Skip to main content
Como a análise de crédito ajuda a evitar a inadimplência na empresa?

Como a análise de crédito ajuda a evitar a inadimplência na empresa?

Qualquer gestor de empresa sabe que um dos maiores desafios para manter a saúde financeira do negócio é ser capaz de lidar com a inadimplência. Uma forma de evitar os famosos e nada agradáveis calotes é garantindo que o cliente possua um bom histórico de pagamentos. Para esta finalidade a consulta de crédito é uma ferramenta indispensável. Venha, vamos conferir mais sobre esse assunto.

Evitar os maus pagadores pode ser a diferença entre uma empresa que consegue prosperar e outra que estará fadada à falência. Lidar com os recebimentos nem sempre é tarefa fácil, principalmente, quando se trata de firmas que se responsabilizam pelo financiamento ou parcelamento de produtos e serviços aos clientes.

Existem inúmeros meios para impedir a ação de clientes mal-intencionados e também para evitá-los, sem precisar espantar ou mesmo dificultar a vida daqueles que pagam suas contas em dia. Entre esses métodos estão as promoções para pagamento à vista, sistemas de cobrança em débito automático e também a análise de crédito e risco.

No presente artigo veremos como a análise de crédito pode diminuir e evitar a inadimplência em sua empresa. No entanto, para compreender melhor esta questão iremos antes entender o que é a inadimplência, os danos que ela pode causar a uma empresa. Depois iremos explicar o que é e como funciona a análise de crédito. Com isso, temos certeza de que você chegará as suas próprias conclusões sobre como contar com um serviço assim pode fazer a diferença para seu negócio.

Inadimplência, o que é?

Seja qual for seu negócio ele precisa receber pelos serviços prestados e produtos entregues ao cliente. Afinal, essa é a lógica de funcionamento de qualquer empresa.

No entanto, caso esses pagamentos não sejam efetuados dentro do prazo previsto ou nem mesmo cheguem a ser pagos, o fluxo financeiro pode se ver comprometido e a empresa pode vir a sofrer sérias consequências.

Justamente a esse atraso ou ausência de pagamento dos clientes se dá o nome de inadimplência.

Em maio deste ano, o número de inadimplentes no Brasil chegou à casa dos 62 milhões, segundo dados do portal de notícias
Agência Brasil.

Com tantas pessoas com dívidas na praça. O melhor que o empresário pode fazer é se cercar para não ser vítima dessa situação.

Danos da inadimplência aos negócios

Não é difícil imaginar o quanto que para a gestão de uma empresa deve ser difícil lidar com os pagamentos que não são efetuados em dia.

Um dos principais prejuízos que a inadimplência pode trazer a um negócio é que sem o recebimento em dia, a própria empresa pode ter dificuldade para pagar seus funcionários, seus fornecedores, aluguel e demais despesas.

Além disso, a inadimplência ainda pode afetar o relacionamento da empresa com os clientes. Isso acontece, pois é natural que uma firma com histórico de sofrer atrasos ou faltas de pagamentos de seus clientes tenda a dificultar as vendas a prazo ou mesmo o recebimento de cheques.

Essas situações acabam afastando os clientes, mesmo os bons, mas que precisam das facilidades de pagamento. Em consequência disso, as vendas ou contratos tendem a diminuir.

Por este motivo muitas empresas acabam perdendo vendas sem nem mesmo se darem conta do motivo. Ao evitarem certas formas de pagamento, por temerem a inadimplência acabam afastando bons pagadores.

Uma forma de evitar isso é justamente conseguindo identificar quais são aqueles clientes que arcam corretamente com suas contas e aqueles que eventualmente deixam de pagá-las.

Para isso vamos ver o que é e como funciona a análise de crédito.

Análise de crédito, o que é e como funciona?

Muitas empresas precisam realizar vendas a prazo ou mesmos abrir créditos e crediários para os seus clientes, facilitando a venda e o pagamento do produto ou serviço. No entanto, muitas vezes essas empresas contam apenas com a confiança depositada no cliente.

Quando os clientes já são conhecidos pela empresa e se sabe que se tratam de bons pagadores, isso não é um risco. Porém, existe a ocasião em que o cliente está fazendo sua primeira compra a prazo ou no crediário da empresa.

Então, essa situação pode se tornar muito arriscada para o negócio.

É neste momento que entra a análise de crédito que permite à firma conhecer o histórico de crédito do cliente antes mesmo de efetivar a venda ou autorizar o crediário.

Em resumo, a análise de crédito permite identificar o bom e o mau pagador, evitando assim os riscos.

Como funciona a análise de crédito

Ela funciona assim, com o CPF do cliente que pretende comprar a prazo, o funcionário do estabelecimento acessa o banco de dados do Brasil Consultas, verificando o passado financeiro do cliente. Assim, é possível identificar se aquele comprador específico possui pendências ou dívidas que não foram pagas.

Dessa maneira, a empresa pode fazer uma avaliação do perfil do cliente e considerar se é arriscado ou não conceder crédito a ele.

Caso o cliente tenha um histórico que apresente riscos para a saúde financeira do negócio, pode-se oferecer a ele outras formas de pagamento mais seguras como o cartão de crédito. Porém, caso o cliente tenha um bom percurso de pagamento das dívidas o crédito pode ser liberado, pois o risco de inadimplência desse cliente é muito reduzido.

Pare de sofrer com a inadimplência

Segundo pesquisa do Sebrae, Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas, em 2015 cerca de 6% das empresas que fecharam suas portas, foi devido a inadimplência.

Nenhum empresário quer ver seu negócio nesse tipo de estatística, não é mesmo? Por isso, a análise de crédito é uma ferramenta indispensável para aqueles que querem sobreviver e ver seu trabalho prosperar sem precisar afastar os bons pagadores.

Como você chegou até aqui, provavelmente já entendeu o quanto pode ser vantajoso para a sua empresa contar com um recurso como a análise de crédito.

Sendo assim, não perca mais tempo, entre no site da Brasil Consultas e adote a análise de crédito para se proteger da inadimplência. A saúde financeira de sua empresa vai agradecer.

Brasil Consultas

Sistema Online de consultas de dívidas e informações cadastrais de CPF, CNPJ e Veículos.

0 thoughts to “Como a análise de crédito ajuda a evitar a inadimplência na empresa?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *