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Como fazer seguro de celular?

Como fazer seguro de celular?

Como fazer seguro de celular?

O que é?

É um seguro que protege bens como celular, tablet, notebook, entre outros,

em caso de roubo, furto qualificado e quebra causada por acidente.

Quem vende?

Os seguros de celular podem ser contratados por meio das próprias operadoras de telefonia móvel, por seguradoras tradicionais (que fazem seguro veicular, por exemplo) ou até por lojas de varejo que vendem os aparelhos.

Caso esteja interessado no serviço, avalie as condições oferecidas por diferentes empresas antes de fechar negócio.

De olho no contrato de cobertura

Normalmente, os planos mais básicos vão te indenizar apenas em caso de roubo do aparelho mediante violência ou grave ameaça – por exemplo, um soco ou com um arma apontada para a vítima – ou furto qualificado, por exemplo, quando duas pessoas ou mais praticam o crime e, enquanto uma distrai a vítima, a outra abre sua bolsa e pega o celular.

A cobertura de perda ou de danos físicos e elétricos ao aparelho costuma ser um serviço adicional, incluído caso o cliente esteja disposto a pagar mais caro.

Franquia

A franquia é o valor que você deve pagar para se beneficiar do seguro. Ela pode ser um percentual do preço do aparelho ou ter um valor fixo. Em caso de sinistro, o valor da franquia será descontado da indenização a ser paga pela seguradora.

Indenização

A indenização pode ser paga em dinheiro ou por meio de reposição do aparelho, similar ou igual.

No caso do seguro feito em lojas de varejo, a restituição pode se dar por meio da aquisição de produtos da loja (não necessariamente um celular, inclusive). Porém, não terá a opção de pesquisar preços para comprar o modelo que lhe interessa onde for mais barato, por exemplo.

Caso o pagamento seja feito em dinheiro, as seguradoras costumam pagar o valor do celular, que consta da nota fiscal do aparelho, menos a franquia e a depreciação do período. O cálculo da depreciação deve ser claramente informado no contrato.

As seguradoras também podem optar por pagar um valor percentual do preço pago pelo aparelho. Por exemplo, se o celular custava R$ 1500 quando comprou e no contrato estiver descrito que a empresa paga 80% desse valor, você recebe de indenização R$ 1200.

Vale ressaltar que a seguradora deve informar claramente na apólice como fará o pagamento.

Aparelhos cobertos

Não é qualquer celular que pode ser assegurado. A maioria das empresas só aceita aparelhos com determinado tempo de uso – que pode variar de 45 dias até dois anos. O período é baseado na data de compra indicada na nota fiscal, sendo assim, é necessário apresentá-la para adquirir o seguro.

O que fazer em caso de roubo ou furto qualificado

O sinistro deve ser sempre comprovado por meio de um boletim de ocorrência. Algumas empresas podem exigir outros documentos, como a nota fiscal de compra do aparelho. Essa informação também deve constar no contrato.

O que é Sinistro?

Esse é termo é usado pelo mercado para indicar que o cliente acionou o seguro.

Exemplo, se seu celular tiver sido roubado, você deve entrar em contato com a sua seguradora e pedir a “Abertura de Sinistro”.

Nesses casos é importante sempre ter em mãos o número de IMEI do seu aparelho, a nota fiscal ou o comprovante de compra no exterior.

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