O que é diferencial competitivo de uma empresa?
Diferenciais competitivos são os atributos que tornam a empresa única e superior aos seus principais concorrentes.
Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos que a empresa proporciona à sua clientela, que a concorrência ainda não conseguiu oferecer.
Eles somente têm valor, quando o mercado consumidor percebe estas vantagens. Por isso, além de possuir estes diferenciais, a empresa também precisa divulgá-los de forma adequada.
Administrar o relacionamento com o cliente serve para que a empresa adquira diferencial competitivo e se destaque diante da concorrência.
Para o profissional que atua em uma organização, compreender a importância do diferencial competitivo é crucial, principalmente em funções mais estratégicas.
Características como preços mais baixos, melhor atendimento ou entregas mais rápidas não constituem diferenciais competitivos, já que podem facilmente ser atingidos pelos concorrentes.
Obtendo o seu diferencial competitivo
É importante estar atento às medidas que vêm sendo adotadas pela concorrência: novos produtos, serviços, promoções, e possíveis cópias, ou seja, não deve haver no mercado outras formas de suprir a necessidade do cliente. Ter algo único cria uma posição valiosa frente à concorrência.
Por isso, é essencial manter na empresa uma cultura de inovação, incentivando a equipe a desenvolver novas tecnologias, ofertas e serviços, e abrindo espaço para sugestões.
Ter uma vantagem competitiva significa que a empresa será capaz de manter seus lucros e crescimento de forma sustentável.
Um diferencial deve ser algo possível de ser sustentado pela empresa a longo prazo, pois somente a sustentabilidade de um diferencial pode fazer com que se obtenha as vantagens decorrentes do investimento inicial deste, bem como associá-lo à sua marca.
Um programa de fidelidade bem estruturado pode ser um excelente diferencial competitivo, os programas de fidelidade vêm sendo cada vez mais adotados como forma de manter os clientes fieis, e oferecer atrativos para os potenciais, incentivando o público a experimentar e vibrar com seu diferencial.
Não adianta ter um diferencial competitivo se a empresa não sabe divulgá-lo.
Afinal, a vantagem em oferecer algo único para o mercado é que os consumidores percebem o valor que isso tem e, consequentemente, optam pela marca.
Lembre-se: quando o diferencial não é conhecido pelo público-alvo, suas vendas não aumentarão, e você pode até mesmo ficar atrás do concorrente.
Procure associá-lo à identidade da sua marca, tornando-o o carro chefe desta, de forma que, em meio a tantos outros produtos parecidos, seu diferencial seja reconhecido pelo consumidor como único no seu mercado de atuação.
Grandes empresas se utilizam de seus diferenciais nas campanhas de divulgação, associando-os à marca e contribuindo para que sejam lembrados pelos clientes.
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