Como receber PIX na minha loja online?

Como receber PIX na minha loja online?

Você que tem uma loja online certamente já ouviu falar sobre PIX. Neste artigo, explicaremos melhor o que afinal é o PIX, como você pode inseri-lo em sua loja virtual e de que modo isso pode aumentar seu número de vendas.

O que afinal é o PIX?

O PIX é um novo sistema de pagamento criado pelo Banco Central e é uma transferência entre órgãos bancários.

Diferente do TED e do DOC, o PIX é feito instantaneamente, independente de dia da semana, horário. É gratuito para pessoa física e MEI.

As regras dos custos foram definidos pelo Banco Central na Resolução BCB nº 19/2020.

O que isso representa para o e-commerce?

O PIX representa uma revolução para o e-commerce na medida em que traz uma série de vantagens para as lojas virtuais.

O que acontece: muitas vezes o cliente coloca um produto no carrinho, mas como não tem cartão de crédito, solicita um boleto. Depois disso, ele ainda tem tempo para pensar e talvez decidir não pagar o boleto, ou mesmo, esquecer de pagá-lo.

Nesse caso, não apenas a venda foi perdida, como houve uma série de processos trabalhosos: enquanto o boleto não é compensado, o item que ele pediu é retirado do estoque e reservado. Quando ele não paga, é preciso devolver aquele produto ao estoque e recuperar o boleto.

Mesmo quando o pedido é efetuado com sucesso e o boleto é pago, a compensação leva alguns dias, o que torna tudo lento tanto para o comprador quanto para a loja.

Você pode estar argumentando: “ah, mas isso é só quando o cliente não tem cartão”. Na verdade, mesmo o pagamento com cartão acaba sendo mais lento, pois depende de análise de crédito e, para a sua loja, também significa o pagamento das taxas de operação de cartão.

Com o PIX, existe a possibilidade de realizar o pagamento sem necessidade de aprovação de pedido, o que significa muito mais agilidade na compra e, consequentemente, mais clientes satisfeitos.

O custo da transação também diminui, pois não envolve as taxas de operação de cartão, intermediadores e outros, nem a burocracia da análise de risco do cartão.

É tudo muito simples: o pagamento vem imediatamente e você já pode mandar o produto para o seu cliente.

A existência dessa possibilidade representa o aumento da demanda por uma logística cada vez mais eficiente.

Como receber PIX na sua loja online?

Você já percebeu que o PIX pode auxiliar e muito o seu e-commerce, não é mesmo? Então como receber PIX na sua loja online?

A boa notícia é que não será necessário fazer nenhum download: o PIX está vinculado ao banco que você utiliza para fazer suas transações.

Como essa modalidade pode ser feita entre bancos e, diferente de TED ou DOC, é imediata, não tem problema se o banco do seu cliente for diferente do seu.

A dinâmica de pagamento via PIX tem algumas opções: QR Code, link de pagamento ou chave de acesso.

O QR Code é utilizado quando a compra é efetuada via desktop: o seu cliente está utilizando um notebook ou computador, navegando no seu site, faz a compra e o QR Code aparece na tela. Então basta que ele escaneie o código com o celular e será feita a transferência.

Agora, se o cliente já está utilizando o celular, não tem como escanear código, então há a possibilidade de inserir um link de pagamento.

Quando ele estiver em um smartphone, por exemplo, assim que ele seleciona o PIX, vão aparecer as opções de banco, ele escolhe o dele e dá continuidade à compra normalmente.

Essas transferências podem, como já dissemos, ser feitas em qualquer dia, o que significa que a compra pode ser efetuada mesmo nos fins de semana ou feriados — e independente de horário bancário.

A ideia é oferecer mais facilidade de pagamento aos seus consumidores, possibilitando que eles fechem a venda de forma tranquila, diminuindo sua taxa de desistência.

PIX na sua plataforma de e-commerce

Uma das preocupações que você deve ter ao selecionar sua plataforma de e-commerce é que formas de pagamento ela oferece. Se vai ter opção de boleto bancário, transferência e depósito. Se os cartões vão ser por intermediador, gateway, quais serão os custos e se há possibilidade de inserir um sistema antifraude.

Outra preocupação é como é feito o checkout, ou seja, onde é efetuado o pagamento: se o cliente precisa sair da loja ou se consegue efetuar o pagamento ali mesmo.

Esse tipo de checkout onde a compra é efetuada diretamente pelo seu site é chamado de checkout transparente.

Então, se você utiliza uma plataforma de e-commerce, como Shopify, Woocommerce, Magento ou VTEX, é possível integrar com uma processadora de pagamentos que tenha um plug-in para a plataforma em questão.

Diversas plataformas estão se adaptando a essa nova modalidade. No Mercado Pago, por exemplo, ela já acontece.

Quanto às chaves cadastradas ao PIX, é possível ter até cinco chaves em cada instituição financeira, mas atenção: é possível cadastrar chave em qualquer banco, mas não a mesma chave em dois bancos diferentes.

Para controle, isso acaba sendo positivo: todos os pagamentos via PIX vão para uma única conta. Mas, se quiser cadastrar em bancos diferentes, basta cadastrar chaves diferentes: uma associada ao seu CPF em um banco, outra ao seu e-mail ou telefone em outro.

Ou seja, não é possível cadastrar mais de uma chave associada ao seu CPF em bancos diferentes.

O que é e como funciona o PIX?

O PIX substitui cartões de crédito?

Até então os boletos e transferências, na maior parte dos casos, não caíam no mesmo dia, apenas no próximo dia útil, o que fazia com que a experiência de compra fosse mais demorada.

Logo, o PIX surge como uma forma muito mais rápida do que essas opções. Mas, a pergunta que não quer calar é: será que o PIX vai substituir também as transações de cartão de crédito?

A resposta é não. Essas são transações diferentes. O PIX só é feito quando há dinheiro na conta: o dinheiro sai imediatamente da conta do cliente para a do lojista.

O cartão de crédito oferece a possibilidade de efetuar a compra mesmo sem dinheiro na conta, além de permitir o parcelamento da fatura, de modo que a análise de crédito ainda é necessária.

Se você, lojista, precisa realizar análises de crédito, nós podemos te ajudar: trabalhamos com consultas de CPF e CNPJ para análise de crédito, informações cadastrais e dívidas de veículos, localizamos pessoas e empresas para marketing e cobrança.

Acesse nosso site e verifique nossos serviços.

Sending
User Review
5 (1 vote)

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.