Skip to main content

Como saber se tenho empresas em meu nome?

Como saber se tenho empresas em meu nome? Será que roubaram meus dados para criar uma empresa sem minha permissão? Motivo das dores de cabeça de muita gente, a abertura de CNPJ de maneira fraudulenta faz parte da realidade de muitos.

A situação é complicada, e exige grande cuidado por parte da vítima, que procura por formas de se livrar de possíveis problemas. E por conta dessa necessidade, resolvemos elaborar um artigo para te ajudar com essa questão.

Os procedimentos a serem tomados são trabalhosos, porém, podem ser feitos de maneira simples. Destacamos logo que alguns deles podem levar tempo, porém é melhor passar por isso do que arcar com maiores problemas no futuro.

Confira no artigo a seguir tudo o que você precisa saber sobre a abertura de empresas em seu nome!

Como saber se tenho empresas em meu nome?

Existem alguns métodos diferentes para descobrir se você tem ou não empresas em seu nome. Um dos disponíveis é utilizando o Portal do Empreendedor, mesma plataforma utilizada para abrir um CNPJ atualmente. Esse método é válido apenas para MEIs.

Ao acessar o portal governamental, é necessário fazer o login no site. Caso ainda não tenha um cadastro na plataforma, basta fazê-lo fornecendo alguns de seus dados pessoais. Como é um portal do Governo, o login pode ser feito de forma mais simples.

Isso porque o seu cadastro no gov.br também pode ser utilizado para utilizar a plataforma. Isso torna o processo mais prático, pois acaba poupando tempo dos usuários. No mais, após realizar o login na plataforma, já é possível visualizar a informação desejada.

Caso tenha alguma empresa aberta em seu nome, o CNPJ dela irá aparecer como disponível para o seu perfil. Caso tenha mais de um, e você seja sócio de outras empresas, também é possível visualizar os que estão vinculados a você.

Existem outras formas de se realizar o procedimento, porém, também são bem trabalhosas. Ao visualizar a sua pontuação do score nas maiores plataformas do país, por exemplo, também é possível visualizar os CNPJs vinculados ao seu nome.

Além disso, pendências financeiras e outras informações importantes também podem ser checadas nesses sites. Porém, como sabemos, muitos deles são trabalhosos de serem utilizados, e por isso, nós temos uma alternativa para te apresentar no próximo tópico.

Brasil Consultas realiza o procedimento de forma prática

Existe ainda a possibilidade de realizar a consulta por meio de uma empresa especializada nisso. Por meio da Brasil Consultas, é possível contar com os mesmos serviços, porém, de maneira muito mais prática, e sem estresse para você.

Com facilidade, rapidez, e contando com processos simplificados, é possível realizar a consulta do seu CPF e checar as informações necessárias em nosso portal. Quando estamos falando de consultas, nós somos especialistas no assunto.

A melhor parte disso é que não é necessário aguardar nada pelo resultado: ele é feito de forma imediata, após preencher os formulários solicitados com seus dados. Para começar o processo, basta acessar o nosso site e se cadastrar gratuitamente.

Após isso, escolha o plano pré pago e compre o crédito para realizar a consulta em nossa plataforma. Vale destacar que o nosso portal funciona a qualquer hora, em todos os dias da semana, mesmo durante os feriados.

Depois de realizar a etapa de cadastro e a compra do seu crédito, selecione a consulta que traga a informação de participação em empresa. As consultas que estão disponíveis no momento são:  Pendências Top ou Mix Net Score.

Caso essas consultas não estejam mais disponíveis, entre em contato pelo telefone (11) 2093-3665 ou pelo email: brasilconsultas@brasilconsultas.com.br, assim, conseguimos te orientar e ajudar a realizar uma consulta na nossa plataforma.

Um ponto interessante aqui é que os dados que irão aparecer não acabam desaparecendo com o tempo.

Ou seja, toda vez que você acessar o seu perfil, será possível conferir as informações desejadas na aba de “Histórico de Consultas”.

E se uma empresa for aberta sem minha permissão?

Agora que você já sabe como saber se tem empresas em seu nome, resta descobrir o que fazer caso isso aconteça. O processo tende a dar dores de cabeça nos envolvidos, porém, é necessário ser feito para problemas maiores serem evitados.

Em todo caso, vale destacar que o empréstimo de informações pessoais não é permitido. Por isso, mesmo que seja uma pessoa muito próxima a você, não empreste seus dados para que outros abram um CNPJ em seu nome.

No mais, no caso de fraudes utilizando suas informações pessoais, é preciso tomar algumas medidas. A primeira delas é abrir um Boletim de Ocorrência em alguma delegacia próxima à sua residência. É necessário informar a situação com o máximo de detalhes possível.

Depois dessa etapa, será necessário ir até uma agência física da Receita Federal para buscar auxílio para essa situação. Em todo caso, caso será necessário tomar as seguintes atitudes para consertar a situação:

  • na Receita Federal, faça a formalização de um processo cancelando, “de ofício”, o CNPJ fraudulento, por vício;
  • após isso, faça uma consulta na Secretaria da Fazenda (seja da Prefeitura, Municipal ou Estadual). Busque informações sobre como dar baixa sobre o CNPJ que foi cadastrado em seu nome de maneira indevida;
  • depois disso acesse o Portal do Empreendedor, e informa o ocorrido na aba “fale conosco”, dando o máximo de detalhes possível (essa parte do procedimento deve ser feito apenas por MEIs);
  • monitore a situação na Receita Federal até que seja, de fato, consertada.

Como você pode notar, o processo é bem trabalhoso, porém, acaba te livrando de dores de cabeça maiores no futuro. Além do que já foi apresentado aqui, também é interessante saber como encerrar uma empresa que foi criada em seu nome.

Para isso, basta fazer a solicitação da certidão negativa na Junta, informando o seu desejo de encerrar o CNPJ. O procedimento só pode ser concluído após a solicitação, logo, essa fase do processo não pode ser ignorada por você.

No mais, após isso, o CNPJ será encerrado. Contudo, é válido destacar que todos os débitos que foram criados no cadastro não serão encerrados e continuam pertencendo ao dono da empresa, mesmo que as suas atividades sejam encerradas.

Nosso artigo fica por aqui, e esperamos que ele tenha esclarecido as suas principais dúvidas sobre o tema. Para realizar as consultas da maneira mais prática possível, não deixe de acessar o nosso site e aproveitar todas as vantagens que podemos te oferecer!

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

2 thoughts to “Como saber se tenho empresas em meu nome?”

Comentários fechados.