Skip to main content
o-que-e-dbe-e-como-consultar

O que é DBE e como consultar?

Ao ingressar no mundo empresarial nos deparamos com tantas siglas e procedimentos que acaba sendo comum nos sentirmos perdidos em meio aos seus significados. Portanto, se você está pensando em empreender e quer abrir um negócio, já deve ter em mente que precisará de um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), até aqui sem novidades, não é mesmo? O que muitos não sabem é que antes do CNPJ, irão precisar também de um documento conhecido como DBE.

Mas afinal, o que é o DBE?

Essa é a sigla para Documento Básico de Entrada e é necessário preenche-lo para fazer a solicitação de um CNPJ, além disso, ele será utilizado na contratação de uma pessoa jurídica por outra e em casos de modificação ou encerramento do cadastro de pessoa jurídica. Portanto, uma forma mais abrangente, o DBE é o documento necessário para prática de qualquer ato com o seu CNPJ.

Qual a função do DBE

Visto que, a partir do momento que sabemos sobre o que o DBE se trata, fica mais fácil compreender sua função. Para facilitar o processo de abertura de CNPJ, o DBE surgiu como um modelo padronizado de requisições realizadas junto a Receita Federal, pois unificou vários procedimentos que antes deveriam ser tratados separadamente, tornando o processo mais ágil, simples e seguro para todos os lados envolvidos no processo.

Para emitir e consultar o DBE, você deverá apresentar os seguintes documentos:

  • CPF
  • RG
  • Título de eleitor

Também será necessário apresentar uma cópia autenticada de cada um, então não se esqueça de dar uma passadinha no cartório antes de ir até Delegacia da Receita Federal ou nos órgãos autorizados para fazer sua solicitação.

Guia para a consulta de DBE

A consulta serve para verificar o andamento da solicitação e também para saber se houve alguma pendência no processo. Então, caso queira consultar o status de seu pedido, basta acessar o site da Receita Federal e acessar a aba “Acompanhamento da Solicitação CNPJ”. Nessa etapa, o que você precisa ter em mãos são os dez números de um recibo que será gerado no momento da solicitação. Lembre-se de guardá-lo em segurança após seu recebimento, pois não será possível realizar a consulta caso você não tenha mais esses números.

Você também receberá mais 14 números que correspondem à identificação numérica de cada empresa, eles também serão necessários para o sucesso de sua consulta.

Pronto! Após preencher os dados solicitados no sistema, você já poderá verificar o status de seu pedido de DBE. Caso ainda tenha alguma dúvida ou prefira fazer a consulta pelo telefone, você pode ligar para o número 146, esse é o telefone que a Receita Federal disponibiliza para orientar melhor sobre o processo. Não se esqueça de ter todos os números solicitados em mãos para realizar a consulta.

Saiba mais em nosso site

Se quiser saber mais ou tenha dúvidas sobre outros procedimentos, visite o nosso site, www.brasilconsultas.com.br Lá você encontra mais sobre consultas de CPF e CNPJ. Também disponibilizamos consultas on-line com informações de todos os órgãos de proteção ao crédito.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

0 thoughts to “O que é DBE e como consultar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *