Skip to main content

Como abrir um cartório?

Como abrir um cartório?

Como abrir um cartório?

O que é cartório?

É a repartição onde funcionam os tabelionatos, os ofícios de notas, os registros públicos, as escrivanias da justiça, e se mantêm os respectivos arquivos.

Quais serviços são prestados em cartórios?

Serviços de Notas, que lavram procurações, escrituras de todas as naturezas, reconhecem assinaturas e autenticam documentos;

Serviços de Protestos de Títulos, que lavram os protestos dos títulos de documentos de dívidas e atos acessórios a eles relativos;

Serviços de Registro de Imóveis, que fazem, nos termos desta lei, o registro e a averbação dos títulos ou atos constitutivos, declaratórios, translativos e extintivos de direitos reais sobre imóveis reconhecidos em lei para sua completa eficácia e validade reconhecida;

Serviços de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas, que registram os contratos, os atos constitutivos, o estatuto ou compromissos das sociedades civis, religiosas, pias, morais, científicas ou literárias, bem como o das fundações e das associações de utilidade pública; e registram, facultativamente, quaisquer documentos, para sua conservação, cabendo-lhe, também, a realização de quaisquer registros não atribuídos expressamente a outro ofício registral;

Serviços de Registro Civil das Pessoas Naturais, que registram os nascimentos, casamentos e óbitos e atos acessórios relativos a esses registros;

Serviços de Registros de Contratos Marítimos e Serviços de Registros de Distribuição, funções de uso restrito a alguns poucos Estados brasileiros, tratando os primeiros de atos exclusivamente relativos a transações de embarcações marítimas, e os segundos, quando previamente exigida, da distribuição eqüitativa de serviços de que trata a lei 8935, e atos acessórios e complementares à função.

Como abrir um cartório?

É preciso passar por um rigoroso processo de seleção pública para ingresso na carreira.

Alguns requisitos, além dos rotineiros em concursos públicos, foram impostos aos interessados, tais como: estar o candidato habilitado através de certificado de conclusão do curso de Bacharel em Direito, ou certificado de conclusão por faculdade oficial ou reconhecida, até a data da outorga; ou de que exerceu, por dez anos completos até a data da primeira publicação deste edital, função em serviço notarial ou de registro devida e inequivocamente comprovada por escrito.

São quatro as fases para aprovação do candidato: prova objetiva; prova escrita e prática; prova oral; e exame de títulos. A prova objetiva de seleção tem caráter eliminatório. As demais tem caráter eliminatório e classificatório. Apenas o exame de títulos tem caráter meramente classificatório.

Ainda assim, mesmo que passe por todas as etapas e obtenha classificação suficiente, o futuro Tabelião ou Registrador deverá passar finalmente pelo crivo da avaliação de conduta. Contribuirá para isso apresentando documentos que comprovem que ele tem condições físicas, psicológicas e morais para receber a delegação.

Posso abrir um cartório sem os requisitos acima?

É possível atuar no segmento por meio de franquias que são especializadas em intermediar os serviços realizados nos cartórios oficiais e também em outros órgãos públicos.

Para participar do segmento de franquias de cartórios é fundamental gostar de realizar e acompanhar tais serviços, além de ter facilidade para lidar tanto com clientes pessoas físicas como empresas.

As franquias de cartórios tendem a ser negócios rentáveis, sólidos e de baixo investimento, além de oferecerem vantagens como não precisar de estoque e não estarem sujeitas à inadimplência.

Quais são essas franquias?

Cartório Mais – é uma empresa privada, especializada em serviços de assistência cartorária, que trabalha em parceria com os cartórios públicos.

A rede conta com Central de Atendimento preparada e especializada, por meio da qual pode localizar e buscar certidões e registros em todo Brasil. O

s grandes diferenciais da Cartório Mais em relação aos cartórios públicos são seu alcance de atuação (em todo o território nacional) e a agilidade de seus serviços.

Para ser um franqueado, acesse:

http://www.cartoriomais.com.br/franqueado/cadastrese

Cartório Postal – é uma empresa de prestação de serviços de consultoria, assessoria, intermediação cartorária e regularizações, com um mix diversificado de serviços direcionados a pessoas físicas e jurídicas.

Entre os principais serviços oferecidos, estão: 2ª via de certidões (nascimento, casamento, óbito); pesquisa patrimonial (imóvel e veículo); encaminhamento de títulos para protesto (cheques, notas promissórias, duplicatas etc); reabilitação de crédito; regularização de imóveis; matrícula atualizada de imóveis; pasta pronta para processos de cidadania; pasta pronta para compra e venda de imóvel; ajuizamento digital (notificação, protesto e pesquisa de bens); RC Expressa – recuperação de crédito para bancos e empresas em geral, entre outros.

A Cartorio Postal também oferece os serviços de Certificação Digital, Crédito Imobiliário, GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos, e a grande novidade: Cartório Postal Eletrônico.

Para ser um franqueado, acesse:

http://www.cartoriopostal.com.br/certidoes/franquias

Cartório Fácil – é uma empresa sediada em São José do Rio Preto, especializada em atividades cartorárias, com o escopo de facilitar o acesso e entrega de documentos dos Cartórios de Registros Públicos e de outros Órgãos em todo o Brasil.

Para ser um franqueado, acesse:

http://franquia.redecartoriofacil.com.br/

 

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

0 thoughts to “Como abrir um cartório?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *