Skip to main content

Como abrir uma franquia?

Como abrir uma franquia?

Como abrir uma franquia?

O que é franquia?

O termo franquia é utilizado para representar a relação entre o franqueado e franqueador, os direitos e obrigações desta relação e a unidade operada pelo franqueado.

O franqueador fornece ao franqueado o direito de comercialização de seus produtos e serviços, além de seu conhecimento, ou seja, seu know-how e gerenciamento.

A circular de franquia é obrigatória e deve ser apresentada pelo franqueador, indicando as condições jurídica.

Para abrir uma franquia

Escolha o segmento certo para você

Não escolha a franquia no impulso, ou por que determinado segmento está em alta. Ter afinidade com o segmento que vai atuar facilita o aprendizado e aumenta a motivação. Além disso, tomar decisões conhecendo a preferência do público pode trazer mais chances de acerto na estratégia comercial.

Converse com os franqueadores

Pesquise, mande e-mails, ligue e saiba tudo sobre a franquia que você pretende escolher. Uma dica importante é conversar com outros franqueados e também conhecer todos os custos como: taxa de franquia, taxa de royalties e de publicidade.

Conheça o mercado

Faça uma análise do mercado que pretende atuar, conheça o público-alvo, qual a melhor localização e, principalmente, seus concorrentes.

Avalie os riscos do contrato

Por menor que seja, investir em franquias tem seus riscos, então esteja preparado para caso algo não saia como esperado.

Avalie muito bem todas as clausulas do contrato, faça uma análise financeira profunda e veja se terá fôlego para fazer o investimento necessário para iniciar a operação, e também para se manter caso tenha algum problema.

Em geral, as cláusulas do contrato são padronizadas e há pouca margem para mudar. Mas dá para negociar pontos, como a multa por invasão de território ou então um desconto no investimento inicial ou na taxa de royalties por ser o primeiro franqueado a aderir à rede.

O ponto

Algumas redes ajudam o franqueado a encontrar o ponto; outras pedem para aprovar o local. Depois de achar um imóvel, em uma área de bom fluxo de pessoas, avalie se ele está em uma zona que permite que a empresa exerça suas atividades. Caso contrário, a empresa não conseguirá obter seu alvará de funcionamento na prefeitura.

Negócio fechado

Assinado o contrato, chega a hora de abrir uma empresa. Isso deve ser feito antes da inauguração da unidade, para cumprir obrigações fiscais e trabalhistas.

Treinamento

O franqueado e a equipe passam pelo treinamento para aprender a conduzir os processos segundo os padrões da rede e, claro, tirar as últimas dúvidas antes da estreia. É importante ler o manual de operações antes para saber se seus pontos principais foram abordados na prática.

Responsabilidades

Comprar uma franquia de uma marca conhecida não tira do franqueado a responsabilidade de gerenciar bem o negócio, tornando-o o mais rentável possível.

Frequentemente, isso significa ter que se relacionar com pessoas, principalmente consumidores.

Ao comprar uma franquia de uma loja em um shopping, não se iluda pensando que o gerenciamento do negócio se restringe à administração das contas, ou controle de produtos. Um dos fatores principais de sucesso dos negócios franqueados é o envolvimento do franqueado no processo de vendas, na linha de frente, no contato com o público.

Quanto maior a habilidade e disponibilidade comercial do franqueado, maior as suas chances de sucesso.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *