Qualquer gestor de empresa sabe que um dos maiores desafios para manter a saúde financeira do negócio é ser capaz de lidar com a inadimplência. Uma forma de evitar os famosos e nada agradáveis calotes é garantindo que o cliente possua um bom histórico de pagamentos. Para esta finalidade a consulta de crédito é uma ferramenta indispensável. Venha, vamos conferir mais sobre esse assunto.
Evitar os maus pagadores pode ser a diferença entre uma empresa que consegue prosperar e outra que estará fadada à falência. Lidar com os recebimentos nem sempre é tarefa fácil, principalmente, quando se trata de firmas que se responsabilizam pelo financiamento ou parcelamento de produtos e serviços aos clientes.
Existem inúmeros meios para impedir a ação de clientes mal-intencionados e também para evitá-los, sem precisar espantar ou mesmo dificultar a vida daqueles que pagam suas contas em dia. Entre esses métodos estão as promoções para pagamento à vista, sistemas de cobrança em débito automático e também a análise de crédito e risco.
No presente artigo veremos como a análise de crédito pode diminuir e evitar a inadimplência em sua empresa. No entanto, para compreender melhor esta questão iremos antes entender o que é a inadimplência, os danos que ela pode causar a uma empresa. Depois iremos explicar o que é e como funciona a análise de crédito. Com isso, temos certeza de que você chegará as suas próprias conclusões sobre como contar com um serviço assim pode fazer a diferença para seu negócio.
Inadimplência, o que é?
Seja qual for seu negócio ele precisa receber pelos serviços prestados e produtos entregues ao cliente. Afinal, essa é a lógica de funcionamento de qualquer empresa.
No entanto, caso esses pagamentos não sejam efetuados dentro do prazo previsto ou nem mesmo cheguem a ser pagos, o fluxo financeiro pode se ver comprometido e a empresa pode vir a sofrer sérias consequências.
Justamente a esse atraso ou ausência de pagamento dos clientes se dá o nome de inadimplência.
Em maio deste ano, o número de inadimplentes no Brasil chegou à casa dos 62 milhões, segundo dados do portal de notícias
Agência Brasil.
Com tantas pessoas com dívidas na praça. O melhor que o empresário pode fazer é se cercar para não ser vítima dessa situação.
Danos da inadimplência aos negócios
Não é difícil imaginar o quanto que para a gestão de uma empresa deve ser difícil lidar com os pagamentos que não são efetuados em dia.
Um dos principais prejuízos que a inadimplência pode trazer a um negócio é que sem o recebimento em dia, a própria empresa pode ter dificuldade para pagar seus funcionários, seus fornecedores, aluguel e demais despesas.
Além disso, a inadimplência ainda pode afetar o relacionamento da empresa com os clientes. Isso acontece, pois é natural que uma firma com histórico de sofrer atrasos ou faltas de pagamentos de seus clientes tenda a dificultar as vendas a prazo ou mesmo o recebimento de cheques.
Essas situações acabam afastando os clientes, mesmo os bons, mas que precisam das facilidades de pagamento. Em consequência disso, as vendas ou contratos tendem a diminuir.
Por este motivo muitas empresas acabam perdendo vendas sem nem mesmo se darem conta do motivo. Ao evitarem certas formas de pagamento, por temerem a inadimplência acabam afastando bons pagadores.
Uma forma de evitar isso é justamente conseguindo identificar quais são aqueles clientes que arcam corretamente com suas contas e aqueles que eventualmente deixam de pagá-las.
Para isso vamos ver o que é e como funciona a análise de crédito.
Análise de crédito, o que é e como funciona?
Muitas empresas precisam realizar vendas a prazo ou mesmos abrir créditos e crediários para os seus clientes, facilitando a venda e o pagamento do produto ou serviço. No entanto, muitas vezes essas empresas contam apenas com a confiança depositada no cliente.
Quando os clientes já são conhecidos pela empresa e se sabe que se tratam de bons pagadores, isso não é um risco. Porém, existe a ocasião em que o cliente está fazendo sua primeira compra a prazo ou no crediário da empresa.
Então, essa situação pode se tornar muito arriscada para o negócio.
É neste momento que entra a análise de crédito que permite à firma conhecer o histórico de crédito do cliente antes mesmo de efetivar a venda ou autorizar o crediário.
Em resumo, a análise de crédito permite identificar o bom e o mau pagador, evitando assim os riscos.
Como funciona a análise de crédito
Ela funciona assim, com o CPF do cliente que pretende comprar a prazo, o funcionário do estabelecimento acessa o banco de dados do Brasil Consultas, verificando o passado financeiro do cliente. Assim, é possível identificar se aquele comprador específico possui pendências ou dívidas que não foram pagas.
Dessa maneira, a empresa pode fazer uma avaliação do perfil do cliente e considerar se é arriscado ou não conceder crédito a ele.
Caso o cliente tenha um histórico que apresente riscos para a saúde financeira do negócio, pode-se oferecer a ele outras formas de pagamento mais seguras como o cartão de crédito. Porém, caso o cliente tenha um bom percurso de pagamento das dívidas o crédito pode ser liberado, pois o risco de inadimplência desse cliente é muito reduzido.
Pare de sofrer com a inadimplência
Segundo pesquisa do Sebrae, Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas, em 2015 cerca de 6% das empresas que fecharam suas portas, foi devido a inadimplência.
Nenhum empresário quer ver seu negócio nesse tipo de estatística, não é mesmo? Por isso, a análise de crédito é uma ferramenta indispensável para aqueles que querem sobreviver e ver seu trabalho prosperar sem precisar afastar os bons pagadores.
Como você chegou até aqui, provavelmente já entendeu o quanto pode ser vantajoso para a sua empresa contar com um recurso como a análise de crédito.
Sendo assim, não perca mais tempo, entre no site da Brasil Consultas e adote a análise de crédito para se proteger da inadimplência. A saúde financeira de sua empresa vai agradecer.
Visitor Rating: 5 Stars