Skip to main content

Como investir sua reserva econômica

Como investir sua reserva econômica

Como investir sua reserva econômica
Como investir sua reserva econômica

Em um período de crise e que é necessário saber investir sua reserva financeira, como o recebimento do FGTS inativo, por exemplo, é necessário um suporte na área econômica para que, através de informações, você possa usar de forma mais correta aquela reserva que você guardou à muito custo.

Daremos algumas dicas para que vocês possam ter uma noção econômica e tomar de forma mais correta sua decisão de investimento.

As aplicações mais utilizadas são orientadas pelos investimentos conhecidos como Fundos de DI, que são fundos que devem investir no mínimo 95% do seu patrimônio em Títulos Publicos atrelados a Selic.

A taxa de selic, atualmente, teve uma queda de 12,25% para 9%, como o investimento em fundos de DI tem como referência a taxa selic, quanto menor ela for, menor também serão os investimentos, como um CDB, por exemplo.

A queda da selic prejudica mais os pequenos investidores, pois devido à pequena quantia investida, raramente conseguem uma aplicação que alcance o 100% de DI.

Os investimentos em CDB, Fundos de Investimento, Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) podem ser considerados um bom negócio caso o percentual pago seja menor que a Selic, caso contrário, com a selic a 9,5% por exemplo, os rendimentos dessas aplicações passam a ser um mal negócio podendo ficar inferior ao rendimento da Caderneta de Poupança.

Falando em Caderneta de Poupança, lembremos que esse tipo de investimento possui uma remuneração fixa que não depende da taxa de selic, paga 0,5% ao mês mais TR (taxa de referência). No caso da queda de juro, esse passa a ser um investimento melhor.

Já no caso de um cenário em que os juros estejam em baixa, a melhor opção é o investimento em títulos do tesouro, bolsa de valores e o Certificado de Operações Estruturadas (COE).

Vantagens e Desvantagens

Poupança

Vantagem: caso a taxa selic fique abaixo dos 9,5%, os rendimentos podem ultrapassar os dos fundos e dos CDBs;

Desvantagem: como esse investimento não garante proteção do dinheiro contra a inflação, pode ser ruim a longo prazo.

Fundos

Vantagem: ao contrário da poupança, é um investimento mais atraente à longo prazo, já que o desconto do Imposto de Renda é regressivo e, com isso, diminui ao longo do tempo;

Desvantagem: pequenos investidores geralmente encontram taxas de administração abaixo de 1%, tornando-a uma aplicação cara.

CDBs

Vantagem: a pré-fixada, em que é combinada uma taxa no momento da contratação, não vai mudar mesmo que o CDI flutue e com o juro atual, podem se tornar rentáveis;

Desvantagem: aqueles CDBs que oferecem rendimento inferior a 85%, podem ficar abaixo do índice de inflação devido ao desconto de imposto de renda.

Tesouro Direto

Vantagem: se tornam rentáveis se atrelados à inflação e com os pré-fixados associados à taxa básica de juros;

Desvantagem: existem corretoras que cobram comissões, e isso pode tornar o investimento pouco rentável.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *