Skip to main content

Como escolher o melhor pacote de viagem turística?

Como escolher o melhor pacote de viagem turística?

Como escolher o melhor pacote de viagem turística?

O que é um pacote de viagem?

São pacotes montados pelas operadoras de turismo, que fazem acordos com companhias áreas e hotéis, pousadas e resorts, reservando ao longo do ano uma grande quantidade de assentos em voos e quartos.

Isto faz com que muitas vezes o preço seja mais baixo do que fechando diretamente com as empresas.

Desta forma, as operadoras montam os pacotes turísticos e por sua vez, as agências de viagens comercializam estes pacotes para o consumidor final.

Escolhendo a agência

Escolha uma agência de turismo registrada na Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), órgão do Ministério do Turismo, dando preferência a uma agência que já tenha sido utilizada e aprovada por amigos ou familiares.

Pesquise na internet, no Procon e na Embratur se há denúncias, queixas ou outros problemas envolvendo a agência de viagens com a qual você pretende contratar.

Escolha do pacote

Na hora de escolher o pacote, fique atento ao que está incluso.

Existem vários tipos de pacotes de viagens e eles podem incluir passagem, hospedagem, alimentação, translados, passeios, entre outros.

É importante ter certeza para verificar se o preço é justo ou não, além de não ter surpresas desagradáveis durante as férias.

Prefira os pacotes cujos voos e/ou percursos em ônibus sejam feitos por empresas de transporte tradicionais.

Se desconfiar de alguma informação sobre um pacote já comprado, ligue para a companhia de transporte que vai usar e para o hotel onde vai ficar, confirme se as reservas foram feitas e pagas.

Deixe seu número de telefone ou e-mail para que possa ser localizado em caso de algum problema.

Muitos pacotes incluem o serviço de translado aeroporto/hotel e hotel/aeroporto. Este serviço é um grande conforto para o turista, que ao desembarcar não tem que se preocupar com taxi ou outro tipo de transporte, mas muitas vezes pode ser bem mais caro do que pegar um taxi.

Confirme os valores e veja se vale a pena inclui-lo no seu pacote.

Hospedagem

Ficar em um hotel mais barato e afastado do centro ou das principais atrações turísticas nem sempre vale a pena.

A sua locomoção deve ser levada em consideração e você certamente irá gastar bem mais com táxi, metrô ou transfers.

Muitas vezes, compensa mais gastar em um hotel um pouquinho mais próximo aos pontos de seu interesse, assim como bares, restaurante área comercial e poder fazer tudo com maior tranquilidade.

Confirme também qual tipo de acomodação está sendo oferecido, se o quarto é suíte, tem ar-condicionado, televisão, frigobar, varanda, vista para o mar, internet, entre outros, já que em um mesmo hotel existem vários tipos de quartos e cada um com preços diferentes.

Passeios

Verifique se, durante a viagem, serão oferecidas opções de passeio ou serviços pelos quais você terá que fazer um pagamento extra.

Programação da viagem com os passeios. Saiba sobre tudo que está pagando.

Durante viagens, muitas agências oferecem pacotes que, muitas vezes, o consumidor não pagou.

A programação permite que o turista saiba quais os passeios estão ou não inclusos no seu contrato. Ninguém precisa ser surpreendido com a “conta final”.

Contrato

Examine cuidadosamente o contrato firmado com a agência de turismo, fazendo constar por escrito tudo o que for combinado com o vendedor sobre o pacote.

Após fechar um pacote de viagem, peça à agência que lhe envie uma cópia do contrato e os comprovantes da reserva do hotel e das passagens áreas.

É importante que o contrato tenha em seu texto a informação clara e detalhada de todos os itens inclusos no pacote.

Caso haja algum problema no decorrer da prestação do serviço, a agência de turismo é responsável, mesmo que a culpa seja de outro prestador que integra o pacote turístico, como hotéis e empresas de transporte aéreo.

Se desconfiar de alguma informação sobre um pacote já comprado, ligue para a companhia de transporte que vai usar e para o hotel onde vai ficar, confirme se as reservas foram feitas e pagas.

Deixe seu número de telefone ou e-mail para que possa ser localizado em caso de algum problema.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *