Veja 6 dicas importantes para ajudar a reduzir a inadimplência em sua empresa.
A palavra inadimplência tem um significado de fácil compreensão: a falta do cumprimento de obrigações assumidas. Porém, no mercado econômico a palavra inadimplente ganha maior significância por se associada ao que mais preocupa empresários e comerciantes: devedores.
O resultado desse acumulo de inadimplentes resulta em mais pessoas inseridas nos órgãos de proteção ao crédito, o que por consequência esfria ainda mais o volume de consumo.
O índice de inadimplência entre as pequenas e médias empresas atualmente passa dos 10%, isso considerando somente os atrasos que ultrapassam 3 meses da data de vencimento da dívida.
Claro que este aumento no número de inadimplências está também associado á situação financeira do país e o aumento das taxas de juro do mercado nacional, porém de um jeito ou de outra, essa questão afeta o capital de qualquer empresa, pois se o momento já não é muito propício para as vendas, imagine se as vendas realizadas ainda gerarem prejuízo.
A inadimplência é inevitável, porém com alguns cuidados ela pode ser minimizada.
Seguem abaixo precauções para diminuir a inadimplência em sua empresa:
1- Sempre consulte as análises de crédito
Essa é a primeira e a principal precaução para diminuir a inadimplência. É preciso conhecer a situação do consumidor antes de fornecer crédito. Isso pode ser feito através de convênio com empresas autorizadas á repassar informações diretamente dos órgãos de proteção ao crédito. E até mesmo através de sites seguros que ofereçam essas consultas de análise de crédito online, como o Brasil Consultas. As consultas devem ser feitas á cada transação realizada, uma vez que até mesmo um bom e fiel cliente pode acabar se complicando em seu orçamento.
2- Tenha um cadastro sempre atualizado de seus clientes
Uma planilha manual ou de excel pode ser uma boa opção de controle. Algumas empresas utilizam até de programas próprios para organizarem esse controle.
Esse histórico será primordial na divisão de bons e maus pagadores, ou até mesmo para criar um padrão do volume de compra de determinada empresa.
Um cliente que costuma comprar sempre em determinada quantidade ou valor e de repente faz uma compra imensamente maior é um forte candidato á já estar tendo problemas para cobrir seus gastos e resolver “estourar” o nome propositalmente.
Lembrando que cliente que dá trabalho para pagar ou tem costume de dar calote e só depois de muito tempo volta pra pagar a dívida não precisa ser mantido. Esses clientes além de atrapalhar no orçamento organizacional da empresa, ainda corre o risco de uma hora sumir de vez deixando a dívida para trás.
3- Fidelize os bons pagadores
Da mesma forma que os maus pagadores não precisam ser mantidos, os bons pagadores devem ser sempre valorizados. Dar descontos e facilitar as formas de pagamento são formas de incentivo para estimular ainda mais as compras daqueles que costumam honrar com prazos de pagamento.
4- Tenha um bom sistema de cobrança
Manter o controle das cobranças é sempre muito eficaz, pois dívidas são como avalanches, quanto mais adiadas, maiores os juros e maior a dificuldade em receber pagamentos.
Não espere a dívida se arrastar para cobrar os inadimplentes. A cobrança pode começar com uma simples notificação e lembrança da data de validade vencida. Tudo isso sempre de forma ética e educada. Para dívidas que se arrastam, por vezes é melhor reduzir o juros e diminuir o valor para conseguir receber, sem se esquecer é claro, de incluir esse cliente naquele controle de maus pagadores.
5- Se organize financeiramente
Ter total controle das entradas e saídas de sua empresa também é muito eficaz na redução da inadimplência. Até porque a desorganização pode fazer com que se perca algum devedor no meio da bagunça, o que é extremamente prejudicial para a saúde das finanças.
6- Seja adepto do gerenciamento de riscos
Tenha sempre uma planilha para saber quando pode arriscar em concessão de crédito sem prejudicar o capital de sua empresa. Uma má administração ou displicência no gerenciamento de riscos é um dos problemas que fazem uma empresa atingir a falência.
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Ótimo artigo muito benéfico
Otimo excelente
EXCELENTE E MUITO ÚTIL ADOREI!
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MUITO BOM, SOBRETUDO NESTA ÉPOCA DE CRISE ECONÔMICA EM QUE NÃO NOS APRESENTAM SOLUÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL!
a pesar de não ter uma empresa mais trabalho autônomo a 12 anos e so fico no vermelho com o nome restrito mais tenho vontade de registrar minha empresa esta são as dicas mais reais que ja vi obrigado..
Que artigo bom dicas maravilhosas continuem a me enviar esses artigos.
Muito Bom!
Neste período crítico que estamos vivenciando, com a economia do pais em vertiginosa decadência, é necessário sim, termos um rigoroso controle de nossos cliente, sabendo os que estão em dia com seus débitos e os que incorrem em atraso com seus pagtos , advindo neste ultimo caso , que os fornecedores tomem as medidas necessária, providências, restringindo o fornecimento ou até mesmo diminuindo o fornecimento a esses clientes que já demonstram dificuldades em horar com os seus compromissos..