Skip to main content

Como renovar a carteira de habilitação (CNH)?

Como renovar a carteira de habilitação (CNH)? 01

Como renovar a carteira de habilitação (CNH)?

O que é CNH?

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) atesta que o cidadão brasileiro está apto a conduzir veículos. O porte é obrigatório para quem está dirigindo.

O modelo atual de CNH possui fotografia da pessoa, o número da Carteira de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Assim, a CNH pode ser utilizada para identificação em todo território nacional.

Como tirar a CNH?

Para tirar a primeira habilitação, o candidato deve ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, possuir carteira de identidade e CPF próprio e solicitar o serviço para as categorias “A”, “B” ou “A e B” na Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) da cidade onde mora.

Os endereços podem ser consultados nos sites dos Detrans locais.

Documentos necessários para tirar CNH

Devem ser apresentados originais e cópias simples de RG, CPF, comprovante de endereço emitido até três meses imediatamente anteriores à data da solicitação, além de protocolo de agendamento do site do Detran original.

Procedimentos para tirar CNH

O candidato deve dirigir-se ao local onde agendou atendimento munido do protocolo de atendimento e documentos solicitados para a confirmação do pré-cadastro e a realização de coleta biométrica.

Depois, deve realizar exame médico e avaliação psicológica.

Após aprovação no exame médico e na avaliação psicológica, o candidato deve se matricular em um Centro de Formação de Condutores.

Será necessário apresentar toda a documentação e o formulário eletrônico entregue pelo médico e psicólogo. Cumprida a carga horária, o CFC emitirá o certificado de conclusão do curso, que permite o agendamento do exame teórico.

Marque o exame teórico trazendo toda a documentação e o comprovante de pagamento da taxa de exames (teórico e prático) para marcar o exame teórico.

Faça o exame teórico no local, dia e horário agendados.

O reagendamento do exame teórico é gratuito, bastando solicitá-lo pessoalmente na Unidade de Trânsito, reapresentando o documento de identificação pessoal.

Se for reprovado no exame teórico, pague novamente a taxa de exames (teórico/prático) e agende outra vez o exame teórico na mesma unidade.

Quais os tipos de categorias da CNH?

A CNH é dividida nas categorias A, B, C, D e E, de acordo com o tipo de veículo que o condutor está habilitado a conduzir.

A categoria A, habilita o condutor a dirigir moto.

A categoria B, a dirigir automóveis.

A categoria C, habilita a dirigir caminhão.

A categoria D, habilita a dirigir ônibus e Vans.

A categoria E, reúne as categoria B e C, com unidades acopladas ou reboques e trails.

Quanto custa tirar a primeira habilitação?

No Brasil não existe um preço fixo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação, o valor varia de acordo com a cidade e estado.

Entretanto, é possível calcular uma média, e o valor padrão costuma ficar entre R$ 1300 e R$ 2 mil, para quem deseja saber o preço da carteira de motorista em 2017.

Como renovar a carteira de habilitação (CNH)?

Para encaminhar a renovação, você precisa comparecer a um posto de atendimento do Detran com a documentação exigida, que geralmente são: documento de identidade (original e cópia), a CNH vencida original e um comprovante de residência (original e cópia).

Também é necessária uma foto 3 x 4 atualizada para o novo documento, mas hoje a maioria dos locais de atendimento tiram a foto na hora.

É preciso também pagar a guia de pagamento, agendar o exame e, se aprovado, retirar o documento renovado no órgão assim que ele estiver pronto.

Alguns detalhes sobre esse procedimento podem mudar de estado para estado.

Para ter certeza, entre em contato com o Detran de sua localidade.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *