valor e fornecer informações relevantes aos leitores.
Que erros devo evitar para buscar um diferencial competitivo?
- Não imponha sua marca, ajude seu público-alvo a tomar boas decisões;
- Não diminua seu preço, aumente a qualidade dos seus produtos;
- Não pense apenas em clientes novos.