O que é e para que serve o SEBRAE?
No Brasil cada vez mais cresce o número de novos empreendedores em busca do sonho de ter seu próprio negócio e, para que esse sonho possa se tornar realidade, é preciso que as pessoas possam ter apoio de profissionais que o orientem afim de terem um norte.
E é exatamente aí que entra o trabalho do Sebrae. Muitos empresários não buscam apoio do Sebrae, acreditando que se trata de uma instituição do governo ou até mesmo de um órgão de fiscalização. Ledo engano.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é apenas uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como principal função ser um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento com o principal objetivo incentivar o crescimento dos negócios dos empresários e microempreendedores que buscam seu auxílio.
Essa instituição foi criada em 1972, tem atuação em todo o território nacional com sede nacional em Brasília, com pontos de atendimento nas 27 unidades da Federação.
Conta com mais de 5 mil colaboradores diretos e cerca de 8 mil consultores e instrutores credenciados em todo o Brasil.
Tipos de atendimento do Sebrae
Antes de iniciarmos com os tipos de pessoas que o Sebrae atende, é importante frisarmos que o Sebrae não atua com empréstimo de dinheiro, somente orienta sobre quais linhas de crédito estão disponíveis e quais se encaixam melhor nas necessidades do seu tipo de negócio.
O perfil de profissionais que o Sebrae atende são:
- Pessoas que pensam abrir seu próprio negócio;
- Pessoas que já possuem seu negócio e desejam crescer ainda mais;
- Pessoas que procuram soluções para as empresas que já estão consolidadas no mercado;
- Pessoas que procuram incentivo e cooperação entre empresas e empreendedores;
- E pessoas que buscam a formalização do seu negócio.
Forma de Atuação do Sebrae
O Sebrae atua sempre com foco no estímulo ao empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, de forma individual ou coletiva, oferecendo as seguintes soluções:
- A) Informação:através de pesquisas, artigos, publicações, notícias e muito mais.
- B) Serviços de Consultoria: presta consultoria através de seus postos de atendimento ou diretamente em sua empresa.
- C) Cursos: conta com mais de 40 cursos e palestras, presenciais e a distância, para atender quem já tem e quer ampliar seu negócio ou quem pensa em abrir a sua própria empresa.
- D) Publicações:possui publicações sobre os mais diversos temas e setores do empreendedorismo disponíveis em seu site.
- E) Premiações: promovepremiações que valorizam, incentivam e estimulam os pequenos negócios a crescer cada vez mais.
O Sebrae atende os mais diferentes setores como:
Indústria –desenvolvendo ações coletivas com pequenos negócios industriais, reunidos em arranjos produtivos locais, núcleos setoriais, encadeamentos com grandes empresas e outras formas de cooperação.
Comércio e serviços –atua na capacitação dos empresários e na integração cooperativa que proporcionam qualificação, modernização e aumento da competitividade de polos e redes de pequenos empreendimentos comerciais com interesses comuns.
Agronegócio – prioriza o atendimento coletivo de empreendedores rurais, com enfoque na profissionalização da gestão das empresas cujas atividades se concentram no campo.
Quer saber mais sobre o Sebrae?
Acesse sua página: http://www.sebrae.com.br