Skip to main content

Dicas para economizar dinheiro

Dicas para economizar dinheiro

As contas chegam, o momento econômico do país não está bom e você precisa de rever sua forma de utilizar seu dinheiro sem que isso lhe traga dor de cabeça.

Bem, claro que cada um tem suas necessidades, mas iremos tentar ajudar listando aqui algumas formas para que você consiga economizar mais e, quem sabe, fazer com que seu dinheiro renda um pouco mais.

Não só liste seus gastos, faça um planejamento!

O normal é que, para que possamos entender nossos gastos façamos uma lista deles. Mas só isso não basta!

Faça uma análise nessa listagem e faça um planejamento procurando dar prioridades ao pagamento daquelas contas que geram multas por atraso, dessa forma você evita gastos com pagamentos de juros desnecessários.

Faça um orçamento do que é realmente necessário

Procure fazer um orçamento pessoal das coisas que realmente são necessárias, como comida, vestimenta e etc.

Verificando o custo disso você pode até programar as datas para que não fique sem dinheiro quando a necessidade apertar.

Faça uma reserva com o seu salário

Sempre faça um cálculo de seu salário com uma pequena reserva a menos, tire pelo menos 10% deste valor para que você possa fazer uma pequena poupança e não ficar de “calças curtas” caso ocorra algum imprevisto e sempre terá uma pequena sobra independente de seus gastos planejados.

Opte por comprar em lojas de departamento

Procure evitar gastos com roupas de marca, as lojas de departamentos oferecem ótimas opções de produtos de boa qualidade e preços bem mais acessíveis.

Saiba o momento de dizer não

Sempre aparece aqueles convites para aquela cervejinha de final de semana, aprenda a dizer não para poder economizar, é hora de dar prioridades ao que é realmente necessário.

Há a possibilidade de reserva gradual de dinheiro

Se você achar que guardar 10% do seu salário compromete suas contas, faça um isso gradualmente, comece guardando 2%, depois 5% que, dessa forma, você se “acostuma” a planejar suas contas e conseguir fazer uma pequena reserva.

Veja as opções de produtos fabricados pelos supermercados

Existem redes de supermercados que fabricam seus próprios produtos fazendo com que o preço fique bem mais acessível, como produtos de limpeza, por exemplo.

Conheça bem os seus gastos

Fazendo um planejamento você já terá uma noção de quanto entra e quanto sai, se você tiver dificuldades com isso, saiba que já existem aplicativos que você pode usar em seu controle financeiro.

Sempre pesquise antes de comprar

A famosa pesquisa antes de comprar é a melhor forma de economizar, pesquise em várias lojas, faça um comparativo e opte sempre por aquela que ofereça mais promoções nos produtos que você realmente precisa. Se preciso, a internet pode ser uma ótima ferramenta de ajuda já que hoje, as maiores redes de compras possuem sites na internet.

Priorize pagamentos à vista

Se for possível, pague sempre à vista para evitar acúmulo de contas, mas se for preciso parcelar, lembre-se de anotar no seu controle financeiro.

Procure outros meios para se locomover

Se você tem carro e o utiliza para ir ao trabalho, opte por outros meios como transporte público ou bicicleta, por exemplo.

Também existe a possibilidade de verificar carona com colegas de trabalho, assim você evita gastos com manutenção e impostos.

Procure evitar o uso de cartões de créditos

Os juros de cartão de créditos são os mais altos, utilize com responsabilidade e só se for inevitável.

A grande maioria das pessoas endividadas, são pessoas que acabaram “se enrolando” em dividas com cartões de crédito, procure não ser mais uma vítima.

Mude os seus hábitos

Se você tiver foco e objetivos, você conseguirá fazer uma mudança de hábito e se tornar com capacidade de juntar dinheiro podendo fazer um investimento e até ganhar rendimentos com isso.

Se você tem conta em um banco, procure dicas de investimentos com seu gerente, eles sempre terão excelentes dicas para que você comece a ser uma pessoa planejada.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *