Skip to main content

Não pagar o IPVA suja o nome?

Ao não pagar o IPVA de seu veículo, o proprietário do veículo poderá ter seu nome incluso no SPC, SERASA ou SCPC (Boa Vista)?

É comum muitas pessoas perderem a data de pagamento do seu IPVA. Porém esse atraso no pagamento tem muitas consequências, você poderá deverá pagar multas e ainda corre o risco de ter seu carro apreendido.

O que é o IPVA?

Para quem não sabe, o IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, portanto todo proprietário de veículo é obrigado a par todos os anos seu IPVA ao estado. Por esse motivo, é sempre bom nunca perder o prazo, de nada adianta adiar o pagamento ou deixar de pagar, afinal uma hora você vai precisar resolver a situação.
O problema principal de quem não paga o IPVA, é não poder fazer o licenciamento, e se for pego sem licenciamento, seu carro será apreendido.

Não pagamento do IPVA

Quando não é feito o pagamento do IPVA, o proprietário recebe uma correspondência de cobrança. A partir de Setembro de 2015, foi estabelecido pela Secretaria da Fazenda uma nova regra onde aqueles que não pagarem seu IPVA após receber a notificação, terão sim seus nomes negativados, algo que até então não acontecia. Isso porque, devido a atual crise econômica o governo observou que o número de devedores do IPVA vem aumentando gradativamente, cada vez mais.

Apreensão do veículo

Vale a pena lembrar que o prejuízo é ainda maior quando o veículo é apreendido pela polícia, pois além de acertar o IPVA, ainda precisará pagar juros, multas e todas as taxas referentes aos dias de pátio em que o carro ficou preso no Detran. Não pagando essas dívidas, além de ficar com o nome sujo, seu carro ainda vai para leilão…

Para pagar IPVA com atraso, emita a guia de pagamento no site da Secretaria da Fazenda de seu estado. As multas e juros já virão calculadas.
Portadores de deficiência são isentos de pagar IPVA.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

24 thoughts to “Não pagar o IPVA suja o nome?”

  1. Como sempre, só um meio de fazer com que as pessoas que não podem pagar o altíssimo imposto sejam prejudicadas, ainda mais em tempos difíceis como agora. Governo Desesperado para arrecadar dinheiro desviado.

    1. Fica com a dívida e poderá prejudicar o arrematador do veículo que poderá entrar com um processo indenizatório contra você. Se for pra ter um veículo pague em dia as tuas contas ou tenha um veículo compatível com a tua renda.

      1. A partir do momento q o veículo vai para leilão e é vendido o valor deveria pagar as dívidas do mesmo

  2. e tanto imposto que e arrecadado do contribuinte ano tem nada de retorno neste pais de corrupçao e asfalto cheio de buraco, e o hospital sem recurso sem medico, na verdade nada publico funciona neste pais , mas colocar o contribuinte no spc funciona, para multar funciona eu queria saber onde tem democracia neste pais voce e cobrado e nao tem retorno ta mais para comunismo do demogracia e autoritarismo so o setor publico que tem razao e o punido nao isto e uma vergonha eu vendo as pessoas colocar as suas perguntas neste site e nao tendo resposta e uma falta de respeito para publico

  3. Maravilhosoooooo. Fiquei com 4 ipvas sem pagar porque o carro pegou fogo. Quando consegui condicoes para pagar o restante do financiamento, achei que so tinha o debito de 4 ipvas. Pra minha surpres esse governo sem vergonha ta cobrando mais 4 de juros.
    Que e isso. Ao inves de ajudar a populacao, colabora em jogar o povo no buraco.
    O PIOR e que ainda tem gente que concorda com esses vagabundos que comem quase 6 meses do nosso salario com imposto.
    Nao discordo dA cobranca de taxas.
    ISSO OCORRE NO MUNDO INTEIRO.
    O PROBLEMA E QUE AQUI NO BRASIL ALEM DE SER A MAIOR CARGA TRIBUTARIA DO MUNDO, AINDA NAO FUNCIONA.

    1. Rene você está enganado. Não são em todos os países que se cobra ipva. O Canadá é um exemplo, lá não se cobra ipva, iptu, e além disso as rodovias de lá são um tapete, sem nenhum pedagio também. Mas se você pesquisar, tem mais países que não cobram ipva.

  4. Eu tinha um carro do ano de 95 deixei na porta da oficina a prefeitura levo ele , observação ele fico parado muito tempo pois eu estava em outro estado , meu nome agora ta com 3 ipva constando protesto .

    Como posso resolver isso pq eu nem usando tava e ainda prefeitura que levo o carro

    HELP ME

  5. Não acredito que na situação em q a maioria da população esta em crise, o governo tende a negativar os nomes do contribuinte, estou desempregado com dois filhos para garantir o ganha pão deles, encostei o carro justamente por não ter grana, correndo atras de limpar meu nome para justamente conseguir um emprego em uma empresa q exige o nome limpo e agora o governo ira me impedir de trabalhar tbm???????????? isso sim e o “FIM DO MUNDO”…

  6. eu vendi a moto só que o cara sumiu quando fui vê já tinha 6 IPVA ,e mais multas, ai fui atrás e me disseram que o cara morreu numa batida com a moto e deu perca total ,só que não sei onde está a moto ,oq devo fazer .

  7. Governo é maldito como o demônio do inferno, rouba tudo que puder do trabalhador, seu carro, sua casa, sua dignidade! Enquanto o governo não te ver na rua pedindo esmolas ele não sossegará! Só existe um mode de vc sobreviver na atual conjuntura do sistema político, morrer de fome ou conseguir ser um político!

  8. Bom dia!
    gostaria de saber se eu atrasar o licenciamento do meu veículo baixa k meu score ..?

  9. Pior de tudo é vc não poder parcelar com boleto, só no crédito…que ñ tem cartão se ferra…se quer que agente paga libera o parcelamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *