Skip to main content

Como consultar o histórico de proprietários de veículos

Como consultar o histórico de proprietários de veículos

Com o aumento dos preços do carro zero, comprar veículos usados é uma opção excelente para quem quer comprar um automóvel novo. No caso de veículos usados, quanto mais informações tiver melhor e mais segura será a compra. Nesse texto, explicaremos como fazer para consultar o histórico de proprietários de um veículo.

Ao comprar um carro ou moto usado, a vida do veículo tem bastante importância. Afinal, as atividades realizadas com o carro, a quantidade de proprietários e os acidentes em que o veículo se envolveu vão influenciar o preço de venda.

Sendo assim, quanto mais informações souber sobre o automóvel mais fácil será a vistoria e mais argumentos o comprador terá na hora de negociar.

O que é o histórico de proprietários?

O histórico de proprietários nada mais é do que uma lista contendo todos os donos registrados de um veículo, quanto tempo ele permaneceu com cada um e como o veículo era utilizado.

Dessa forma, ao consultar o histórico de proprietários é possível conseguir um resumo da vida do carro. Sendo que, essas informações podem oferecer indicações sobre a real condição do veículo.

A importância de consultar o histórico de proprietários

A seguir vamos mostrar alguns motivos que indicam a importância de se consultar o histórico de proprietários de um veículo antes de comprar um automóvel usado.

Saber quantos donos o veículo já teve

Depois de consultar o histórico de proprietários de um veículo, conseguimos determinar o número de donos. Dessa forma, é possível ter uma ideia de quanto o carro foi usado.

Com essa informação, fica mais fácil identificar informações discrepantes e reconhecer possíveis problemas, seja na documentação ou no veículo em si

Entender como o veículo era utilizado

Analisando a lista de proprietários é possível entender mais sobre o veículo. Por exemplo, uma lista com muitos nomes mostra que o automóvel é bastante rodado.

Sendo assim, maiores são as chances de ele ter se envolvido em um acidente. Da mesma forma, maiores são as probabilidades de o veículo apresentar algum defeito ou falha decorrente dessas possíveis batidas.

Além disso, se identificarmos que alguns dos proprietários são pessoas jurídicas, é fácil imaginar que o veículo teve vários condutores diferentes e que era constantemente utilizado para transporte ou em viagens longas

Cruzamento de dados

Além do histórico de proprietário, várias são as informações que podem ser levantadas sobre um veículo. Como a quantidade de multas ou se ele já esteve em um leilão.

Ao cruzarmos diferentes tipos de informações sobre o mesmo veículo, fica mais fácil entender o que aconteceu com ele durante os anos. Isso oferece uma base segura na hora de procurar o veículo ideal e de negociar com os vendedores.

Por exemplo, um histórico com um grande número de multas, combinado com um histórico de proprietários pessoas jurídicas, indica que o veículo teve vários condutores. Além disso, esses condutores não tinham cuidado com o carro.

Sendo assim, é possível pensar que o veículo sofreu alguns acidentes e que as revisões podem não ter sido feitas da forma correta. Consequentemente, as chances de surgirem problemas após a compra são maiores.

Com isso, o comprador consegue fazer uma avaliação melhor do valor cobrado. Além de identificar aqueles veículos que são uma “roubada”. Ou seja, aqueles automóveis que vão exigir uma manutenção constante, consequentemente, o proprietário terá que gastar muito dinheiro para rodar com o veículo.

Base para argumentar com o vendedor

Além dos preços mais atrativos, comprar um carro usado dá a pessoa interessada um maior espaço para negociação. Que nada mais é uma conversa onde as duas partes tentam entrar em um acordo que seja bom para ambos.

Nesse caso, quanto mais informações tiver sobre o veículo, mais fácil é negociar uma redução de valor. Por exemplo, carros que passaram por algum sinistro automaticamente têm um preço de venda menor.

Da mesma forma, quanto maior for a quilometragem ou quanto maior o número de proprietários menor será o seu valor. O comprador também pode argumentar que, por ter sido um veículo de serviço, às suas condições de conservação não são as melhores, consequentemente diminuindo o preço final.

Como consultar o histórico de proprietários de um veículo

Uma forma mais rápida é pratica para conhecer o histórico de proprietários é através da Brasil Consultas. No nosso site você tem acesso a lista completa dos antigos proprietários registrados. Assim, você não precisa se preocupar em ir pessoalmente ao Detran.

Para conseguir fazer a busca, basta ter o número da placa do carro ou então o número do chassi. A pesquisa é feita na hora e o resultado aparece na tela do seu computador.

Além dos proprietários, você pode buscar por gravame, leilões, infrações, perda total e restrições. Também pode fazer uma busca de dados através da base estadual do Detran ou da base nacional. Para conseguir fazer as buscas, você vai precisar apenas dos dados do veículo, como número do documento, placa ou chassi.

Como fazer a consulta na Brasil Consultas?

Acesse o site da Brasil Consultas : https://www.brasilconsultas.com.br/

Ao acessar o, já irá aparecer a opção para cadastramento gratuito que é rápido e fácil.

Efetuado o cadastro, irá para uma tela que mostrará ao centro, as opções de plano de pagamento, que são:

 – Plano Pós-pago: é a melhor opção, você paga uma mensalidade de R$ 89,90 e ganha até 50% de desconto nas consultas. O plano é apenas para empresas e toda a mensalidade é revertida em consultas.

Plano Pré-Pago: você pode optar por um crédito à partir de R$ 40,00. Essa opção não exige contrato nem imposição de prazo de utilização. E a liberação é imediata.

*Plano disponível para pessoa física e jurídica

Após escolhido o plano de sua preferência, no lado esquerdo da tela escolha a opção “Consultas veiculares”, clicando aí escolha a opção “Histórico Proprietários” e faça a sua consulta.

Como consultar pelo Detran

O interessado precisa ir pessoalmente ao Detran do seu estado (ou do estado onde o carro está registrado) e preencher o formulário pedindo a emissão da certidão com o histórico de proprietários do veículo.

Qualquer pessoa pode pedir o histórico de proprietários de um veículo, desde que saibas algumas informações básicas sobre o carro ou moto, como o número da placa ou o número do chassi.

Além disso, alguns Detrans oferecem esse serviço online, como o Detran do Paraná. Entretanto, tanto o pedido feito pessoalmente, quanto o online exigem o pagamento de uma taxa. Sendo que o valor pago varia de estado para estado.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *