Como operar varizes pelo SUS?

 

Como operar varizes pelo SUS?

Algumas pessoas reclamam das varizes por questões estéticas, porém na grande maioria dos casos, vai muito mais além, causando dores e problemas que, se não forem tratados podem complicar bastante a saúde da pessoa.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia, as varizes se tornaram um problema que afeta 45% das mulheres e 30% dos homens hoje no Brasil.

É um problema causado por hereditariedade, mas também é muito frequente em pessoas sedentárias, com pressão alta, obesas e que passam muito tempo em pé.

E as varizes não causam apenas os sintomas já conhecidos como dor, inchaço e sensação de peso nas pernas, elas aumentam e muito o risco de doenças circulatórias.

A prevenção contra as varizes está em obter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos regularmente, além de um acompanhamento médico (mulheres que usam anticoncepcionais por exemplo).

O SUS no combate às varizes

Para combater as varizes, o Ministério da Saúde já disponibiliza um novo e eficiente tratamento contra a doença: a escleroterapia ecoguiada com espuma.

A vantagem dessa técnica é que ela é menos invasiva, não necessita de anestesia e a recuperação dos pacientes são muito mais rápidas.

O procedimento é bem simples: basta injetar espuma através de uma agulha bem fina na veia que vai fazer com que ela se feche virando um cordão de fibrose duro e o organismo absorve esse cordão.

O procedimento leva aproximadamente um mês para estar livre das varizes, em casos mais complicados pode levar até seis meses.

Como solicitar o tratamento pelo SUS

Para conseguir o tratamento de forma gratuita pelo SUS, em primeiro lugar é necessário ir até um posto de saúde mais próximo de sua casa para agendar uma consulta e, nessa consulta informar o interesse pelo tratamento de varizes.

Efetuado o agendamento da consulta, será necessário passar por uma série de exames médicos, se após o exame for constatada a necessidade de se passar por um procedimento, será encaminhado para um posto de atendimento do SUS que efetua o procedimento.

O SUS geralmente prioriza tratamentos emergenciais, o restante é efetuado de acordo com ordem de chegada na fila de espera.

 

  • Excelente
  • Ótimo
  • Bom
  • Regular
  • Indiferente
Sending
User Review
5 (1 vote)

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Adicione um comentário