Skip to main content

O que é FMI?

O que é FMI?

O que é FMI?

O FMI, também conhecido como Fundo Monetário Internacional, foi concebido em uma conferência da ONU em Bretton Woods, New Hampshire, Estados Unidos, em julho de 1944.

Os 44 países dessa conferência procuraram construir um quadro de cooperação econômica para evitar a repetição da concorrência de desvalorizações que contribuíram para a Grande Depressão da década de 1930.

Qual o objetivo do FMI?

O principal objetivo do FMI é assegurar a estabilidade do sistema monetário internacional – o sistema de taxas de câmbio e os pagamentos internacionais que permitem aos países (e seus cidadãos) negociar uns com os outros.

O mandato do Fundo foi atualizado em 2012 para incluir todas as questões do setor macroeconômico e financeiro que influenciam a estabilidade global.

O que o FMI faz para assegurar a estabilidade do sistema monetário internacional?

Acompanha a economia global e as economias dos países membros, efetua empréstimos a países com dificuldades de balança de pagamentos; e propiciona ajuda prática aos membros do FMI.

Que tipo de supervisão o FMI faz?

O FMI supervisiona o sistema monetário internacional e monitora as políticas econômicas e financeiras dos seus 189 países membros.

Como parte deste processo, que ocorre tanto a nível global como em países individuais, o FMI destaca os possíveis riscos para a estabilidade e aconselha os ajustamentos políticos necessários.

Como funciona o empréstimo do FMI?

Uma das principais responsabilidades do FMI é fornecer empréstimos aos países membros que enfrentam problemas reais ou potenciais de balança de pagamentos.

Esta assistência financeira permite aos países reconstruir suas reservas internacionais, estabilizar suas moedas, continuar pagando as importações e restaurar as condições para um forte crescimento econômico, ao mesmo tempo que implementam políticas para corrigir problemas subjacentes.

Ao contrário dos bancos de desenvolvimento, o FMI não empresta para projetos específicos.

O que é o desenvolvimento de capacidade do FMI?

O desenvolvimento da capacidade do FMI – assistência técnica e treinamento – ajuda os países membros a conceber e implementar políticas econômicas que promovam a estabilidade e o crescimento, fortalecendo suas capacidades e habilidades institucionais.

O FMI busca desenvolver sinergias entre assistência técnica e treinamento para maximizar sua eficácia.

De onde vem os recursos financeiros do FMI?

A maioria dos recursos para empréstimos do FMI são fornecidos pelos países membros, principalmente através do pagamento de cotas.

O que são essas cotas?

As assinaturas de cota são um componente central dos recursos financeiros do FMI.

Cada país membro do FMI recebe uma quota, com base em sua posição relativa na economia mundial.

Embora as assinaturas de cota dos países membros sejam a principal fonte de financiamento do FMI, o Fundo pode complementar seus recursos de cotas através de empréstimos, acredita-se que eles não estão aquém das necessidades dos membros.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *