Skip to main content
Em quanto tempo o nome sujo caduca no SERASA, SPC e SCPC?

Em quanto tempo o nome sujo caduca?

nome sujo

Em quanto tempo o nome sujo caduca?

É muito comum que as pessoas tenham essa dúvida em relação ás suas dívidas, pois muito comenta-se sobre isso. Alguns acreditam que leva 3 anos ou até mesmo que essas dívidas não caducam mais.

Porém, a verdade é que toda e qualquer dívida, de acordo com as leis brasileiras, devem caducar (ser deletadas dos órgãos de proteção ao crédito como SPC, SCPC e SERASA) num prazo de 5 anos. Esse prazo conta á partir do dia em que a dívida foi incluída, portanto quando der exatamente 5 anos da data de inclusão, a dívida automaticamente saíra dessas bases.nome sujo 2

A dívida sempre estará ativa na empresa na qual você ficou devendo

É claro que no local onde a dívida foi feita, sempre constará internamente. Sendo assim, se você tentar crédito novamente numa empresa na qual já ficou devendo, mesmo que tenham se passado os 5 anos, você não conseguirá. Por isso é importante que assim que possível ou que você tenha condições, procure pela empresa credora para quitar sua dívida.

Por vezes também ocorre de a empresa registrar novamente no SPC Brasil, SCPC Boa Vista Serviços  e SERASA EXPERIAN uma restrição já caducada. Algumas empresas até vendem suas dívidas para empresas de cobrança para que elas façam isso. Esse procedimento é incorreto e caso ocorra com você, terá o direito de recorrer legalmente á essa prática para que o juiz ordene que seja dada baixa na pendência.

dividas

Dívidas negociadas

Isso, porém, não vale para dívidas que foram negociadas. Por exemplo: sua dívida já tem quatro anos, mas você faz um acordo para quitá-la e não pagou. A dívida do acordo pode ser incluída no seu CPF em qualquer desses órgãos de proteção ao crédito com a data atualizada. Ou seja, se não tiver condições de quitá-la precisará aguardar mais 5 anos, não contando os quatro anos já passados de quando você fez a compra.

Fique sempre atento a essas regras e faça valer os seus direitos, procurando sempre pagar o que deve para evitar problemas desse tipo.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

15 thoughts to “Em quanto tempo o nome sujo caduca?”

    1. Bom dia. Qualquer dívida sai dos bancos de dados de proteção ao crédito quando completam 5 anos. Sendo assim, a dívida fica interna na empresa credora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *