Skip to main content

O que é a Certificação CFP (Certified Financial Planner)?

 

O que é a Certificação CFP (Certified Financial Planner)?

É a mais desejada e respeitada certificação global para aqueles que demonstram comprometimento com a prática competente e ética de planejamento financeiro.

O escopo da certificação CFP abrange seis áreas de conhecimento:
– Planejamento Financeiro e Ética
– Gestão de Investimentos
– Planejamento da Aposentadoria
– Gestão de Riscos e Seguros
– Planejamento Fiscal
– Planejamento Sucessório.

A Certificação CFP é obrigatória?

A Certificação CFP é uma certificação de distinção, de caráter voluntário sob a ótica dos órgãos de regulação do mercado financeiro.

Entretanto, tornou-se obrigatória para os profissionais que atuam no segmento de private banking dos bancos afiliados à ANBIMA, conforme determina seu código de autorregulação.

Quais são os requisitos para obter a Certificação CFP?

Para obter a Certificação CFP o profissional deve atender a quatro requisitos:

– Educação: Ensino superior completo em curso reconhecido pelo MEC.
– Experiência Profissional: Um ano de experiência supervisionada ou três anos de experiência não supervisionada no relacionamento direto com clientes pessoas físicas, em uma ou mais áreas compreendidas no escopo da Certificação CFP.
– Exame: Ser aprovado em exame que avalia o conhecimento técnico do candidato acerca das seis áreas que integram o escopo da certificação.
– Ética: Aderir ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional da Planej.

A Certificação tem prazo de validade?

Sim, deve ser renovada a cada dois anos. Para manter a certificação, o professional certificado deve completer, no mínimo, 30 créditos de Educação Continuada a cada dois anos, sendo que dois créditos ou mais serão dedicados ao tema Ética.

A Certificação CFP é reconhecida internacionalmente?

Sim, a certificação CERTIFIED FINANCIAL PLANNER é a única reconhecida globalmente como símbolo de excelência em planejamento financeiro. Está presente em 26 países e territórios com mais de 170 mil profissionais certificados. O Brasil reúne cerca de 3.700 profissionais certificados.

A Certificação CFP é obtida no Brasil é voltada para a atuação do planejador financeiro no mercado brasileiro. Em outro território, procure a entidade local responsável pela certificação para solicitar validação ou necessidade de nova aprovação.

A Certificação CFP substitui outras certificações obrigatórias?

A ANBIMA dispensa da obtenção da Certificação Profissional ANBIMA Série 10 (CPA-10), Série 20 (CPA-20) e Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA (CEA), para o exercício das atividades elegíveis a estas certificações, os planejadores financeiros que possuem a Certificação CFP. Contudo, a Certificação CFP por si só não renova as demais certificações.

A PREVIC Superintendência Nacional de Previdência Complementar credenciou a Planejar como uma das entidades aptas a certificar dirigentes e conselheiros de fundos de pensão.

A Certificação CFP é uma licença de trabalho?

A Certificação CFP é uma certificação de distinção, não é uma licença profissional. A atividade de planejamento financeiro pessoal não é regulamentada no Brasil.

No âmbito de investimentos, por exemplo, o planejador financeiro pode orientar seus clientes acerca da alocação de recursos por classe de ativos. Para fazer recomendações de produtos de investimento, deve obter a licença de Consultor de Valores Mobiliários concedida pela CVM.

 

 

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

One thought to “O que é a Certificação CFP (Certified Financial Planner)?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *