Como investir em crédito imobiliário?
O Brasil é um dos países com a maior a maior taxa de juros, o que serve para afugentar novos investidores e, inclusive causar insegurança e indecisão nos investidores internos.
Em um momento de crise com a que vivemos atualmente, é necessário que os investidores sejam mais precisos em suas escolhas para não perder dinheiro lá na frente.
Um dos investimentos preferidos e que tem entusiasmado os investidores é o crédito imobiliário, mais conhecido como LCI (Letra de Crédito Imobiliário).
Por ser um investimento com uma renda fixa e isento de imposto de renda, acaba sendo atrativamente mais vantajoso na hora do investidor tomar suas decisões.
Como funciona o investimento LCI
O LCI funciona são títulos emitidos principalmente pelos bancos que possuem renda fixa ou não.
Os papéis que são ofertados pelas instituições financeiras vão funcionar mais ou menos como um empréstimo, o investidor vai aplicar o seu dinheiro em troca de uma remuneração periódica.
Para verificar a rentabilidade do título, no momento da compra do título já defina isso na instituição escolhida por você, assim como a data de vencimento da mesma.
Os tipos de LCI
Existem dois tipos de investimento LCI: a prefixada e a pós fixada: a prefixada vai oferecer ao investidor 10% de taxa fixa todos os anos até a data do resgate.
Já a pós fixada vai depender de indexadores de economia como CDI (Certificado de Depósito Interbancário), IPCA (Índice de Preços ao Consumido) e também da taxa Selic.
Por depender desses indicadores, a pós fixada pode sofrer variações oriundas do mercado.
É uma boa opção investir em LCI atualmente?
Depende muito do perfil do investidor para dar essa resposta, o que podemos dizer é que o LCI tem a vantagem de baixo risco, muito simples de se fazer e acompanhar e com uma taxa de rendimento atrativa para quem procura investir seu dinheiro sem ter surpresas no final.
Recomendamos que, para que o LCI seja realmente uma boa opção de vencimento, que seja retirado somente na data de vencimento para que ela possa render o suficiente para valer a pena.