Skip to main content

O que é a Central Alô Trabalho e como funciona?

Central Alô Trabalho

O que é a Central Alô Trabalho e como funciona?

A Central de Atendimento Alô Trabalho é um canal de comunicação direto entre cidadão e poder público que funciona em todo o território nacional.

Através do número telefônico 158, é possibilitado ao cidadão ter acesso a informações como: seguro-desemprego, CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), legislação trabalhista, Programa de Integração Social – PIS, dentre outros.

O telefonema é gratuito de qualquer telefone fixo; chamadas por celular serão cobradas. O atendimento eletrônico será automatizado ou através de um atendente.

Contato: chamada telefônica para o número 158.

Horário de funcionamento: 7h às 19h.

A central possui 157 Posições de Atendimento (PAs), operando simultaneamente 12 horas por dia.

O Alô Trabalho conta ainda com uma equipe para responder mensagens enviadas pelo Fale Conosco, além de suporte técnico.

E informações sobre emprego, onde posso encontrar?

O trabalhador brasileiro pode procurar uma recolocação profissional através do Portal Mais Emprego, do TEM que permite que o próprio cidadão pesquise e se candidate às vagas existentes no Sistema Nacional de Emprego (Sine) sem precisar sair de casa.

O sistema, disponível no site do ministério também oferece informações sobre o andamento do seguro-desemprego, oportunidades de qualificação profissional e abono salarial.

Para o empregador, estão disponíveis o Seguro-Desemprego Web, a opção de disponibilizar vagas e demandas por cursos profissionalizantes, e a possibilidade de repassar os dados do Caged.

Para se inscrever no Portal Mais Emprego e acessar o serviço, o trabalhador precisa ter, no mínimo, 14 anos de idade, informar o e-mail e o PIS/Pasep, o NIS/NIT, o CPF, o Registro Civil e a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Já para as empresas, o sistema auxilia no atendimento das disposições trabalhistas, quando possibilita ao empregador enviar o requerimento do Seguro-Desemprego pela internet, dispensando o requerimento adquirido em papelaria, substituindo o preenchimento manual pelo meio eletrônico.

Como tirar o novo RG?

Só através do telefone 158 posso ter acesso às informações do Alô Trabalho?

Não, existem outras formas de contato. Conheça todas:

  • Alô Trabalho – 158

O horário de funcionamento 24h por dia (eletrônico) e de segunda a sexta-feira das 07h às 19h tem o atendimento garantido por pessoas.

Ligações são gratuitas através de telefones fixos e públicos.

  • Endereço para Carta

Ouvidoria-Geral do Trabalho, Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Anexo Ala A, Sala TA17, Brasília-DF, CEP: 70056-900

Caso prefira mesmo fazê-lo de forma presencial, para localizar os postos de atendimento mais perto de você acesse o link:

http://trabalho.gov.br/rede-de-atendimento

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

13 thoughts to “O que é a Central Alô Trabalho e como funciona?”

  1. Boa Tarde!
    Sou servidor público e não consigo consultar meu pasep, vou no Banco do Brasil eles orientam consultar na Caixa Econômica, vou até a Caixa Econômica eles dizem que a minha situação é Banco do Brasil, nem sei mais oque fazer…

  2. cidadão indignado com o sistema de agendamento para retirada da carteira de trabalho, nao consigo agendar por Foz de Iguaçu, amais de uma semana tentando.

  3. Horrível atendimento de agendamento online, lastimável falta de compromisso com o cidadão.

  4. Horrível atendimento de agendamento online, lastimável falta de compromisso com o cidadão trabalhador.

  5. Eu estou a dois dias tentando fala no 158 e não consigo pq só da ocupado.. Acho uma falta de respeito

    1. Eles nunca se importaram se é ou não falta de respeito… o funcionário público tem seus vencimentos garantidos e estão pouco se lixando se os demais brasileiros não conseguem dar entrada na parcela do seguro desemprego, se passa por dificuldades. Simplesmente prestaram concurso ou foram eleitos e a partir daí estamos à mercê da preguiça e incompetência. Estou tentando há semanas contato com o 158 para resetar a senha do empregador web e a mensagem é a mesma “todos os operadores estão ocupados” e cai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *