Entenda como identificar um cliente inadimplente

Sabemos que o objetivo de qualquer empresa no mercado é gerar competitividade. Contudo, para que isso seja possível, é necessário elaborar formas para que os pagamentos de seus clientes estejam em dia, pois assim, sua empresa consegue alocar recursos mais eficientes para implementar em seus processos internos.

A taxa de inadimplência tem crescido lentamente nas empresas, e por esse motivo, é necessário descobrir quais são os tipos de clientes inadimplentes que seu negócio possui, para que se possa tomar as devidas providências.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as dúvidas sobre o tema.

Cliente inadimplente: o que significa?

De modo geral, podemos definir que um cliente inadimplente nada mais é do que uma pessoa que possui algum tipo de relação com a sua empresa. Contudo, por algum motivo específico, ele acabou não honrando com seus pagamentos no ato da venda do produto ou serviço e acabou caindo na inadimplência.

A questão, no entanto, é explorar os tipos de perfis inadimplentes nas empresas, pois através de seus principais comportamentos e ações, é possível direcionar métodos mais eficientes para negociar, oferecer descontos, parcelamentos, entre outros relacionados.

Como identificar um perfil de cliente inadimplente?

Agora que você já sabe o conceito de um cliente inadimplente, confira abaixo como identificar esse tipo de perfil e evitar que sua empresa adquira prejuízos financeiros:

1. Cliente desorganizado

Antes de tudo, estamos falando daquele tipo de cliente que sempre precisa de um pouco mais de planejamento e organização. De forma eventual, ele pode até acabar se esquecendo de realizar o pagamento de seus débitos, mas costuma pagar assim que recebe algum tipo de aviso de cobrança.

Se tratando desse perfil de cliente inadimplente, a régua de cobrança geralmente pode contribuir com resultados eficientes, pois assim que não constar o pagamento, basta lembrá-lo através de uma mensagem, e-mail ou ligação.

Para evitar esse problema, o ideal é que sua empresa envie avisos relacionados ao pagamento (24 ou 48h antes), a fim de que ele possa tomar ainda mais consciência do seu débito com a empresa.

2. Cliente situacional

Esse é aquele tipo de cliente que ficou inadimplente por alguma situação específica, ou até mesmo por um imprevisto urgente. Podemos incluir algum tipo de crise no seu trabalho — mediante ao caos da pandemia — acidentes, cirurgias ou quaisquer outros processos que acabam comprometendo o orçamento desse tipo de cliente.

Em geral, trata-se de um cliente que deseja pagar suas dívidas, mas não encontra maneiras para isso. Nesses casos, apesar do envio de lembretes, isso não surtirá efeito para a sua empresa. O mais indicado é entrar em contato para oferecer algum tipo de negociação, onde ambas as partes entrem em um acordo mais confortável.

Para que esse processo seja feito de maneira eficiente, é necessário que sua empresa possua o histórico de pagamento desse cliente. Além disso, analise o seu perfil e veja combinações para pagamentos, seja um desconto, parcelamento, entre outras facilidades.

Para olhar o histórico de seus futuros clientes, a Brasil Consultas pode te ajudar nisso!

3. O Cliente insistente

Sendo o mais conhecido no mercado, esse é o tipo de cliente que sempre atrasa em suas contas. Ou seja, ele não se importa se o seu CPF estiver sujo, pois já deve ter ciência de que o seu nome está negativado. De forma prática, talvez esse cliente tenha o costume de realizar o pagamento de suas contas somente quando houver cancelamento ou suspensão de CPF.

Assim, a régua de cobrança, nesses casos, precisa ser muito mais incisiva. Isso não quer dizer que você ou sua equipe de cobrança deva ser mal-educada, apenas exigente quanto ao pagamento. O mais indicado é propor uma data para pagamento ou negociação, e passando da data, não seja feito nenhum tipo de ação, a empresa pode comunicar o cancelamento dos serviços.

Sendo assim, é crucial analisar de forma eficiente essa data limite estabelecida pela sua marca. Isso porque você pode — de forma indireta — estar financiando esse cliente, bem como os respectivos custos para mantê-lo.

Por esse motivo, busque averiguar melhor a situação, verificando os custos no suporte, na assistência e até mesmo nas ligações de cobrança que são realizadas, atentando-se ao tempo gasto nessas chamadas. Talvez não seja mais compensável mantê-lo na sua base.

Como evitar clientes inadimplentes?

1. Pesquisa o perfil financeiro antes de vender

Caso sua empresa ofereça produtos ou serviços de valores mais altos, pode ser interessante realizar a consulta do histórico de pagamento do seu cliente, a fim de verificar a confiabilidade deste contrato. Com isso, você garante uma venda eficiente, sabendo que terá o pagamento no final do mês.

2. Monitore os seus clientes

Disponha de tecnologias mais eficientes para acompanhar o comportamento de seus clientes a respeito dos contratos gerados.

Quando sua empresa consegue identificar uma tendência de pagamento por parte de um cliente específico, sua empresa adquire mais conhecimento de perfil de público-alvo, e passa a evitar certos comportamentos de persona que podem inferir em dificuldades para futuros pagamentos.

3. Defina os juros e multas pelo atraso de pagamentos

Quando sua empresa passa a definir as multas e juros que são cobrados logo após o atraso de pagamento já no ato contratual, os clientes passam a ter mais seriedade a respeito de suas responsabilidades financeiras e tendem a arcar com os compromissos. Seria mais como uma “pressão”, para que eles se lembrem de suas datas de pagamento e tenham a quantia financeira necessária para evitar qualquer atraso.

Conclusão

Conforme vimos, ter um grande número de clientes vinculados a sua empresa não significa que ela esteja lucrando. Por esse motivo, é necessário antecipar-se e entender o histórico de pagamento, a fim de evitar burocracias financeiras e dificuldades para manter um cliente na sua base.

Portanto, agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre a inadimplência e já conhece os tipos de perfis mais propensos a pagar ou não a sua empresa, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como a Brasil Consultas pode te ajudar a entender melhor o comportamento financeiro de seus futuros clientes.

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