Como bloquear meu celular em caso de furto?
No Brasil, existem mais de 257 milhões de aparelhos celulares em atividade. Isso mesmo, de acordo com os números isso resulta em mais de um aparelho por pessoa.
Porém, devido a esse enorme número de aparelhos em atividade, o roubo de celular se tornou uma crescente entre os meliantes.
O número de furtos de aparelhos celulares aumentou 40% nos seis primeiros meses de 2017.
Os dados representam 3 furtos de celulares por hora mesmo depois de ser anunciado medidas para dificultar a revenda dos celulares.
As medidas são o bloqueio do chip e do aparelho através da operadora de celular, o cadastro é integrado ao sistema com órgãos de segurança pública (Polícia Federal e Polícias Civis estaduais), o que permite o bloqueio do aparelho também a pedido da autoridade policial quando o usuário, vítima de um furto ou roubo, realizar o registro da ocorrência.
A base de dados de aparelhos celulares impedidos das operadoras no Brasil também está integrada a empresas que atuam no exterior desestimulando o tráfico internacional de aparelhos celulares roubados.
Veja como proceder no caso de ter seu aparelho furtado:
1) Faça um Boletim de Ocorrência
É imprescindível que o consumidor que tiver seu aparelho furtado vá até a delegacia de polícia mais próxima para fazer o Boletim de Ocorrência.
2) Entre em contato o mais rápido possível com sua operadora
Entre em contato com sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e do chip com o BO em mãos.
Para bloquear o aparelho, você precisará saber o número do IMEI do aparelho.
IMEI é a sigla em inglês para International Mobile Equipment Identity, ou Identidade Internacional de Equipamento Móvel. É como o número do chassi de um carro, ou seja, ele é único para cada celular.
Esse número pode ser verificado na caixa do celular ou em um adesivo que fica colado na bateria do aparelho. Outra dica é digitar a sequência *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.
Para facilitar, forneceremos aqui os números das operadoras de celular:
- Claro: 1052
- Oi: 1057 ou *144
- TIM: 1056 ou *144
- Vivo: 1058 ou *8486
- Nextel: 1050 ou (11) 4004–6611
- Porto Seguro Conecta: 10544 ou *333
A operadora poderá solicitar seu documento de identidade, boletim de ocorrência e outras informações relevantes antes de efetuar o bloqueio.
Caso o consumidor recupere o telefone móvel e queira continuar usando-o, deverá requerer o restabelecimento do serviço com a operadora, mediante a apresentação de um documento com valor legal.