Skip to main content

Como minha empresa pode participar do programa jovem aprendiz?

Como minha empresa pode participar do programa jovem aprendiz? 02

Como minha empresa pode participar do programa jovem aprendiz? 

O que é 

O programa jovem aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país. 

Quem Pode Participar do Jovem Aprendiz

Para participar do programa é preciso ter idade entre 14 e 24 anos. Porém fica a cargo da empresa definir a idade mínima, não inferior a 14 anos, e máxima, não podendo ser acima dos 24 anos. Com exceção dos candidatos portadores de deficiência que não há limite de idade. 

É preciso ainda estar matriculado ou já concluído a educação básica (ensino médio). Lembrando que os estudantes das escolas públicas podem ter preferência na seleção, pois o programa tem também o objetivo de inclusão social. 

A frequência e o desempenho escolar podem ser diferenciais também na hora do processo de seleção. 

Qual é o Salário de um Jovem Aprendiz 

É importante saber que o trabalho de jovem aprendiz tem regras especiais com relação ao cálculo do salário. 

O salário é calculado com base nas horas trabalhadas mensalmente, incluindo as aulas teóricas e o repouso semanal remunerado e feriados, por isto que se diz que todo jovem aprendiz recebe salário referente às horas trabalhadas. 

A fórmula para calcular o salário jovem aprendiz é a seguinte: 

Salário Mensal do Jovem Aprendiz = Salário-hora (2017 é de R$ 4,26) x horas trabalhadas durante a semana x semanas do mês x 7 

Em alguns casos, como acordos coletivos, convenções e piso salariais estaduais, o salário do jovem aprendiz pode ser maior do que o salário mínimo federal (atualmente, de R$ 937,00). 

Jornada 

A duração do trabalho do aprendiz não excederá seis horas diárias. 
 
O limite acima poderá ser de até oito horas diárias para os aprendizes que já tenham concluído o ensino fundamental, se nelas forem computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica. 

Como fazer o cálculo da Cota de Jovem Aprendiz para minha Empresa? 

A cota é baseada no número de empregados constantes no CAGED. Desta relação, deve-se excluir das as funções que demandem formação profissional de nível técnico ou superior, bem como os cargos de confiança, os empregados em trabalho temporário e os aprendizes já contratados.  

A esse resultado, aplica-se o percentual de, no mínimo, 5% e, no máximo, 15%. As frações de unidade representam à admissão de um aprendiz (art. 429, caput e § 1º da CLT). 

Formas de contratação de Jovens Aprendizes 

Em conformidade com a Lei da Aprendizagem (Artigo 15 do Decreto 5.598/2005), a contratação do jovem Aprendiz pode ser feita em dois formatos:  

A gestão do vínculo trabalhista efetivada diretamente pela empresa ou a gestão trabalhista realizada pela entidade certificadora/formadora (ESFL).  

Para contratar, a empresa deve procurar Entidades Qualificadas Em Formação Técnico-profissional Metódica para se inscrever no Programa Jovem Aprendiz. 

Consideram-se entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica: 
 
I – os Serviços Nacionais de Aprendizagem, assim identificados: 
 
a) Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI; 
b) Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC; 
c) Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR; 
d) Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT; e 
e) Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP; 
 
II – as escolas técnicas de educação, inclusive as agrotécnicas; e 
 
III – as entidades sem fins lucrativos, que tenham por objetivos a assistência ao adolescente e à educação profissional, registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 
 
As entidades acima mencionadas deverão contar com estrutura adequada ao desenvolvimento dos programas de aprendizagem, de forma a manter a qualidade do processo de ensino, bem como acompanhar e avaliar os resultados.


 

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

2 thoughts to “Como minha empresa pode participar do programa jovem aprendiz?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *