Skip to main content
Como receber PIX na minha loja online?

Como receber PIX na minha loja online?

Você que tem uma loja online certamente já ouviu falar sobre PIX. Neste artigo, explicaremos melhor o que afinal é o PIX, como você pode inseri-lo em sua loja virtual e de que modo isso pode aumentar seu número de vendas.

O que afinal é o PIX?

O PIX é um novo sistema de pagamento criado pelo Banco Central e é uma transferência entre órgãos bancários.

Diferente do TED e do DOC, o PIX é feito instantaneamente, independente de dia da semana, horário. É gratuito para pessoa física e MEI.

As regras dos custos foram definidos pelo Banco Central na Resolução BCB nº 19/2020.

O que isso representa para o e-commerce?

O PIX representa uma revolução para o e-commerce na medida em que traz uma série de vantagens para as lojas virtuais.

O que acontece: muitas vezes o cliente coloca um produto no carrinho, mas como não tem cartão de crédito, solicita um boleto. Depois disso, ele ainda tem tempo para pensar e talvez decidir não pagar o boleto, ou mesmo, esquecer de pagá-lo.

Nesse caso, não apenas a venda foi perdida, como houve uma série de processos trabalhosos: enquanto o boleto não é compensado, o item que ele pediu é retirado do estoque e reservado. Quando ele não paga, é preciso devolver aquele produto ao estoque e recuperar o boleto.

Mesmo quando o pedido é efetuado com sucesso e o boleto é pago, a compensação leva alguns dias, o que torna tudo lento tanto para o comprador quanto para a loja.

Você pode estar argumentando: “ah, mas isso é só quando o cliente não tem cartão”. Na verdade, mesmo o pagamento com cartão acaba sendo mais lento, pois depende de análise de crédito e, para a sua loja, também significa o pagamento das taxas de operação de cartão.

Com o PIX, existe a possibilidade de realizar o pagamento sem necessidade de aprovação de pedido, o que significa muito mais agilidade na compra e, consequentemente, mais clientes satisfeitos.

O custo da transação também diminui, pois não envolve as taxas de operação de cartão, intermediadores e outros, nem a burocracia da análise de risco do cartão.

É tudo muito simples: o pagamento vem imediatamente e você já pode mandar o produto para o seu cliente.

A existência dessa possibilidade representa o aumento da demanda por uma logística cada vez mais eficiente.

Como receber PIX na sua loja online?

Você já percebeu que o PIX pode auxiliar e muito o seu e-commerce, não é mesmo? Então como receber PIX na sua loja online?

A boa notícia é que não será necessário fazer nenhum download: o PIX está vinculado ao banco que você utiliza para fazer suas transações.

Como essa modalidade pode ser feita entre bancos e, diferente de TED ou DOC, é imediata, não tem problema se o banco do seu cliente for diferente do seu.

A dinâmica de pagamento via PIX tem algumas opções: QR Code, link de pagamento ou chave de acesso.

O QR Code é utilizado quando a compra é efetuada via desktop: o seu cliente está utilizando um notebook ou computador, navegando no seu site, faz a compra e o QR Code aparece na tela. Então basta que ele escaneie o código com o celular e será feita a transferência.

Agora, se o cliente já está utilizando o celular, não tem como escanear código, então há a possibilidade de inserir um link de pagamento.

Quando ele estiver em um smartphone, por exemplo, assim que ele seleciona o PIX, vão aparecer as opções de banco, ele escolhe o dele e dá continuidade à compra normalmente.

Essas transferências podem, como já dissemos, ser feitas em qualquer dia, o que significa que a compra pode ser efetuada mesmo nos fins de semana ou feriados — e independente de horário bancário.

A ideia é oferecer mais facilidade de pagamento aos seus consumidores, possibilitando que eles fechem a venda de forma tranquila, diminuindo sua taxa de desistência.

PIX na sua plataforma de e-commerce

Uma das preocupações que você deve ter ao selecionar sua plataforma de e-commerce é que formas de pagamento ela oferece. Se vai ter opção de boleto bancário, transferência e depósito. Se os cartões vão ser por intermediador, gateway, quais serão os custos e se há possibilidade de inserir um sistema antifraude.

Outra preocupação é como é feito o checkout, ou seja, onde é efetuado o pagamento: se o cliente precisa sair da loja ou se consegue efetuar o pagamento ali mesmo.

Esse tipo de checkout onde a compra é efetuada diretamente pelo seu site é chamado de checkout transparente.

Então, se você utiliza uma plataforma de e-commerce, como Shopify, Woocommerce, Magento ou VTEX, é possível integrar com uma processadora de pagamentos que tenha um plug-in para a plataforma em questão.

Diversas plataformas estão se adaptando a essa nova modalidade. No Mercado Pago, por exemplo, ela já acontece.

Quanto às chaves cadastradas ao PIX, é possível ter até cinco chaves em cada instituição financeira, mas atenção: é possível cadastrar chave em qualquer banco, mas não a mesma chave em dois bancos diferentes.

Para controle, isso acaba sendo positivo: todos os pagamentos via PIX vão para uma única conta. Mas, se quiser cadastrar em bancos diferentes, basta cadastrar chaves diferentes: uma associada ao seu CPF em um banco, outra ao seu e-mail ou telefone em outro.

Ou seja, não é possível cadastrar mais de uma chave associada ao seu CPF em bancos diferentes.

O que é e como funciona o PIX?

O PIX substitui cartões de crédito?

Até então os boletos e transferências, na maior parte dos casos, não caíam no mesmo dia, apenas no próximo dia útil, o que fazia com que a experiência de compra fosse mais demorada.

Logo, o PIX surge como uma forma muito mais rápida do que essas opções. Mas, a pergunta que não quer calar é: será que o PIX vai substituir também as transações de cartão de crédito?

A resposta é não. Essas são transações diferentes. O PIX só é feito quando há dinheiro na conta: o dinheiro sai imediatamente da conta do cliente para a do lojista.

O cartão de crédito oferece a possibilidade de efetuar a compra mesmo sem dinheiro na conta, além de permitir o parcelamento da fatura, de modo que a análise de crédito ainda é necessária.

Se você, lojista, precisa realizar análises de crédito, nós podemos te ajudar: trabalhamos com consultas de CPF e CNPJ para análise de crédito, informações cadastrais e dívidas de veículos, localizamos pessoas e empresas para marketing e cobrança.

Acesse nosso site e verifique nossos serviços.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

0 thoughts to “Como receber PIX na minha loja online?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *