Skip to main content
Como consultar o CPF grátis no site QUOD?

Como consultar o CPF grátis no site QUOD?

O mundo sempre passou por diversas renovações e o mercado financeiro também se atualiza para melhor se adequar às exigências dos tempos atuais.

O controle sobre a vida financeira não pertence mais apenas às instituições financeiras. A pessoa física também pode acompanhar a imagem que suas responsabilidades financeiras transmitem aos bancos, comércios e empresas de créditos.

Cada indivíduo pode consultar o CPF gratuitamente de maneira fácil, rápida e digital no site Quod. Para isso, seguem algumas informações relevantes que podem impactar no momento de solicitação de crédito, informações sobre o Quod, o porquê de fazer essa consulta e como consultar o CPF.

O que é a Quod?

A Quod é uma empresa com conhecimentos tecnológicos em big data e inteligência artificial. Ela possibilita a consulta ao CPF de maneira gratuita e se destaca das demais plataformas concorrentes por realizar buscas 75 vezes mais rápido. Seus dados são extraídos dos bancos Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa.

Como a Quod trabalha?

O trabalho da Quod incentiva as instituições, ao fornecer dados sobre a saúde financeira do consumidor, a liberarem créditos. Dessa forma, as instituições agem de maneira planejada e com base em dados que certificam a segurança das relações entre elas e os consumidores, diminuindo, então, os riscos de créditos e a inadimplência.

Acrescido a isso, a Quod sabe a importância que há em proteger os dados dos consumidores, logo apresenta um rigoroso protocolo de segurança, além de um banco de dados seguro e em evolução permanente.

Outros pontos que credibilizam a atuação da Quod são:
• Certificação ISO 27.001 (Gestão da Segurança da Informação);
• Certificação ISO 23.301 (Gestão de Continuidade de Negócios);
• Autorização do Banco Central do Brasil para trabalhar com o cadastro positivo.

O que é o cadastro positivo?

O cadastro positivo é uma nova forma de perceber o consumidor. O consumidor era avaliado pelas empresas com base em dívidas de contas em aberto e agora a análise considera o consumidor sob diversos aspectos.

Anteriormente, se a pessoa tivesse uma dívida ativa, já não seria considerada uma boa consumidora para que empresas disponibilizassem créditos nem confiassem no cumprimento de sua responsabilidade financeira. Atualmente, as empresas analisam o histórico do indivíduo e, assim, verificam, de forma mais justa, se ele seria ou não um consumidor em potencial.

Quem entrou no cadastro positivo automaticamente?

Conforme informou o SPC, pessoas que têm créditos nos bancos Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa, assim como em outras 100 empresas, entraram automaticamente no cadastro positivo. Essas pessoas receberam a notificação por meio de SMS, carta ou e-mail.

Por que seria interessante me se inscrever no cadastro positivo?

O cadastro positivo apresenta utilidade não apenas para as empresas se sentirem seguras com base em dados rastreados, mas também para as pessoas físicas conhecerem sua atuação no mercado financeiro e facilitarem seus pedidos de crédito.

Existem trabalhadores que possuem renda, porém não têm condições de comprová-la, uma vez que eles não têm carteira assinada e também existem aqueles que ainda não possuem um histórico de relacionamento com as instituições financeiras. Portanto, esses grupos da sociedade poderão ser inseridos em novas experiências.

Além de ser um benefício ao consumidor, também será uma boa perspectiva para empresas que desejam ampliar o número de pessoas com quem irão negociar. Vale ressaltar que essa mudança também é útil para o país, pois fará a economia se movimentar mais e já foi verificado que países que adotaram essa forma de cadastrar seus consumidores apresentaram um índice menor de juros.

Não inscrito no cadastro positivo

Caso a pessoa opte por não se inserir no cadastro positivo, não será penalizada por isso, mas deixará de aproveitar benefícios que poderiam abrir novas possibilidades para ela mesma e para a sua família, uma vez que a pessoa física pode necessitar de:
• Empréstimos;
• Bolsas de estudo;
• Cartões de crédito;
• Financiamento de imóvel.

Deixar de aderir a essa mudança restringirá o conhecimento das instituições financeiras a respeito da vida financeira do indivíduo e as fará julgar a credibilidade de pagamento do consumidor apenas sobre os casos de dívidas em que constam o CPF negativado e não sobre o seu histórico de contas pagas. Assim, será mais difícil conseguir crédito e os juros serão cobrados com taxas maiores em caso de inadimplência.

Passo a passo para a inscrição nos serviços Quod

Caso a pessoa deseje se inscrever no cadastro positivo, basta acessar o site da Quod.

A etapa ‘solicitação de cadastro’ é o preenchimento de um formulário com os seguintes campos: número do CPF, número do celular, e-mail e CEP residencial. Para prosseguir com o registro, a pessoa passará por mais quatro breves etapas, são elas: selfie (foto dela mesma), envio de documentos, formulário e conclusão.

Para verificar sua pontuação (score) posteriormente, precisará apenas acessar o site da Quod com o CPF e a senha de acesso.

Cancelamento e reinclusão no cadastro positivo

Caso deseje, a pessoa poderá sair do cadastro positivo a qualquer tempo, assim como poderá pedir reinclusão.

Por que preciso fazer uma inscrição?

A inscrição é importante para a preservação dos dados pessoais. Dessa forma, apenas o próprio inscrito terá acesso ao Relatório de dados do titular e as informações pessoais não estarão acessíveis a terceiros.

Como aumentar meu Score de Crédito?

Critérios para a pontuação

A pontuação (score) é realizada com base nos pagamentos realizados. Os pagamentos em dia são favoráveis para que a pontuação aumente e gere créditos positivos no mercado, já os pagamentos quitados com atraso e os pagamentos pendentes contam negativamente para a pontuação e gera menos credibilidade no momento em que for consultado.

Os pagamentos realizados em atraso passarão por alguns critérios de avaliação para que o valor da pontuação seja definido, tais como: quantidade de vezes que houve atraso de pagamento nos últimos meses, quantidade de dias que o pagamento sofreu o atraso ou está atrasado, quando houve o atraso no pagamento (1 ano atrás, 6 meses, por exemplo).

A situação financeira e momentânea do consumidor também será verificada e levará em consideração os seguintes aspectos: os tipos de dívidas adquiridas pelo consumidor (cartão de crédito, empréstimo, financiamento), a quantidade de vezes que ele precisou solicitar créditos no mercado financeiro e o total de crédito que ele já possui na presente data.

Quem poderá consultar meus dados?

A consulta só será feita por empresas as quais o consumidor tenha solicitado crédito ou pela própria pessoa.

Conheça mais, inscreva-se e consulte seu CPF:

Fontes:
https://www.quod.com.br/para-voce
https://www.quod.com.br/a-quod
https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/01/10/bancos-e-empresas-poderao-consultar-informacoes-do-cadastro-positivo-a-partir-deste-sabado.ghtml

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.