Como transferir o documento de um veículo?
Para registrar a Transferência de Propriedade do veículo, você precisa se dirigir com a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) até um Detran (Departamento de Trânsito) mais próximo de sua residência.
Somente o proprietário (Comprador) ou Procurador. Pode efetuar essa transferência.
Para isso, você irá precisar apresentar os seguintes documentos:
Certificado de Registro de Veículo – CRV (“Recibo de venda”): devidamente preenchido e com reconhecimento de firma de ambas as partes (comprador e vendedor) por autenticidade;
Se Pessoa Física:
– Documento oficial com foto e CPF.
– Comprovante de endereço. Se Pessoa Jurídica:
– Documento oficial com foto e CPF do representante legal.
– Comprovante de Poderes. – Cartão do CNPJ.
Através de Procuração:
– Os documentos citados anteriormente conforme o caso (Pessoa Física/Jurídica) originais ou cópias autenticadas. – Documentos pessoais do procurador (Documento oficial com foto e CPF) – Procuração conforme normas aceitas pelo Detran
Se o vendedor for pessoa jurídica:
* Comprovantes de Poderes do vendedor (cópia autenticada ou original) do contrato da Empresa para verificar se a pessoa que assinou o recibo está devidamente autorizada pelo contrato a vender veículo.
* CND (Certidão Negativa de Débitos) do INSS: Será exigida na venda de veículo pôr pessoas jurídicas de direito privado de seu ativo imobilizado, com valores acima dos fixados regularmente.
A CND é fornecida pela Receita Federal e possui validade de seis meses.
Transferindo a documentação
Antes de iniciar o processo no Detran mais próximo, você deve quitar os débitos, caso seu veículo seja de outro estado deverá quitar também os débitos do ano vigente, ou seja, não pode ter débitos vencidos nem a vencer.
Ao chegar na Unidade é preciso:
1º) Realizar a Vistoria para confirmação dos dados;
2º) Montar o processo no setor de atendimento.
3º) Pagar a Guia de Recolhimento.
4º) Entregar os documentos e o comprovante de pagamento, para revisão e finalização do processo.
5º) Retornar à unidade para retirar os documentos na data orientada.
O prazo para o proprietário adotar as providências necessárias a efetivação do Registro de Transferência e expedição do novo Certificado de Registro de Veículo é de 30 dias, sob pena de multa.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
Se o veículo é táxi também será necessário apresentar uma cópia autenticada do Alvará ou Licença da Prefeitura.
Em caso de venda para outro proprietário antes do prazo determinado por Lei, a transferência somente será efetuada mediante autorização da autoridade fazendária competente. Ex.: veículo com benefício tributário, Táxi.
Para os casos em que seja necessário troca de tarjeta (mudança de município/estado, troca de categoria particular/aluguel), somente será necessária a troca da placa inteira caso não seja a refletiva.
Para veículos com reconhecimentos de firma fora da Jurisdição do registro do veículo deverá promover o reconhecimento do Sinal Público do Cartorário que reconheceu a firma no verso do CRV, em Cartório da Jurisdição de registro de veículo.
Visitor Rating: 5 Stars