Skip to main content

O que é a Carteira de Trabalho Digital?

O que é a Carteira de Trabalho Digital?

O que é a Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador o Ministério do Trabalho (MTb) lança a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, essa nova ferramenta é uma extensão da carteira de trabalho impressa, e está disponível para os cidadãos através de um Aplicativo para celular nas versões iOS e Android.

Como faço para adquirir?

Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android).

E quem já tem cadastro no sistema cidadão.br ou no Sine Fácil, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

A CTPS Digital substitui a minha CTPS física?

Não. A CTPS Digital não vai substituir sua Carteira física, pois para requerer alguns benefícios trabalhistas é obrigatório a apresentação da caderneta. A

CTPS Digital será uma extensão de consulta da sua carteira física.

A CTPS Digital poderá ser utilizada para identificação civil?

Não. A CTPS digital não será aceita para identificação civil, essa possibilidade continua restrita para a Carteira física.

Minha carteira é do modelo antigo, manual, devo trocar para o modelo informatizado para ter acesso ao aplicativo?

Não. Para quem não tem Carteira do Modelo informatizado, no aplicativo estará disponível os dados dos vínculos trabalhistas disponíveis nas bases governamentais.

Nunca trabalhei com a Carteira de Trabalho assinada. Esse aplicativo servirá para mim?

Para ter acesso ao aplicativo é necessário que tenha a Carteira informatizada ou vínculos trabalhistas. Caso não tenha nenhum dos dois, não conseguirá acessar a ferramenta.

É necessária alguma forma de pagamento para a solicitação de uma nova CTPS via aplicativo?

Não. Atualmente a Carteira de Trabalho, seja solicitada pessoalmente ou via aplicativo, não tem custo para o trabalhador.

Perdi a minha CTPS física. Posso solicitar uma nova pelo aplicativo?

Sim. Basta estar de posse dos documentos obrigatórios para solicitação de carteira, entrar no Aplicativo, na opção Solicitar CTPS e digitar as informações para requerer uma nova Carteira.

Após a solicitação da CTPS pelo aplicativo, posso comparecer em qualquer posto de atendimento?

Sim. Todos os postos de atendimento de Carteira de Trabalho estarão aptos a dar continuidade na sua solicitação feita pelo aplicativo.

Qual a utilidade do QRCode da minha CTPS digital?

O código QR ou QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

O objetivo do QRCode na CTPS Digital é oferecer um meio seguro para aferir a autenticidade dos dados do Trabalhador diante do Empregador.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *